Mito ou verdade: Cochilos à tarde prejudicam a chegada do sono à noite?


  • +A
  • -A

Logo depois do almoço, é difícil não sentir aquela vontade de se deitar e tirar um cochilo. Dormir durante a tarde é um privilégio que poucas pessoas têm, e pode ajudar a recuperar a energia e a atenção necessárias para os compromissos do resto do dia. No entanto, o cochilo não traz apenas benefícios: em alguns indivíduos, pode atrapalhar a chegada do sono à noite.

 

Tirar um cochilo de tarde pode atrapalhar a noite de quem tem insônia

 

“Cochilos à tarde podem ser amigos ou inimigos. Dormir por 15 minutos já apresenta efeitos no cérebro, podendo melhorar a performance nas horas seguintes, mas pode ser um inimigo daqueles que já sofrem de insônia, uma vez que um breve cochilo pode ‘roubar’ o sono da noite“, afirma o especialista em Medicina do Sono Franco Chies Martins.

Quem não tem nenhum distúrbio ligado ao sono pode aproveitar para dormir à tarde, se a rotina permitir. “Eu recomendo um cochilo de 20 a 30 minutos após o almoço, observando se existe um impacto positivo ou não. Não existe tempo mínimo para um cochilo. A duração máxima seria de até 90 minutos, mas a maioria das pessoas nem tem todo esse tempo disponível”, recomenda o médico.

 

Cochilar à tarde pode ajudar a melhorar a memória

 

De acordo com o profissional, os cochilos funcionam como um período de limpeza das substâncias que se acumularam no cérebro durante o dia. “Um estudo com universitários que cochilavam a tarde mostrou melhores resultados em testes de velocidade de pensamento, assertividade e performance cognitiva. Após um cochilo, eles tiveram melhor desempenho da memória, além de apresentarem bom humor” diz Martins.

Além disso, para aquelas pessoas que têm poucas horas de sono por noite, dormir por alguns minutos traz benefícios importantes, principalmente cardiovasculares, ajudando a reduzir a pressão arterial. No entanto, os efeitos do cochilo à tarde dependem de cada pessoa. Alguém que acorda cedo, por exemplo, aproveita mais a pausa do que quem tem o costume de levantar um pouco mais tarde.

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Franco Martins

Dr. Franco Martins

Medicina do Sono

CRM: 138476 / SP

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Mito ou verdade: Cochilos à tarde prejudicam a chegada do sono à noite?"

Maria do Carmo Labbate Grilo

Gostei da informação, porém no meu caso não é bom, pois já tomo medicação para dormir, e um breve cochilo atrapalha e muito.Para quem tem um sono legal , um cochilo à tarde é td de bom.No climatério já comecei sentir insônia, os hormônios fazem diferença. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.