Existem alimentos que podem piorar as úlceras estomacais?


  • +A
  • -A

Por mais que uma das causas principais das úlceras estomacais seja a infecção pela bactéria H. pylori e, portanto, o tratamento principal seja baseado em combater este agente, os cuidados com a alimentação também são importantes. Isso porque a ingestão de alguns alimentos pode piorar o quadro, atrapalhando um tratamento já iniciado.

Alimentos menos indicados para quem sofre com úlceras estomacais


“Os principais itens alimentares que podem
piorar as úlceras estomacais são os seguintes: bebidas alcoólicas, café e outras bebidas com cafeína (chá preto, chá mate), refrigerantes e molhos/temperos mais fortes (vinagre, massa de tomate, pimenta, catchup, páprica, curry, noz moscada, mostarda)”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

A especialista cita ainda outros alimentos, como doces concentrados, ácidos (limão, laranja, abacaxi, maracujá), frituras e alimentos gordurosos em geral, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, hambúrguer) e enlatados. “O hábito de ingerir líquidos nas principais refeições também deve ser desencorajado”, completa a médica.

Por mais que cada alimento tenha um mecanismo diferente para comprometer o estômago, os principais citados pela gastroenterologista são o aumento da produção de ácido gástrico, a diminuição da produção do muco – que ajuda a proteger a camada mais superficial do estômago – e a alteração no tempo de esvaziamento do estômago. Além de evitar esses alimentos, é essencial, naturalmente, o tratamento com medicamentos capazes de combater esse tipo de úlcera.

Alimentos mais indicados durante o tratamento contra as úlceras estomacais


Já em relação à alimentação aconselhável para uma dieta favorável ao
tratamento contra as úlceras intestinais, o segredo é ter uma dieta equilibrada. “As fibras – principalmente obtidas no consumo de maçã, mamão, melão, banana, folhas verdes escuras, semente de linhaça, cenoura, beterraba, feijão, rabanete, abobrinha, grão de bico e soja – são excelentes exemplos. O consumo de carnes magras, leite e iogurte, leites fermentados, queijos brancos, castanhas e nozes também é benéfico”, finaliza a médica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Oliverio

Dra. Fernanda Oliverio

Gastroenterologia

CRM: 17655 / SC

TAGS
dores-no-corpo
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Existem alimentos que podem piorar as úlceras estomacais?"

Irlene

Depois que soube que estou com essa bactéria fico lenso matérias sobre o assunto e nessa matéria falar qie pode romar leite, jaminha doutora me proibio de toma leite, e ja vi também que feijão não é bom comer por contar do fermento e aqui diz que pode🤔😐, sem entender.

Cristiane

Vou começar fazer o tratamento da bacteria e lie esse artico pois tem alimento fala que pode comer aqui, que minha médica mim proibiu, exemplo leite, feijão, banana, maçã, como assim? agora fiquei na dúvida.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cristiane. De acordo com Manual MSD, a bactéria H. Pylori pode dar origem a úlceras estomacais, gastrite ou gastrite erosiva, ou seja, o tratamento para a bactéria é de acordo com o diagnóstico, podendo ou não ter variações. Neste caso, é importante seguir as orientações da sua médica, porque ela realizou os exames e fez o diagnóstico. Antes de qualquer decisão, esclareça a suas dúvidas com ela. Desejamos sucesso no tratamento da Sra.. Até breve.

Elenildes dos Santos Souza

Fui diagnosticada com H pylori e o meu médico disse que eu poderia comer de tudo durante o tratamento, não passou nenhuma dieta para mim ,isso é possível?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elenildes. O tratamento para H. pylori pode ser medicamentoso e também com um dieta equilibrada. Aconselhamos que na sua próxima consulta, verifique com seu médico se no seu caso há necessidade de restrição de dieta. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços!

Luine Lane

Olá, gostaria de saber referente a água potável tirada diretamente da torneira e colocada no filtro de barro e saladas frias como alface e tomate. Eles também atrapalham o tratamento contra H. Pylori?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luine. Segundo alguns especialistas a recomendação para evitar a infecção pela bactéria H. Pylori é consumir água de uma fonte limpa e segura. O paciente que sofre com a infecção deve verificar as melhores recomendações do médico que acompanha o tratamento. Recomendamos esta matéria com mais informações sobre como lavar os alimentos de forma segura. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/como-lavar-os-alimentos-para-evitar-contaminacao-bacterias.

jocimeire Telis

vos de saber qual a dieta pra quem ests está fazendo o tratamento

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jocimeire. É importante evitar alimentos que são prejudiciais, como cita na matéria. Para mais informações específicas, referente a alimentação, recomendamos que você converse com seu médico de confiança, para que seja avaliado e indicado a dieta de acordo com seu organismo, o mesmo irá verificar a melhor conduta para seu caso. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.