H. pylori: como reduzir as chances de infecção por essa bactéria?

  • +A
  • -A

O H. pylori é uma bactéria com a capacidade de se fixar à parede do estômago e sobreviver nessa área tão ácida do corpo humano. Nos pacientes em que esse micro-organismo provoca uma infecção, surgem úlceras, vômitos e fezes com a presença de sangue. Há ainda o risco de câncer de estômago. Veja como é possível reduzir as chances de desenvolver uma infecção causada por essa bactéria. 

Saiba como ocorre a transmissão do H. pylori


“Mais de 50% da população mundial está infectada pelo
H. pylori. A maioria não apresenta sintomas ou complicações. Normalmente, a bactéria é contraída já nos primeiros anos de vida, persistindo indefinidamente, a menos que seja tratada”, afirma a gastroenterologista Amanda Medeiros. 

Segundo a especialista, a bactéria é transmitido pela saliva, pela água ou por alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. “A infecção é mais comum em pessoas com condições socioeconômicas desfavoráveis, já que a falta de saneamento básico e condições de higiene pessoal e de alimentos está ligada à sua transmissão”, completa a médica. 

Boa higiene é fundamental para evitar infecção 


Para prevenir a
infecção causada pelo H. pylori, é muito importante adotar alguns cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro e não compartilhar talheres e copos com outras pessoas. 

Outra medida importante para diminuir os riscos de ter a infecção do H. pylori é prestar atenção à higienização dos alimentos. É necessário lavar as mãos antes de preparar a comida, proteger os ingredientes do contato com insetos, além de lavar verduras, frutas e legumes que serão comidos crus com cloro.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "H. pylori: como reduzir as chances de infecção por essa bactéria?"

Maria José Maia

Excelente orientação sobre a bactéria h pylori.Estou passando por esse tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes em saber que gostou de nossa matéria. Torcemos pelo progresso em seu tratamento. Até breve.

Graciele

Higienizar lugares com álcool, principalmente onde houve resíduos de fezes, mata h.pylori?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.