Quais são os sintomas da insuficiência renal? Doença pode ser causada pela hipertensão!


  • +A
  • -A

A insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é um problema de saúde que atinge cerca de 10% da população mundial, segundo o nefrologista Daniel Borges Drumond. No Brasil, a doença tem a hipertensão arterial como sua principal causa. O descontrole da pressão, ao longo dos anos, resulta na perda lenta e progressiva do funcionamento dos rins.

Sintomas da insuficiência renal só costumam aparecer em casos mais graves


A
doença renal crônica é dividida em estágios, de acordo com a função dos rins, que pode ser medida por meio da coleta de sangue. No entanto, os sintomas e sinais somente aparecem nas fases mais avançadas, quando a capacidade de filtração dos rins cai acentuadamente, não conseguindo eliminar as chamadas escórias nitrogenadas, substâncias tóxicas normalmente filtradas pelos rins e eliminadas na urina.

“O acúmulo dessas substâncias pode resultar em um conjunto de sinais e sintomas que incluem náuseas, vômitos, diarreia, falta de ar, tosse seca, inchaço, tremores, sangramentos, sonolência, coma e crises convulsivas”, afirma o especialista. Além disso, o paciente pode sofrer com anemia, aumento da quantidade de potássio no sangue e redução do pH sanguíneo, com consequências graves e risco de morte.

Diabetes é um dos principais responsáveis pela insuficiência renal


Além da hipertensão arterial, a insuficiência renal tem ainda outras causas. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia,
o diabetes, glomerulopatias crônicas (doenças que acometem estruturas dos rins chamadas de glomérulos e que provocam inchaço e aumento da perda de proteína na urina) e a doença renal policística, que gera cistos nos rins, são as principais causas, em ordem de frequência.

O tratamento da insuficiência renal consiste no controle adequado da causa da doença, especialmente, a hipertensão e o diabetes, utilizando a medicação indicada pelo médico. “Recomenda-se modificação do estilo de vida, com realização de atividades físicas regulares, com caminhadas de 60 minutos, cinco vezes por semana, e dieta saudável, pobre em sódio, carboidratos e gorduras, mas rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais”, aconselha Drumond.

Dr. Daniel Borges Drumond é nefrologista da Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e membro titulado da Sociedade Brasileira de Nefrologia. CRM-SP: 166566 – Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Quais são os sintomas da insuficiência renal? Doença pode ser causada pela hipertensão!"

Geraldo Naegele

Muito didático!!! Fiquei ciente dos riscos se não cuidar… Tenho o diagnóstico ha mm 4 anos!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geraldo, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Gildete da silva

Já perdi um rim direito e o esquerdo está funcionando 82% estou muito preoculpada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gildete, existem alguns cuidados que precisam ser tomados em relação ao rins, como beber bastante água, exercícios físicos, evitar a automedicação, controle do diabetes e da pressão arterial. Uma alimentação saudável juntamente com diminuição de fumo e álcool colaboram para evitar a sobrecarga renal.
Consulte o nefrologista para mais informações, ele é o medico especialista no tratamento de rins. Um abraço.

Wilton Ricciardi

Gosto muito desse tipo de informações.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wilton, você pode ainda procurar diversos assuntos de seu interesse no campo “Buscar”. Fique ligado para receber mais informações como essa! Até logo.

A>Elias

Gostaria de saber mais a respeito de doenças da próstata. Quais as causas mais comuns que afetam a próstata , quais os cuidados etc para prevenção ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elias, existem algumas doenças comuns, a mais conhecida é o câncer de próstata. Veja mais matérias sobre esse assunto em mahttps://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/saude-masculina-check-ups e https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/principais-doencas-saude-masculina. Um grande abraço.

Conceição

É essencial saber quais são os cuidados com a alimentação, gostei da matéria. E o que fazer quando o hipertenso tem Síndrome do intestino irritável? Quais os cuidados e que tipo de exercício físico pode ser realizado?

antônio Kleber de moura

tenho diabetes tomo o remédio metformina 500 sinto muita dor nas costa sera que eu possa esta com problema nos rim

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antônio, conforme informado na matéria de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o diabetes provoca inchaço e aumento da perda de proteína na urina que gera cistos nos rins. É imprescindível que você procure ajuda do nefrologista. Até mais.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.