Existe algum sintoma de pressão baixa que pode ser confundido com hipertensão?


  • +A
  • -A

Em pessoas saudáveis, a pressão arterial deve ficar abaixo de 120x80mmHg. Com este valor, o sangue circula por todo o corpo cumprindo sua função e sem provocar qualquer dano nas veias e nas artérias. No entanto, existem algumas situações que podem provocar um pico de pressão baixa e que, consequentemente, produzem alguns sintomas. Eles podem ser confundidos com a pressão alta?

 

Pressão baixa e pressão alta podem causar tonturas

 

“Os sintomas mais comuns são sensação de fraqueza generalizada, tontura, turvação ou escurecimento visual e, em casos mais graves, perda da consciência. Em idosos, muitas vezes, os sintomas podem ser mais discretos, podendo ocorrer fadiga, pensamento lentificado e fraqueza nas pernas”, afirma o cardiologista Cassian Rodrigues Belettini.

Alguns desses sintomas, apesar de surgirem em casos de pressão baixa, podem ser confundidos com a hipertensão. “Tontura e alterações visuais podem ser sintomas também de pressão alta. A única maneira de diferenciar pressão baixa de pressão alta é medir a pressão. Em ambas as situações, você deve procurar um médico para fazer o correto diagnóstico”, recomenda o especialista.

 

Desidratação pode provocar queda da pressão arterial

 

Levantar rapidamente da cama, ficar de pé durante períodos prolongados em ambientes quentes, estar desidratado e usar remédios para tratar pressão alta, ansiedade, depressão e insônia são situações que podem abaixar a pressão arterial. Ficar alguns segundos sentado antes de levantar e beber muito líquido são atitudes que ajudam a evitar os sintomas. No caso dos medicamentos, é importante conversar com o médico sobre uma possível substituição ou ajuste da dose.

Por outro lado, caso a pressão esteja alta depois da aferição, é preciso tomar cuidado, já que a hipertensão só costuma causar sintomas nos casos graves e descontrolados. “Quando a pressão ultrapassa 180x120mmHg e o paciente apresenta dor no peito, falta de ar, forte dor de cabeça, tonturas, alterações visuais, sonolência excessiva ou vômitos, o paciente deve procurar imediatamente atendimento médico”, alerta Belettini.

 

Dr. Cassian Rodrigues Belettini é cardiologista, especialista em Ecocardiografia e Medicina Interna e graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. CRM-SC: 19475 – Facebook

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Existe algum sintoma de pressão baixa que pode ser confundido com hipertensão?"

VALDIR GUIMARÃES

TODOS OS INFORMES DO “CUIDADOS PELA VIDA” SÃO MUITO ÚTEIS E PERTINENTES. PARABÉNS !!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Valmir, ficamos felizes que você esteja apreciando as matérias! Abraços.

Ironete Miranda da Silva

Sempre tive essa dúvida. Muito elucidativo. Faço controle para pressão alta, mas vez por outra tenho picos para baixa

BERENICE ONO

GOSTO MUITO DE RECEBER ESSAS MENSAGENS SOBRE SAÚDE. ME INTERESSO MUITO. OBRIGADA.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Berenice, ficamos felizes que você esteja gostando! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

marineide dantas

sofri umAVCH há 3 anos qd afiro a pressao ta 12 ou 11/7,no entanto sinto todos os sintomas de PA alta.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.