Remédios para hipertensão podem causar danos ao fígado?


  • +A
  • -A

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é um dos males que mais afetam adultos no mundo. Democrática, não importa se é homem ou mulher, gordo ou magro, uma em cada 4 pessoas é acometida pela doença. O tratamento para pressão alta é baseado em duas estratégias: farmacológica e não-farmacológica. “O tratamento correto da hipertensão arterial leva em conta não só os níveis de pressão arterial, mas também o risco cardiovascular global de um determinado paciente, considerando a presença de fatores de risco, lesão em órgãos-alvo e/ou doença cardiovascular estabelecida”, explica o cardiologista Abel Magalhães.

Como funcionam os medicamentos para hipertensão?

O tratamento farmacológico é aquele que são utilizados remédios para controlar a pressão. Os medicamentos anti-hipertensivos disponíveis para o uso clínico estão divididos em sete categorias principais: diuréticos, bloqueadores adrenérgicos, vasodilatadores diretos, bloqueadores dos canais de cálcio, inibidores da enzima conversora de angiotensina, bloqueadores do receptor AT1 da angiotensina II e inibidores diretos da renina. “Os efeitos de cada um desses tipos no nosso corpo vai variar. No caso dos diuréticos, há uma redução do volume total de líquidos no corpo. Já nos bloqueadores adrenérgicos, existe uma redução do efeito da adrenalina produzida pelo próprio organismo”, acrescenta Abel.

O fígado pode ser afetado durante o período de uso

Como o nosso fígado é uma “usina de processamento”, esses remédios podem afetar o órgão em algum momento. Entretanto, esse tipo de efeito colateral é incomum e varia de paciente para paciente. “Um dos grupos mais associados a esse efeito é o dos bloqueadores adrenérgicos, principalmente o subtipo de ação central. Um dos exemplos é o medicamento alfa-metildopa. A lesão acontece por necrose das células hepáticas”, completa Dr. Abel. Outros órgãos do corpo também pode ser afetados por esses remédios, mas os danos de todos eles podem ser revertidos com a suspensão do uso.

Dr. Abel Magalhães é cardiologista formado pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5258558-8 – http://www.abelmagalhaes.com.br/

TAGS
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

46 comentários para "Remédios para hipertensão podem causar danos ao fígado?"

WILMA

O nefrologista receitou valsartana 80 mg, hidroclorotiazida, atenolol 25 mg e metildopa 250 mg, alegando que minha ´pressão estava 20. Pediu para tomar durante 1 mês e fazer o retorno. Peço informações sobre os benefícios e malefícios que esses medicamentos podem fornecer ao meu organismo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wilma, entendemos sua preocupação, entretanto qualquer informação referente a bula de medicamentos (benefícios e malefícios) devem ser esclarecidas pelo profissional médico. Dessa forma a aconselhamos a verificar com o nefrologista, pois ele poderá orientar correta e adequadamente. Desejamos sucesso em sua recuperação. Abraços

celerino leite junior

Estou tomando Lozartana Potásica há mais de 10 anos. Descobri agora que estou com TGO/TGP alterados. Qual o remédio devo substituir esse medicamento ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celerino, não é adequado substituir o medicamento por conta própria. O ideal é você procurar o seu médico para orientação. Abraços

Neia

Olá gostaria de saber de saber se o medicamento indicado p hipertensão (atenolol) causa algum dano ao fígado e se ele tbm pode aumentar o GGT da pessoa

Antonio alves de carvalho

eu tomo losartana potasca 50 m.g. medico acrecentou hidro, e atenolol surgiu outro probrema a hora vem vontde faze xixi não da tempo de ir ao banheiro eu que ia banheiro todas manhã tenho ir quatro veses ao dia, reclamei para enfermeira atendente ela disse que probrema é do intestino, precisava procura clinico opostinho disse medico que passou receita ;e que tem ser conlsultado eu não sei que faze abraços

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio. O ideal é que você volte ao médico que lhe receitou esses medicamentos e relate tudo. Assim, o médico pode avaliar o seu caso e, quem sabe, modificar o seu tratamento. Abraços.

Vanessa

Tenho hepatite medicamentosa e preciso tomar diurético .sera q vai afetar meu fígado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vanessa. Aconselho que você informe seu médico sobre a sua hepatite antes que ele indique o tratamento. Abraços

Dirce vecchi

Olá como podemos fazer se faz mal mas se ficarmos sem eles estamos propicios a emfartes tomo losartana 50mg e mitiformina qual e melhor mitiformina ou insulina qual faz menos mal?? OBRIGADO

Jéssica

Olá meu médico me receitou o brasart HTC de 160mg 12,5 futuramente esse medicamento pode me causar algum dano pois tenho 21 anos e tomo ele á 4 anos!?obg

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jéssica, esse medicamento não é fabricado pelo Aché Laboratórios, sendo assim, não conseguimos lhe responder. Abraço

Arnaldo Raimundo Simões

tenho as plaquetas baixas, sou hipertenso.Pergunta: todos os remédios para hipertensão faz diminuir as PLAQUETAS DO SANGUE?

Lisa mutisse

Olá, sou hipertensa a 2 anos, faço amilorudo composto 5mg e amilodipiba 10mg. Quero saber se a medicação traz na pele? sinto difefenca na minha pele.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lisa, relate ao médico que prescreveu o produto sobre as reações que vêm sentindo, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção. Abraços.

nelson

remedio para hipertensão pode diminuir as plaquetas?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nelson, os anti-hipertensivo da classe diuréticos tiazídicos e alfa-metildopa têm como reação adversa a diminuição das plaquetas.

Solange da sílaba

Olá gostaria de saber o seguinte fazia vinte anos que tomava o metildopa ai o médico trocou por losartana estou um pouco nervosa que estou até sentido palpitação Ser a q é do remédio

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Solange, é importante entender a razão pela qual esse efeito colateral está ocorrendo, e de que maneira ele pode ser evitado ou reduzido; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Melhoras.

Elisangela

Sou hipertensa à 4 anos e estou pensando em engravidar…médico me receitou endomet 250mg 12/12 Mais hidroclorotiazida 25mg12/2 Mais alodipina 5mg 1vez ao dia…estou assustada será tudo isso? Posso engravidar tomando tudo isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisangela, o tratamento da hipertensão durante a gravidez costuma envolver o uso de medicamentos. No caso das mulheres que já tinham o problema anteriormente, os remédios podem ser substituídos. Mais do que nunca, o acompanhamento médico é fundamental para controlar o nível de pressão e manter a gestante e o bebê seguros. Abraços.

Marinalva

Olá…tomo cloridrato de propanolol 40mg a 6 anos…gostaria de saber quais os efeitos colaterais desse medicamento….abraços.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marinalva, infelizmente não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento cloridrato de propranolol não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética.

Adilson

Boa tarde! Sou Hipertenso e estou tomando o Enalapril 10mg Passado pela Cardiologista, mas durante tomar o mesmo a 3 meses estou sentindo fortes dores na região do Fígado, Abdomen, articulações, musculos, parei por uma semana e me senti muito mau lado esquerdo formigando muito e dormente até a face. Poderia me indicar um medicamento melhor e que não cause tantos efeitos colaterais?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adilson, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O ideal é você retornar em consulta com ele para uma orientação. Abraços.

Thiago Mendes

Ola. Queria saber se uma pessoa de 20 anos de idade que toma remédio pra hipertensão tem mais chances de ter algum problema mais cedo por conta dos remédios, pelo fato de tomar esses medicamentos pelo resto da vida. E se é posisvel substituir os medicamentos apenas controlando a alimentação e fazendo exercícios físicos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Thiago, não há como determinar se você será mais propenso ou não a desenvolver problemas no fígado. Esse tipo de efeito colateral é incomum e varia de paciente para paciente. Verifique com o seu médico se você pode optar por um tratamento não-farmacológico. Abraços.

Edson Abreu

Tive hepatite a com 15 anos, aos 23 anos fui diagnosticado como hipertenso, o medico recomendou o uso da lousartana, todo ano até os 35 fazia checape anual e na última vez o medico detectou uma pequena aritmia e disse que teria que tomar para sempre atenolol de 50mg, agora aos 43 anos, comecei a sentir mais sono e sinto dores na area dos rins, pode ser causado algum problema pelo uso do medicamento por anos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edson, esse tipo de efeito colateral é incomum e varia de paciente para paciente. Retorne com o médico e relate os novos sintomas que você está sentindo, assim ele poderá te orientar adequadamente. Abraços.

Angelina

inha Cardiologista me receitou Losartana Estou tomando a 6 dias Mas reação para mim está sendo horrível Pois sinto uma fraqueza no organismo é horrivelDói meus ossos tomara que meu organismo se adapte ou seja aceitePorque não sei o que farei

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Angelina, o ideal é que você volte ao médico que lhe receitou esses medicamentos e relate tudo. Assim, o médico pode avaliar o seu caso e, quem sabe, modificar o seu tratamento. Abraços.

Robson Olímpio

Tomo lozartana 50 e atenolol 50 duas vezes por dia e minha pressão fica o dia todo 9×5 e a noite fica 12×8 fica ocilando

Ana Paula

Eu tomo metildopa de 250mg , atenolol de 25mg e captopril de 25 mg. Enfim minha dúvida é o metildopa realmente pode ser associado aos outros medicamentos? Ou necessariamente tem que se estar grávida. Pois tomo desde a gravidez de minha filha o metildopa após seu nascimento o médico associou ele aos outros. Agora fui na consulta ele quer tirar o metildopa e substituiu o captopril pelo enalapril de 10mg , para tomar 2 de 12/12 HS com o atenolol . Gostaria de saber se posso continuar com o metildopa ou realmente está na hora de para. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Paula, siga as recomendações e prescrição que o seu médico te passou na última consulta. Abraços.

paloma

Meu pai estava tomando o enalapri de 5mg 2x ao dia porém está com tosse seca. Gostaria de saber se ele pode trocar por losartana de quanto mg?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paloma, não é indicado que ele interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que ele continue seguindo as recomendações, e marque novamente uma consulta para que o médico possa avaliá-lo. Abraços.

Sara Ribeiro

Sou hipertensa Faço uso de Pela manhã as 7 da manhã Enalapril de 10mgAtenalol 25mgAs 10 da manhã tomoVarsatana de 80mgA noite de 7 da noite tomoEnalapril de 10mgAtenalol de 25mg Gostaria de saber se essa mistura de remédios pode me prejudicar ?Muito obrigado pela atenção

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sara, não há como determinar se você terá algum problema ao usar esses medicamentos. Siga as recomendações e prescrição do médico e na próxima consulta esclareça com ele suas dúvidas a respeito do tratamento. Abraços.

SOU NARA RGS. TENHO 67 ANOS TOMO LOSARTANA 50ML DA 3 MESES MAS APARECEU CROSTAS EM MEU CORPO. AS QUAIS COR DO E FORMAM FERIDAS ROSTO BRAÇOS VISTAS. SERÁ DO REMÉDIO OU NERVOS POIS SOU DEPRESSIVA. MAS QUERO SEU PARECER. . E NÃO Q ME MANDE VOLTAR AO MEDICO. SE VCS ESTÁ NESTE RAMO DEVE TER UM POUCO DE CONHECIMENTO. OBRIGADA

Como falei acima. não me mande pro médico. se vcs trabalha neste SAIT P vida humana deve ter algum conhecimento. tomo losartana a 3 meses e de dois meses pra CÁ apareceram saliências duras em meu corpo. as quais tiro c as unhas e as mesmas DE tornam feridas e o rosto sombrancelhas braços costas. Pode ser do remédio? a tomo cifrol a 4 ANOS síndrome das pernas inquietas. mas nunca tinha tido isto.se poder pesquisar e n responder agradeço. Sou depressiva a 20 anos e nunca tive isso também?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nara, somente o médico em uma consulta presencial é habilitado para a realização de diagnóstico e prescrição de tratamentos. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Elisi

Sou Elisi tenho 43 anos e a 8 meses tomo remédio e desde então não tenho mais saúde, vivo de médico médico e todos dizem que remédio de pressão não faz mal ,mas meu intestino já não funciona normalmente é tenho muitos gases a ponto de ir para o pronto Socorro

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisi, neste caso o ideal é que você faça uma avaliação com o gastroenterologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Junior

Ķkkkkkkkk o que adianta fazer perguntas se esse site manda vc procurar o medico…se estamos com duvidas queremos que vcs respondam vcs nao tem conhecimentos do assunto?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Junior, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe que sejam feitas consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. No entanto, somente o médico em uma consulta presencial é habilitado para a realização de diagnóstico e prescrição de tratamentos. Abraços.

Elza

Qual medicamento posso tomar junto com o da preção,pra não atacar o estomago

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elza, entre em contato com o médico para que ele prescreva o medicamento adequado para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.