Em quanto tempo o tratamento contra a infecção da H. pylori começa a fazer efeito?

  • +A
  • -A

O tratamento que visa combater a infecção da H. pylori é feito, principalmente, com o uso regrado de antibiótico específico. No geral, este tipo de remédio começa a fazer efeito em poucos dias, quando você respeita corretamente os horários estabelecidos pelo médico para tomar a medicação. Caso isso não aconteça, a melhora tende a vir com demora ou nem mesmo acontecer.

 

Fatores que contribuem para a duração da infecção da H. pylori

O tratamento para erradicação do H. pylori é feito com medicação específica e antibióticos. “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito. Mesmo assim, as alterações gástricas secundárias à bactéria tendem a melhorar após pelo menos uma semana do tratamento”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Além do uso do antibiótico, outras medidas também são importantes no tratamento contra a ação da bactéria H. pylori, principalmente em relação à higiene pessoal, já que a infecção se origina do contato com saliva, fezes ou alimentos contaminados. “Manuseio adequado dos alimentos, ingestão de água filtrada e sempre realizar lavagem das mãos antes das refeições são medidas importantíssimas”, afirma o especialista.

 

Dor intensa é um dos principais sintomas da bactéria 


A
H. pylori é uma bactéria que atua no estômago, trazendo bastante desconforto local, principalmente com dor. Um dos maiores riscos dessa infecção é a formação de úlceras, que são lesões que provocam essas dores intensas. Como o quadro tem algum grau de seriedade, o quanto antes você buscar o diagnóstico e iniciar o tratamento, maiores serão suas chances de recuperação rápida.

Já que a infecção gerada pelo H. pylori resulta em dor importante, é indicado também o uso de medicamentos específicos para amenizar esse desconforto. Pode ser recomendada ainda mudança na alimentação, visando irritar o mínimo possível o estômago já comprometido. Portanto, alimentos muito gordurosos, café, refrigerante, frutas ácidas, entre outros, podem ser cortados da dieta momentaneamente.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
gases
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

95 comentários para "Em quanto tempo o tratamento contra a infecção da H. pylori começa a fazer efeito?"

Gilda Pinheiro

Depois de fazer o tratamento completo, comecei a beber suco verde com couve, maçã e limão. Agora, depois de seis meses vou fazer endoscopia. Está correto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gilda. Cada paciente possui sua particularidade e para receber orientações completas para o seu caso é importante uma consulta presencial com o especialista para que ele possa indicar o tratamento mais eficaz para você. Continue por aqui para receber mais informações e dicas como essa. Até a próxima.

Andreza lima

Terminei meu tratamento na quarta-feira .dia 22/05 .mas eu contínuo sentindo desconforto ,isso é normal??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Andreza. No geral, este tipo de remédio começa a fazer efeito em poucos dias, quando você respeita corretamente os horários estabelecidos pelo médico para tomar a medicação. Caso isso não aconteça, a melhora tende a vir com demora ou nem mesmo acontecer. Abraços!

Wanderley

Olá, meu omepramix termina dia 01/07 já posso beber cerveja dia 02/07 se não quando posso?

Edilane

Olá, gostaria de saber se existe algum tipo de alimento que pode cortar o efeito dos remédios para matar a bactéria? O médico me passou uma dieta, e pediu para evitar comer algumas coisas, fui pra um casamento e acabei comendo frituras, isso pode cortar o efeito do remédio?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edilane. É importante que no tratamento contra a H. Pylori o paciente tome a medicação conforme os horários determinados pelo médico e também faça a dieta quando indicado. Comer um alimento fora da dieta determinada pelo médico, não corta o efeito do medicamento, porém pode causar mais desconforto ao estômago, que é justamente a região do corpo afetada pela bactéria. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Samuel

Essa bactéria causa diarreia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Samuel. A infecção pela bactéria H. Pylori pode provocar ou não sintomas. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar de forma variada, desde uma gastrite leve até dores intensas no estômago em função da formação de úlceras. Sendo assim, não é incomum que os pacientes confundam esta infecção com outros problemas estomacais/intestinais que apresentam sintomas semelhantes. Mas isso não dispensa a consulta com o médico, com uma consulta presencial ele será capaz de diagnosticar todos os sintomas. Abraços!

Samuel

Minha boca amarga muito já no primeiro dia que comecei a tomar o omepramix e normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Samuel. Enviamos um e-mail privado para termos mais informações sobre a situação. Até breve!

Jurandir theodosio de Farias

Estou fazendo tratamento com esse medicamento a minha doutora falou pra mim tomar durante3 meses e depois fazer outra endoscopia, esse diagnóstico está correto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jurandir. É fundamental que você siga as recomendações médicas para eficácia do tratamento. Caso não note melhorias, verifique junto ao médico outras ações contra o problema. Estimamos melhoras!

Romário Salustiano

Fiz o tratamento por 3’meses, retornei ao médico com nova endoscopia e graças à Deus matou a bactéria, porém,’preciso tomar um medicamento para eliminar a gastrite, segui as orientações a risca, cheguei a perder 6 quilos, mais valeu a pena.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Romário. Ficamos contentes com seu relato. Seu empenho e determinação foram fundamentais para esse resultado positivo. Lembrando que prosseguir com as recomendações médicas é fundamental para eficácia do tratamento. Um grande abraço!

Débora Barboza

Estou no primeiro dia do tratamento,a Dr disse q podia tomar Ensure e pra tomar de 12 em 12 mas não disse se seria em jejum.Esta correto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Débora. Recomendamos que retorne ao profissional que está realizando o acompanhamento, porque uma informação referente ao tratamento só pode ser confirmada ou não pelo médico que está fazendo o acompanhamento. Desejamos progresso no tratamento. Até breve.

Janice Monteiro de lima

Olá estou iniciando hoje meu tratamento é muito ansiosa com todo esses comprimidos e confiante na cura dessa bactéria.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Janice. É importante seguir o tratamento conforme a recomendação médica, para que dessa forma  a bactéria seja eliminada. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Juraci Chaves

Depois de quanto tempo devo fazer outra endoscopia, estou no terceiro dia de tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juraci. É importante que siga o tratamento conforme recomendação médica e após finalizar, orientamos que verifique com seu médico sobre há necessidade de uma nova endoscopia. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Luciano

Ola ,fiz o tratamento certinho com antibioticos para h pilory por 7 dias e depois mais 28 dias de omeprazol estava super bem sem desconforto nenhum mais depois de passa 28 dias de omeprazol umas duas semanas depois sem remedios dependendo do q alimento ou bebo sintos umas queimacoes com pouco de azias é normal ou tenho que voltar no medico para saber se eliminei a bacteria h pilory. E fui diagnosticado por endoscopia tem um intervalo para poder fazer novamente é necessario

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciano. É importante retornar ao médico e informar o desconforto sentido, para que após avaliação, tenha a orientação segura para amenizá-lo. Recomendamos a leitura desta matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/ulcera-estomago-causas-tratamento. Abraços.

claudinei nascimento de aguiar

ola! boa tarde estou fazendo o tratamento para matar a bacteria e estou indo para o terceiro dia mas estou com muita prisao de ventre sem conseguir fazer minhas necessidas sendo que antes de iniciar o tratamento ja estava com esse sintoma ; devo espera mais alguns dias ou devo retornar ao medico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Claudinei. Caso os incômodos persistam, mesmo após a estimativa de melhora com o tratamento prescrito pelo especialista, o ideal é retornar em consulta e relatar ao seu médico. Recomendamos esta leitura: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/tratamento-h-pylori-mudado-rotina Abraços!

Deusimar

Estou no 4 ° dia de tratamento, os desconfortos são normais, a dúvida é: após os 7 dias de tratamento posso me alimentar normalmente ou devo manter a dieta até quando?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Deusimar. Após o término do tratamento caso os desconfortos persistam, é importante retornar ao médico verificar se sua dieta permanecerá a mesma. Temos uma matéria que aborda este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/alimentos-piorar-ulceras-estomacais. Torcemos pelo sucesso em seu tratamento.

Jonas amaral

Bom diaFiz uma endoscopia e foi detectado esofagite, pangastrite e gastrite. Tambem foi detectado a presenca da bacteria h pillory. O meu medico receitou 7 dias de tratamento mais 28 dias de omeprazol. Estou no quinto dia com antibióticos e ainda sinto dores, estufamento. Quanto tempo demora para ter melhora ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jonas. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

José

Boa noite, estou finalizando meu tratamento com o omepramix, contra a bactéria h.pylori no dia 12, com quantos dias já posso ingerir bebida alcoólica ou não devo consumir até uma nova endoscopia para verificar se a bactéria foi morta….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. É importante que verifique junto ao médico que prescreveu seu tratamento. Para mais informações sobre o produto, você entra em contato com a nossa Central de Atendimento ao Consumidor Aché – CAC – telefone: 0800 701 6900 ou por e-mail: cac@ache.com.br. Até breve.

Isabel Cristina Assunção

Olá! Terei que tomar p medicamento por 14 dias. Levofloxacino, metronidazol e pantoprazol de 12 em 12 horas. Toma os três de vez ou em horarios alternados.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Isabel Cristina. O ideal é verificar se existe a necessidade de tomá-los em horários diferentes com o médico que receitou o tratamento. Abraços.

ELISABETE

o medico passou 14 dias de medicamentos, depois tomar mais 2 remédios ,,ja tem 5 dias e estou com a boca amarga, tonta, enjuada, não quero comer nada.Meu Deus o que faco.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elisabete. É indispensável que retorne ao médico e informe a ele sobre estes sintomas, para que ele possa reavaliar o tratamento e fazer alguma alteração, caso ache necessário. Estimamos melhoras!

Mário Dias

Em quase todas as respostas aos comentários publicados, vocês indicam para voltar ao médico que prescreveu o tratamento em busca de explicações.Assim sendo, qual a utilidade em questionar-vos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mário Dias. As matérias do site tem o objetivo de informar sobre doenças e tratamento e não o de substituir ou interferir no que foi prescrito e orientado pelo médico, assim sendo, é importante passar pela análise de um profissional e muitas vezes realizar exames para segurança do próprio paciente. Abraços.

rosemeire

estou encerrando hoje o tratamento de 14 dias minha boca amarga e ainda tenho sintomas de estufamento. e normal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosimeire. De acordo com o Dr. Alexandre de Sousa Carlos este tratamento tende a ter efeito nos primeiros dias, desde que sejam respeitados os horários e dosagens indicados. Na ausência de melhora é necessário que retorne ao médico e relate os sintomas para que ele possa traçar o melhor tratamento. Estimamos melhoras.

Marilza Santana ferreira de Oliveira

Terminei o tratamento e continuo sentindo dores no peito e muitos arrotos,sera que o tratamento de hpylori nao funcionou.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marilza. É importante que retorne ao médico para se certificar que obteve sucesso no tratamento e verifique a causa dos sintomas que têm apresentando. Estimamos melhoras.

José Francisco Santos Filho

Olá, estou no quinto dia de tratamento tomando amoxicilina e claritromicina lansoprazol, e continuo com estômago dolorido, isso é normal??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José Francisco. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Branco Melo

Olá, fui diagnosticado com H. Pylori, fiz o tratamento com OMEPRAMIX IBP, voltei ao medico e ainda havia positivo da bacteria, fiz a segunda parte com Pyloripac Retrat. Melhorei, teria que voltar ao medico 6 meses depois, em fevereiro, mas devido a pandemia o consultório esta fechado para atendimento. Mes passado voltei a sentir os mesmo sintomas que senti a primeira vez que contrai a bacteria. Tenho que retomar o tratamento do inicio? Ha possibilidade de uma reinfecção?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Branco. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu caso. Até logo.

Irmgard

Fui diagnosticada com H. Pylori. Estou tomando os antibióticos citados e lamzoprazol à 4 dias. Ainda sinto azia, dor intensa no estômago, boca amarga, dor de cabeca, dificuldade de adormecer (uma lucidez constante), sem apetite, comendo pouco, prisão de ventre. Quando vacuo as fezes são pastosas e amareladas. Emagreci 7 kg nos últimos 2 meses. Quanto tempo essas dores e desconfortos podem durar? Estou desanimando. Penso ter demorado a ser diagnosticada e as dores me cansam. Alguma sugestão para um alívio? Todos esses sintomas podem ser do H. Pylori?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Irmgard. Para confirmar se é o medicamento indicado para o tratamento da H. Pylori que está lhe dando esses desconfortos, orientamos que converse com o médico que receitou o medicamento ou verifique as informações descritas na bula, pois elas podem lhe ajudar. Desejamos sucesso em seu tratamento!

Ágata

Fiz o tratamento uma vez, foi inadequado devido ao cálculo da medicação. Voltei a fazer, pois provavelmente ela ainda está presente. Já no primeiro dia estou sentindo uma dor insuportável no estômago, acha que são os efeitos colaterais da medicação ou a reação das bactérias?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ágata. A dor no estômago é um sintoma de quando a bactéria da H. Pylori ainda está presente no organismo, mas dependendo da intensidade pode está relacionada a outros fatores. Para que você tenha certeza se é ou não um efeito colateral do medicamento, é importante ler a bula do medicamento prescrito e se ainda restarem dúvidas converse com seu médico. Estimamos melhoras!

Elizete souza Nunes

Meu irmão fez o tratamento h.pylori mas continua sentindo dores no esmago….E muita fraqueza já perdeu 10 kgs…. será q ainda tem a tal no estômago?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elizete. É importate verificar se seu irmão completou o tratamento e se tomou os remédios receitados nos horários corretos. Esta bactéria é bastante resistente, por isso é importante seguir à risca o tratamento indicado. Caso o tratamento já tenha sido finalizado e havendo a persistência da dor e perda de peso o mais indicado é retornar ao médico para uma avaliação. Então poderão saber se ainda há bactérias ou se a dor é causada por outro motivo e então seguirão com o tratamento adequado. Deixo aqui uma sugestão de leitura sobre a importância de seguir o tratamento até o fim https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/manter-tratamento-h-pylori-fim. Estimamos melhoras ao seu irmão. Abraços!

Ricardo

Boa tarde, Fiz a endoscopia e acusou a bendita da bactéria H-Pilory.Iniciei o tratamento com Claritromicina 2 comp de metronozadol pantoprazol 30mgTo me alimentando conforme me pediram sem fritura, sem gordura, sem minha cerveja kkkk, a risca!!!Terminei o ciclo dos 14 dias ontem e comecei a tomar o pantoprazol por 28 dias, mas meu estomago dói e pega fogo igual ou as vezes mais antes do tratamento.To afim de abortar esses 28 dias e já começar nos antibiôticos de novo porque incomoda demais essas dores. Na real to meio assustado de ser algo pior.Me deem uma luz .Obrigado.

Mary

Olá.fui diagnósticada com gastrite Enantematosa de leve intensidade de antro ,minha médica passou pyloriPac por 14 dias ,hoje tem seis dias tomando remédio, já não estou aguentando muita dor cabeça qdo tomo remédio ,meu rosto incha , não consigo comer ,já sou magra ,tô ficando mas ,😪

Marcy

Olá, fui diagnosticada com H-pilory, esofagite e gastrite leve, sentia muitas dores, passei um mês fazendo a dieta tudo certinho, tinha período que melhorava e piorava, passo mto mau de refluxo, comecei a fazer o tratamento com pyloripac, no início do tratamento parei de sentir dor, refluxo, foi um a alívio, depois que parei de tomar os oitos comprimidos por dia e passei a tomar somente o lansoprazol, comecei a sentir dores leves, tomei um pouquinho de vinho e desde daí piorei, to sentindo dores mais fortes das quais eu sentia antes do tratamento, atacou o refluxo e decidi tomar domperidona, e umas duas ou três vezes epocler, mas parei e continuo muito mal, Será que cortou o efeito do tratamento¿

Leticia

Eu fiz o tratamento para h piroly tomei antibiótico acabou e osmeprazol tinha melhorado mas agora voltou tudo porem estou com enjoos vomitando e prisao de ventre

Valdisa

Estou fazendo tratamento do H Pylori, quando iniciei o tratamento estava me sentindo muito bem, mais hoje no sexto dia senti dor na barriga com estufamento é normal sentir esse desconforto durante o tratamento?

Alex Junior

Fiz o tratamento com esogastro ibp, tomei 7 dias 04 comprimidos de manha e 04 de noite e mais 28 dias um comprimido em jejum. Mas passados alguns dias, sinto ainda alguns sintomas, não frequentes, mas sinto: arrotos, sensação de cheio mesmo comento pouco, queimação, alguns incomodos na barriga e dores de cabeça frequente com algumas dormencias no rosto. Isso pode ser sintomas de alguma gastrite residual? nesse processo todo, perdi muito peso. Tudo isso que não se resolve tem me deixado muito ancioso.

José Luis de Oliveira

Tô fazendo tratamento pra refluxo posso tomar antibiótico pra garganta por exemplo tomar amoxicilina posso usar?

Antonio jorge

Olá! Tô fazendo o tratamento gostaria de saber se pelo menos no fim de semana posso beber cerveja moderadamente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antônio Jorge. Conforme orienta a Dra. Amanda Medeiros: “É preciso se adequar a uma dieta específica, de forma regrada e consciente, para permitir que o tratamento transcorra da maneira menos incômoda possível. Outro item que influencia muito negativamente nas úlceras estomacais é o café e as demais bebidas que contém cafeína, como mate e chá preto, por exemplo. Sua acidez natural está associada às sensações de queimação e dor. Bebidas alcoólicas, assim como molhos e temperos fortes (curry, mostarda, pimenta, catchup) também são opções a serem evitadas.” Após o término do tratamento, deve verificar com o especialista qual a melhor conduta em seu caso. Recomendamos a leitura da matéria completa para mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/beber-refrigerante-pode-piorar-ulceras-estomacais-por-que . Torcemos pelo sucesso em seu tratamento, abraços.

Adriana

Comecei o tratamento contra a gastrite e presença da bactéria H. Pilory, sentir melhoras no terceiro dia só que a minha boca está resecada e inflamada é pelo uso do medicamento é um desconforto muito grande…

Tainá

Também estou fazendo o tratamento com o esogastro ibp e ele causa bastante reação! Boca amarga, dores, insônia, suor… enfim. Entendam que são muitos antibióticos. Querem sofrer menos? Sigam a dieta a risca e consumam Probioticos que ajuda demais!! NAO BEBAM ALCOOL sob qualquer hipótese!! Não só pelo estômago mas tbm pelo coitado do fígado que já está sofrendo com o tanto de remédio. Eu sei que o tratamento é difícil, estou sentindo na pele, mas precisamos aceitar o tratamento com calma, ansiedade piora tudo! Tenham um médico de confiança que tirem suas dúvidas!! Espero ter ajudado alguém. Abraços e força

Tatiane

Bom dia fiz o tratamento para h pylore durante 28 dias tomei pylotitrat hj tem 07 dias que terminou o uso da medicacao os queimores voltaram a dor com tudo que como ate com a agua que bebo encomoda a medica mandou voltar depois de 03 meses sera que tenho que fazer uma nova consulta

Adilio

Olá , Estou fazendo tratamento de 28 dias com esogastro IBP e o médico mim pediu para retornar em 3 meses para uma nova endoscopia. eu gostaria de saber se após o término dos remédios eu posso mim alimentar normal, ou devo continuar com a dieta até finalizar os 3 meses ?Agradeço desde já… certo de contar com a sua ajuda!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.