H. pylori: problemas na imunidade podem ser um fator de risco para esta infecção?

  • +A
  • -A

O H. pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e, em alguns casos, provoca uma infecção que ataca a parede do órgão, produzindo úlceras e provocando sangramentos e vômitos com sangue. Alguns fatores de risco, de acordo com estudos sobre o tema, facilitam a infecção e seus sintomas. Será que a baixa imunidade é um deles? Confira!

Problemas na imunidade favorecem infecção do H. pylori?


De acordo com a gastroenterologista Amanda Medeiros, a imunidade não parece estar relacionada a um maior risco de infecções causadas pelo
H. pylori: “Mesmo com imunidade normal, apenas uma minoria das pessoas consegue eliminar essa bactéria espontaneamente. O sistema imunológico é incapaz de eliminar este micro-organismo”. 

Na maior parte dos casos, a bactéria permanece no estômago por toda a vida, mesmo depois de os sintomas da infecção aliviarem. Para eliminá-la, é preciso fazer tratamento com antibióticos. O paciente deve ser acompanhado durante todo o processo e, depois do tratamento, deve ser realizada a confirmação da erradicação do H. pylori.

Quais são os fatores de risco da infecção?


Segundo a médica, a
infecção do H. pylori é mais frequente entre pessoas negras. “Não se conhece a razão exata deste fenômeno. Acredita-se que seja determinado pela contribuição de fatores socioeconômicos, ambientais e práticas culturais, além de uma possível predisposição genética”, afirma a profissional.

Pertencer a uma família de baixa renda e ter baixo grau de escolaridade também são considerados fatores de risco, como informa Dra. Amanda: “Quanto maior o grau de escolaridade, menor é a taxa de infecção pela bactéria”. Vale destacar ainda que casos de infecções observados em famílias, causados por cepas geneticamente idênticas, confirmam o alto risco de infecção em pessoas que vivem em uma mesma residência. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "H. pylori: problemas na imunidade podem ser um fator de risco para esta infecção?"

Therezinha

Algum tratamento alternativo q elimine a H.pilory?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Therezinha. Segundo especialistas: “O tratamento contra a ação da H. Pylori é feito, principalmente, com o uso de antibióticos. Outros remédios também podem ser utilizados, mas de forma sintomática, ou seja, para amenizar os desconfortos causados pela bactéria no estômago. Quando você começa a tomar o antibiótico, deve seguir até o final para garantir que a bactéria seja eliminada“. Recomendamos que realize uma consulta médica e verifique junto ao profissional o tratamento indicado para seu caso. Segue matéria com mais informações sobre H. pylori: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/manter-tratamento-h-pylori-fim Abraços!

Priscila Oliveira

A médica me receitou um tratamento para H. Pylori, porém estou com medo de começar o tratamento devido os casos de Covid-19, medo de baixar muito a imunidade nessa época, o risco realmente ocorre nesse tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Priscila. Para confirmar se o medicamento indicado para o tratamento da H. Pylori deixa a imunidade comprometida, orientamos que converse com o médico que receitou o medicamento ou verifique as informações descritas na bula, pois elas podem lhe ajudar. Desejamos sucesso em seu tratamento!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.