H. pylori: problemas na imunidade podem ser um fator de risco para esta infecção?


  • +A
  • -A

O H. pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e, em alguns casos, provoca uma infecção que ataca a parede do órgão, produzindo úlceras e provocando sangramentos e vômitos com sangue. Alguns fatores de risco, de acordo com estudos sobre o tema, facilitam a infecção e seus sintomas. Será que a baixa imunidade é um deles? Confira!

Problemas na imunidade favorecem infecção do H. pylori?


De acordo com a gastroenterologista Amanda Medeiros, a imunidade não parece estar relacionada a um maior risco de infecções causadas pelo
H. pylori: “Mesmo com imunidade normal, apenas uma minoria das pessoas consegue eliminar essa bactéria espontaneamente. O sistema imunológico é incapaz de eliminar este micro-organismo”. 

Na maior parte dos casos, a bactéria permanece no estômago por toda a vida, mesmo depois de os sintomas da infecção aliviarem. Para eliminá-la, é preciso fazer tratamento com antibióticos. O paciente deve ser acompanhado durante todo o processo e, depois do tratamento, deve ser realizada a confirmação da erradicação do H. pylori.

Quais são os fatores de risco da infecção?


Segundo a médica, a
infecção do H. pylori é mais frequente entre pessoas negras. “Não se conhece a razão exata deste fenômeno. Acredita-se que seja determinado pela contribuição de fatores socioeconômicos, ambientais e práticas culturais, além de uma possível predisposição genética”, afirma a profissional.

Pertencer a uma família de baixa renda e ter baixo grau de escolaridade também são considerados fatores de risco, como informa Dra. Amanda: “Quanto maior o grau de escolaridade, menor é a taxa de infecção pela bactéria”. Vale destacar ainda que casos de infecções observados em famílias, causados por cepas geneticamente idênticas, confirmam o alto risco de infecção em pessoas que vivem em uma mesma residência. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "H. pylori: problemas na imunidade podem ser um fator de risco para esta infecção?"

Therezinha

Algum tratamento alternativo q elimine a H.pilory?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Therezinha. Segundo especialistas: “O tratamento contra a ação da H. Pylori é feito, principalmente, com o uso de antibióticos. Outros remédios também podem ser utilizados, mas de forma sintomática, ou seja, para amenizar os desconfortos causados pela bactéria no estômago. Quando você começa a tomar o antibiótico, deve seguir até o final para garantir que a bactéria seja eliminada“. Recomendamos que realize uma consulta médica e verifique junto ao profissional o tratamento indicado para seu caso. Segue matéria com mais informações sobre H. pylori: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/manter-tratamento-h-pylori-fim Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.