A partir de que idade começam a surgir os primeiros sinais da hipertensão descontrolada?


  • +A
  • -A
Imagem do post A partir de que idade começam a surgir os primeiros sinais da hipertensão descontrolada?

A hipertensão descontrolada (conhecida também como resistente) ocorre quando os riscos da doença não conseguem ser reduzidos com um número normal de medicamentos anti-hipertensivos. É preciso de cerca de quatro remédios diferentes ou mais para garantir o controle do quadro. Os sinais desse tipo de pressão alta podem surgir já nas fases iniciais da vida.

Hipertensão descontrolada pode ser provocada por outras doenças

 

“Como a hipertensão arterial pode estar presente desde a juventude, os primeiros sinais de descontrole pressórico podem ocorrer desde a adolescência”, afirma a cardiologista Bruna Baptistini. É importante ressaltar que a hipertensão descontrolada muitas vezes ocorre em função de um tratamento inadequado, então é importante ter atenção a isso, independente da idade do paciente.

A médica explica que a hipertensão descontrolada pode ser primária, ou seja, sem causa estabelecida, ou secundária, quando se manifesta por conta de outra doença. Por isso é importante levar em consideração algumas doenças (endócrinas ou renais, por exemplo) que poderiam estar causando a pressão alta, especialmente quando o paciente é jovem e não tem antecedentes familiares de hipertensão arterial.

Tratamento da hipertensão descontrolada depende de bons hábitos de saúde

 

Porém, ainda segundo a cardiologista, o fator causador mais comum da hipertensão sem controle é não adequar o estilo de vida para padrões mais saudáveis. Muitos pacientes tomam apenas as medicações prescritas (e não raramente de forma irregular) e mantém hábitos ruins, como tabagismo, ingestão aumentada de sal e gorduras e ganho de peso. Dessa forma, apenas o uso do remédio não é suficiente.

Se a orientação médica inicial for seguida adequadamente, os níveis da pressão arterial tendem a se normalizar. Em alguns casos há a necessidade de se associar várias classes de medicação anti-hipertensiva para controle adequado da pressão arterial. “Em situações mais graves pode haver necessidade de internação hospitalar para administração de medicações endovenosas e controle rigoroso da pressão arterial e suas possíveis complicações associadas naquele momento”, completa Bruna.

 

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A partir de que idade começam a surgir os primeiros sinais da hipertensão descontrolada?"

Josias

Minha mãe tem precao alta e diabetes fora outros sintomas e doenças eu estou ipertenco aos 47 anos isso é ereditario? Porque vários membros da minha família também tem.

Cuidados Pela Vida

Oi Josias, sedentarismo e a falta de uma alimentação balanceada no dia a dia são dois elementos importantes para o surgimento da pressão alta, mas a genética familiar também é um fator de risco. “Os fatores genéticos são, isoladamente, um risco alto de incidência. Aqueles que têm uma genética desfavorável devem se cuidar desde cedo”, alerta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal. Seguir o tratamento prescrito pelo médico é essencial para que você possa ter uma boa qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.