Qual é a relação da hipertensão com a demência na terceira idade?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a relação da hipertensão com a demência na terceira idade?

A demência é uma doença mental caracterizada pelo prejuízo cognitivo, o que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, perda da capacidade de julgamento e da linguagem, além de dificuldade para raciocinar, aprender, se concentrar e realizar tarefas complexas.

Complicações da hipertensão podem provocar demência

 

De acordo com a cardiologista Bruna Baptistini, existe uma relação entre as complicações da hipertensão e o surgimento da demência na terceira idade. “A hipertensão arterial aumenta o risco de de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), promove o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos e aumenta sua rigidez”, explica a médica.

Todas essas alterações atrapalham a capacidade do cérebro de autorregular seu fluxo sanguíneo, podendo levar ao desenvolvimento da demência. “Um estudo recentemente publicado evidenciou que tanto a hipertensão na meia-idade quanto um rápido declínio na pressão arterial na terceira idade estão fortemente associados ao risco de demência”, conta a especialista.  

Manter a hipertensão controlada ajuda a evitar a demência

 

Para impedir que a demência se torne uma realidade na vida de um idoso, é importante procurar um médico e iniciar rapidamente o controle da pressão arterial. Segundo Bruna, a hipertensão é o principal fator de risco modificável para a ocorrência de AVCs e seu tratamento reduz a incidência de eventos cerebrais capazes de provocar a demência.

Mas, a demência não é o único problema que a hipertensão pode provocar em um idoso. A doença agride e deteriora silenciosamente os vasos sanguíneos, até que eles se fechem ou se rompem. “A hipertensão arterial, quando não tratada adequadamente pode causar danos em órgãos-alvos, como coração, cérebro e rins, levando a insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca, por exemplo”, complementa a profissional.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

(Foto: Shutterstock)

TAGS
cardiovascular
pressao-alta
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a relação da hipertensão com a demência na terceira idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.