A pressão arterial medida pode mostrar valores diferentes em cada braço?


  • +A
  • -A

Você sabia que a pressão arterial não é necessariamente igual nos dois braços? Os valores podem se mostrar discrepantes em uma mesma aferição. Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde.  

Pressão diferente pode indicar doença


O problema é quando a diferença entre os valores medidos em cada braço ultrapassam 15mmHg (milímetros de mercúrio). “A partir do momento em que essa diferença é maior do que o considerado normal, existe uma patologia associada”, afirma a especialista. Entre as possíveis causas estão o estreitamento da artéria aorta e a dissecção da aorta, que fazem ainda com que a pressão nos membros superiores não seja a mesma dos membros inferiores.

Um estudo realizado na Universidade de Exeter, na Inglaterra, verificou que existe um risco maior de doenças em pacientes nessas condições. Os pesquisadores descobriram que há uma chance 70% maior de óbito como consequência de problemas cardiovasculares e de 60% como resultado de outras doenças e complicações. Para reduzir os riscos, o estudo indica que os médicos devem medir a pressão arterial nos dois braços dos pacientes.

Como medir a pressão arterial corretamente?


O momento de medir a pressão arterial inspira alguns cuidados para que os valores sejam verificados corretamente. Um deslize pode mascarar um problema cardiovascular e colocar a saúde do paciente em risco. Bruna defende que não é necessário repetir a aferição, desde o médico siga alguns passos técnicos para garantir que os dados sejam precisos.

“Para evitar erros, deve-se deixar o paciente em repouso de três a cinco minutos em ambiente calmo, não conversar durante o procedimento, se certificar de que ele não está com a bexiga cheia e nem fumou nos últimos 30 minutos”, destaca a cardiologista. Ela ainda considera importante posicionar o paciente de maneira correta: sentado com pernas descruzadas e pés apoiados no chão, braço apoiado na altura do coração e com a palma da mão para cima.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
pressao-alta
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

25 comentários para "A pressão arterial medida pode mostrar valores diferentes em cada braço?"

Vania monteiro

Minha aferição dá diferente de uma colega.Posicionamos esteto em artérias diferentes.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vania, os valores podem se mostrar discrepantes em uma mesma aferição. Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde.

Ivana santos

Olá minha PA tem uma discrepância enorme enquanto no esquerdo esta 140 x 100 no direito está 120x 80 o que fazer nesses casos?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ivana, neste caso você deve procurar um cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Sandra

No meu caso acabei de aferir esta 12×8 no esquerdo e 16×10 no direito fico sem saber o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, procure um cardiologista para uma avaliação. Abraços.

camila

hoje vi pressao da minha sogra no direito 21/13 e na esquerda 10/8 achei muito estranho

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Camila, oriente sua sogra a procurar um cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Viviane

Minha pressão deu 13 por10 no braço esquerdo e no direito também é normal

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Viviane, sim. Uma divergência de valores pode ocorrer por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde. Abraços.

Laercio

Olá.. Minha pressão a anos foi 12×8, ultimamente 10 a 15 dias passei a perceber que estou tendo pressão diferentes nos braços o direito 15×9 esquerdo 11×7 outra hora direito 14×8 esquerdo 12×8 …..tenho 55 anos 97kg não sei o porquê disso está acontecendo. Sinto dor na cabeça próximo a testa e na nuca. Vou ao médico mais se alguém puder me dar uma orientação se é grave e o por que isso de repente. Grato

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laercio, o ideal é que você faça uma consulta presencial com o médico para uma avaliação. Abraços.

Lea lyrio

Meu marido tem 86 anos e sempre teve pressão baixa. Atualmente o braço esquerdo está 12×7×76 e o direito 14,9×73×73 estou muito preocupada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lea, oriente seu esposo a procurar um cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Ana Paula Dias

Minha pressão tem hora q no braço esquerdo tá baixa tipo 102*67 é no braço esquerdo tá 128*81 e tenho hipotiroidismo nem sei se é boa ou ruim tem dia que ela está alta demais 167*90 ou 146:106 q posso fazer? Me ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Paula, o ideal é realizar uma avaliação com o cardiologista. Abraços.

Debora

A minha da no direito 90/500 e no esquerdo ta 100/500

Zaida Dias

Trabalho cuidando de uma senhora acamada, ao aferir a pressão obs no braço direito sempre da valores elevados. Aí faço aferição no braço esquerdo e nos membros inferiores e totalmente diferente os valores encontrados sempre valores menores. Tem um pq disso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zaida, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde. Quando a diferença entre os valores medidos em cada braço ultrapassam 15mmHg é indicado que o paciente procure um cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Dheya Marques

Minha PA no braço esquerdo 12×08 no direito 13×09 é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dheya
Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, essa situação ocorre por causa de uma divergência fisiológica da pressão arterial em cada um dos membros e, até certo ponto, não provoca riscos à saúde.

Jaime

O que quer acima de 10 pontos. .ex. 14×9 um braço no outo 13×8 corresponde qtos pontos……essa situação é normal ou já é risco

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jaime, a pressão arterial pode variar nos dois braços por causa de uma divergência fisiológica. A pressão ideal e recomendada pode variar de acordo com diversos fatores. Consulte um médico para detectar possíveis riscos. Abraços.

Maria

A medida da pressão nos dois pulsos ou braços,com diferença,qual é o mais correto,a mais alta ou a menor medida?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, nesse caso não existe uma que esteja mais correta mesmo por que deve ser pequena a diferença entre elas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.