A ingestão de café pode piorar a dor causada pelas úlceras gástricas?

  • +A
  • -A

A dor estomacal/intestinal é o principal sintoma provocado pelas úlceras gástricas, que são feridas formadas na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. O problema pode ser provocado por causas diferentes, com destaque para a ação da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori).

Sendo assim, para controlar os sintomas e o quadro como um todo, é necessário investir em um tratamento voltado a combater essa bactéria. Este é a parte principal do tratamento, porém não é a única. Existem outras formas de amenizar a dor causada pela úlcera, como estabelecer uma dieta adequada. Isso porque algumas comidas e bebidas podem piorar o desconforto. 

Alimentos que pioram dor das úlceras gástricas


Os principais
itens alimentares que costumam piorar a dor causada pelas úlceras gástricas são: café (além de outras bebidas com cafeína, como mate e chá preto), refrigerantes em geral, bebidas alcoólicas e molhos/temperos fortes, como pimenta, vinagre, curry, catchup e mostarda.

“Não há comprovação científica de que a cafeína seja sempre vilã no contexto das úlceras gástricas. No entanto, algumas pessoas realmente se queixam de dor no estômago após tomarem café, o que se deve ao fato do café ser ácido por natureza. Isso pode aumentar a sensação de queimação e dor”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Tratamento medicamentoso contra o H. pylori


Deve-se destacar ainda o
tratamento medicamentoso, muito importante no combate aos microorganismos que afetam toda a parte gástrica, provocando úlceras e dor. O antibiótico adequado consegue inibir a ação do H. pylori e de outros agentes infecciosos e diminuir a acidez do estômago.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A ingestão de café pode piorar a dor causada pelas úlceras gástricas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.