Quais são os riscos associados a úlceras estomacais?

  • +A
  • -A

As úlceras estomacais, também chamadas de úlceras gástricas, são definidas como feridas na mucosa do estômago causadas pela infecção da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), pelo uso de medicamentos e por situações que causam hiperacidez gástrica, como estresse e tabagismo. É importante entendê-las e tratá-las para evitar riscos maiores à saúde.

Bactéria que causa úlceras estomacais está ligada ao câncer de estômago


De acordo com o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, as úlceras estomacais provocam alguns sintomas. “
Dor abdominal e/ou queimação, principalmente na parte superior do abdômen, chamada de região epigástrica, náuseas, vômitos com presença ou não de sangue e fezes escurecidas em ‘borra de café'” são citados pelo médico.

Além do incômodo causado pelos sintomas, a H. pylori preocupa também pelo risco de levar ao câncer. Diversos estudos já demonstraram que a bactéria é um fator de risco associado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer de estômago, como linfoma e adenocarcinoma, em pacientes infectados cronicamente.

Úlceras podem causar sangramento e perfuração


Para se prevenir dos riscos associados às úlceras estomacais, é primordial procurar auxílio médico para iniciar o tratamento. Segundo o gastroenterologista, o tratamento deve ser feito com medicamentos antiácidos. Frequentemente, também são usados antibióticos, que
começam a fazer efeito em 48 horas de uso, pelo menos.

É importante que o paciente siga a prescrição feita pelo médico e não abandone o tratamento antes do fim, a fim de evitar complicações. “Caso o tratamento não seja feito adequadamente, a úlcera pode complicar com sangramento, perfuração e, a longo prazo obstrução, chamada de estenose”, alerta Doutor Alexandre.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os riscos associados a úlceras estomacais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.