Prevenção dos homens: quais são as principais doenças que afetam a saúde masculina?


  • +A
  • -A
Imagem do post Prevenção dos homens: quais são as principais doenças que afetam a saúde masculina?

As doenças que mais afetam a saúde masculina aparecem em idades mais avançadas, podendo ser acúmulo de hábitos ruins ao longo da vida. “Os homens maduros, ou seja, aqueles com mais de 50 anos possuem maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e problemas benignos e malignos da próstata”, afirma o urologista Bruno Cezarino.

 

Como prevenir e tratar doenças que afetam a saúde masculina?

 


Segundo o médico, dentre esses quadros, apenas as doenças cardiovasculares contam com prevenção.
O câncer de próstata pode ser tratado e até mesmo curado, especialmente se for diagnosticado precocemente. Contudo, não há como se prevenir dele. Para obter o diagnóstico precoce, é importante estar fazendo exames de rotina com a frequência exigida pelo médico, pois não dá para depender da manifestação dos sintomas, visto que esses só aparecem nos estágios avançados da doença.

O principal objetivo dos exames preventivos é detectar doenças em seu estágio inicial, quando ainda são tratáveis ou curáveis. Tratar as doenças devidamente pode fazer com que o risco de problemas mais sérios diminua consideravelmente. Por isso, vale muito procurar regularmente o médico para exames preventivos, especialmente após os 50 anos”, recomenda Cezarino.

 

Estilo de vida mais saudável ajuda a prevenir e tratar doenças comuns em homens

 


Com relação às doenças cardiovasculares, o médico ressalta a importância de manter-se em movimento, com prática de exercícios regularmente; buscar uma alimentação balanceada e sem excessos; reduzir ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar. Essas medidas são válidas tanto para a prevenção dessas doenças, quanto para o tratamento. Essas medidas também
são recomendadas para quem tem diabetes e obesidade, igualmente como forma de prevenção e tratamento.

Dr. Bruno Cezarino é urologista, colaborador do Setor de Uropediatria da Faculdade de Medicina da USP, além de médico do Corpo Clínico e membro do comitê de Vanguarda do Hospital Sírio Libanês. CRM-SP: 139512 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
paciente
pressao-alta
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Prevenção dos homens: quais são as principais doenças que afetam a saúde masculina?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.