Sono interrompido: como fazer para voltar a dormir?


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A insônia é um problema de saúde capaz de reduzir consideravelmente a qualidade de vida. É um distúrbio que provoca uma grande dificuldade para dormir e manter o corpo em repouso ao longo de toda a noite. Ao despertar durante a madrugada, muitas pessoas se perguntam o que podem fazer para trazer o sono de volta. O neurologista Shigueo Yonekura aponta os caminhos.  

Fazer uma atividade relaxante ajuda a pegar no sono


Ao acordar à noite e não conseguir voltar a dormir depois de 20 minutos, o ideal é não ficar na cama olhando para o relógio esperando o sono aparecer. “Leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite
o brilho da tela da televisão ou do computador porque podem estimular o cérebro e mantê-lo acordado”, afirma o médico, que também é especialista em Medicina do Sono.

Aproveite para observar se existem alguns elementos, no quarto, que podem te fazer despertar no meio da noite. Qualquer tipo de ruído, claridade e até uma temperatura inadequada do cômodo podem influenciar. Caso seja possível, feche cortinas e portas, ajuste o ventilador ou o ar-condicionado ou pegue um cobertor.

Apneia do sono e fibromialgia podem interromper o descanso


O paciente somente deve voltar para a cama quando se sentir sonolento outra vez. No entanto, em alguns casos, será necessário ir ao consultório médico para verificar se existe alguma doença associada à insônia capaz de interromper o sono. “O tratamento adequado é extremamente importante para voltar a ter um sono reparador”, lembra o especialista. 

“A apneia do sono, a mioclonia noturna, contrações musculares involuntárias nas pernas, e doenças com dor crônica, como reumatismos, também podem fazer com que a pessoa acorde no meio da madrugada“, cita o profissional. Dr. Yonekura também destaca a fibromialgia, doença que fez a cantora Lady Gaga cancelar sua participação na edição de 2017 do Rock in Rio.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

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insonia
psicologico
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E BEM-ESTAR

7 comentários para "Sono interrompido: como fazer para voltar a dormir?"

Eu mim sinto bastante cansado,mais não consigo dormir de maneira nenhuma,fui ao médico ele mim passou um remédio que até durmo ao ingerir, pois fico com mal está no dia seguinte! Gosto muito de tomar café durante o dia! O que eu preciso fazer pra ter belas noite de sono..

Pelo amor de Deus mim ajude

Antônio Waldomiro

O que fazer para voltar dormir devido sono interrompido?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antônio, leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite o brilho da tela da televisão ou do computador porque podem estimular o cérebro e mantê-lo acordado. Aproveite para observar se existem alguns elementos, no quarto, que podem te fazer despertar no meio da noite. Qualquer tipo de ruído, claridade e até uma temperatura inadequada do cômodo podem influenciar. Caso seja possível, feche cortinas e portas, ajuste o ventilador ou o ar-condicionado ou pegue um cobertor. Abraços.

Eliane

Tenho muita insônia toda noite tomo remédio pra dormir mas mesmo assim não consigo dormir não sei mais o que fazer gostaria muito de saber qual é a causa de tanta insônia. Tem mais de 20 anos que tomo remédio pra dormir.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, é importante fazer um acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá reavaliar o tratamento e fazer as alterações necessárias. Melhoras.

Denise

Eu acordo várias vezes durante a noite e logo volto a dormir, porém me sinto cansada já ao acordar… como fazer para manter o sono contínuo por toda a noite?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Denise, para ter um sono de boa qualidade ao longo da noite e prevenir a insônia, é importante que o quarto seja confortável, o que inclui manter o cômodo em uma temperatura adequada. Ruídos, claridade e temperatura inadequada do quarto podem influenciar a qualidade do sono. Outra dica é somente se deitar quando for realmente dormir. O costume de ficar no celular até o sono chegar também pode prejudicar a qualidade do descanso, por isso tente evitar. Abraços.

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