Quais são os benefícios do sal marinho para a saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os benefícios do sal marinho para a saúde?

Dizem que o sal é um dos ingredientes que mais prejudicam a saúde, mas na verdade, o produto é fundamental para o funcionamento do organismo. O problema está no consumo excessivo dessa substância. “O sódio é um mineral importante para a saúde, mas há um limite de consumo. Ele está presente no sal comum e também no sal marinho”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

O sal marinho não tem aditivos químicos

 

Os diferentes tipos de sais são classificados de acordo com a composição, o processamento e as características dos grãos. O sal de cozinha é o mais utilizado na culinária e é processado para remover impurezas. Já o sal marinho é raspado da superfície de lagos de evaporação e não é tão processado nem tem aditivos químicos, reservando boa parte de seus nutrientes e microminerais.  

O consumo do sal marinho pode substituir o sal grosso em churrascos e no tempero das carnes e o sal de cozinha no preparo dos alimentos do dia a dia, devido às menores quantidades de sódio. Essa troca ajuda a reduzir o risco de desenvolver insuficiência renal, complicações cardiovasculares e outros problemas.

Sal marinho em excesso pode fazer mal

 

O sal marinho auxilia o organismo a manter o equilíbrio da quantidade de nutrientes e de água necessários para o metabolismo. Quem pratica exercícios físicos ou se expõe bastante ao sol não deve deixá-lo fora da dieta, já que ele ajuda a repor o sódio eliminado por meio do suor.

Mas, até mesmo o excesso de sal marinho pode fazer mal à saúde. Segundo Carla, o brasileiro consome cerca de 14 gramas diariamente, quando o ideal são, aproximadamente, seis gramas. “O exagero aumenta as chances de desenvolver hipertensão arterial. Esse quadro atrapalha o pleno funcionamento do organismo e pode causar sobrecarga cardíaca”, alerta a profissional.

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/

TAGS
alimentacao
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os benefícios do sal marinho para a saúde?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.