Pressão alta: O que é a síndrome do avental branco?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Bruna Baptistini
- +A
- -A
Algumas pessoas não gostam de se consultar com médicos nem de permanecer em ambientes hospitalares. Estes pacientes podem sentir tanto medo que passam a evitar a qualquer custo estar diante de um médico. Nesses casos, é preciso que o profissional fique bem atento, especialmente ao aferir a pressão arterial, que pode apresentar valores mais altos, devido ao nervosismo dos pacientes.
Medo de ambientes médicos e hospitalares pode aumentar pressão arterial
É a chamada síndrome do avental ou do jaleco branco. “A hipertensão do avental branco caracteriza-se por valores anormais da pressão arterial no consultório, porém com valores normais registradas pelo monitoramento ambulatorial e residencial”, explica a cardiologista Bruna Baptistini. As variações podem ultrapassar 20 mmHg de diferença para a pressão sistólica e 10 mmHg para a diastólica, ou seja, um paciente com índices normais de pressão pode ser incorretamente diagnosticado como hipertenso.
Para a profissional, identificar que um paciente sofre com a síndrome do avental branco é ainda hoje um desafio para os médicos, já que não há um indicador clínico confiável: “Os mecanismos para explicar a hipertensão do avental branco não são bem estabelecidos, mas incluem ansiedade e respostas de alerta, que geram o aumento da pressão naquele momento. No entanto, os pacientes, muitas vezes, não se apresentam ansiosos ou taquicárdicos no consultório”.
Boa relação entre médico e paciente pode impedir a síndrome
Uma das maneiras de estabelecer o diagnóstico da síndrome do avental branco é uma conversa no consultório. O paciente deve explicar que já teve a pressão medida em casa ou em uma farmácia e que os valores não correspondem aos verificados pelo médico. Caso o paciente esteja nervoso, ansioso ou passando por algum problema, deve explicar a situação ao profissional.
De acordo com Bruna, a melhor maneira de amenizar a ansiedade é aprender a enfrentar o medo de ambientes médicos e hospitalares. “Caso o paciente não se sinta confortável com o atendimento, ele pode procurar outro profissional que provoque uma reação positiva, essencial para uma boa relação entre médico e paciente”, afirma a cardiologista. Outras atitudes que podem ajudar são sempre ir ao médico acompanhado e tirar dúvidas sobre os procedimentos.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Bruna Baptistini
Cardiologia
CRM: 145229 / SP
- 31 comentários para "Pressão alta: O que é a síndrome do avental branco?"
-
Nelson Bastoni Filho
Comigo acontece ao contrário… quando estou consultando com a cardiologista a pressão está sempre normal – 130×80.Agora quando vou ao INCA doar plaquetas ou sangue a pressão está sempre elevada, e mesmo depois de tomar a medicação para o controle da pressão.Os médicos já sabem desta minha síndrome do jaleco branco e pedem para relaxar e quando fazem outra verificação a pressão está dentro dos limites.
-
Janaína
Olá, comigo isso acontece por conta de um trauma no dia do parto do meu primeiro filho, que hj tem 7 anos.No dia do parto a pressão subiu um pouco, e a falta de profissionalismo das enfermeiras do SUS me deixaram muito ansiosa.Hj grávida de 17 semanas, está sendo um desafio esse acompanhamento, pq em casa minha pressão é ótima, mas quando chego ao consultório sempre está alta. Tenho sofrido bastante por isso, pois sei q estou normal, mas estou no pré natal de alto risco. Não sei o q fazer, essa síndrome é muito séria, e poucos entendem.
-
marcos ferreira de Lima
Eu sou marcos de recife sou hipertenso leve quando vou no consultorio medico ela chega a 14 10 14 08 em casa sem a presença do medico ela fica : 12 08 11 07 10 07 09 05 faço atividade fisica tenho um pouco de ansiedade ela altera um pouco mas nao sinto dor na nuca nao sinto coraçao acelerar pela ansiedade, tomo losartana de 50 mg e rivotril de 2 ,5 mg mas estou fazendo desmame dele estou me tratando com uma psiquiatra ela mandou fazer este desmame para controlar a ansiedade e sindrome do panico meu coraçao acelera maos frias minha pressao altera na hora de aferir mas vou terminar o desmame em dezembro dia 28 12 2017 vou esperar a resposta. tenho 45 anos
-
Roberto batista
Eu tenho esta síndrome.acabei de sair de uma empresa porque minha pressão da dava alta mesmo tomando vários medicamentos.tenho que aprender a viver com isso?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Roberto, de acordo com a Dra. Bruna Cristina Baptistini, a melhor maneira de amenizar a ansiedade é aprender a enfrentar o medo de ambientes médicos e hospitalares. “Caso o paciente não se sinta confortável com o atendimento, ele pode procurar outro profissional que provoque uma reação positiva, essencial para uma boa relação entre médico e paciente”, afirma a cardiologista. Outras atitudes que podem ajudar são sempre ir ao médico acompanhado e tirar dúvidas sobre os procedimentos. Abraços.
-
Ķebia
Eu tenho a síndrome do jaleco branco,to boa toda,mais quando se fala em aferir,meu Deus,não sei mais parece que o coracao vai sai pela boca e na hora mim falta ar,fora que tem profissional que não passa seguranca
-
tania
Bom díaLevo tomando remedio para pressao quase um mes.Fui al médico e minha pressao estava 16/10.É me paso remedio para tomar mais quando vejo a presao en casa esta normal sempre tive a pressao de 12/8.Fiz exames e nao tenho alterado trigliceres 77; colesterol 160; glicose 98; hormonas 1.1;ácido úrico 4.4;sodio 139. en fin nasa q justifique minha pressao alto .En casa estou sempre verificando e esta normal e agora com o comprimento baixou ainda mais.E tem dias q fico mau com dor no braco esquierdo é formigamento maos dedos da mao.,acordó de noite com dor nos olhos minha pressao tem dias q esta 9/7 e 10/6.
-
Daniel
Acabei de ir no medico e ele me disse que talvez eu tenha isso me passou um MAPA para diagnosticar, pois tenho 18 anos e tenho alguns problemas com ansiedade, sempre que me preocupo com algo ou penso que vou medir a pressao (tanto em casa quanto no consultorio) sinto minha frequência cardíaca aumentar, as vezez nao preciso nem medir a pressao, mas só de pensar que vou sinto o coração acelerar ou quando penso em algo que me preocupo. Pois so de pensar que posso ser hipertenso (ainda nao fiz o MAPA) ja fico desesperado.
-
Nicolas
Tenho a síndrome do jaleco branco, mas não são médicos ou hospitais que fazem minha pressão aumentar, é o medidor de PA. Tudo começou em uma avaliação física de academia, no dia havia esquecido da tal avaliação, lembrei uma hora depois e fui avisado que caso faltasse iria pagar uma multa, fui para a academia correndo, sob efeito de cafeína e preocupado de pagar multa, cheguei lá e o profissional estava lá ainda e fomos fazer a tal avaliação, logo ele mediu minha pressão e deu alterada 14 por algo.. Ai mesmo eu contando todos os fatos que citei, o instrutor afirmou que cafeína não aumentava a pressão arterial, e mais umas coisas que me deixou com medo, aí fiz uma bateria de exercícios e no fim ele mediu de novo, resultado foi 15 por algo. Fiquei muito desesperado, sou ansioso, nada patológico, mas tenho pensamentos fixos quando surgem problemas… Resolvi ir no cardiologista, ele mediu a pressão e deu alterada, mesmo em repouso, ai ele pediu uma bateria de exames, um deles correndo na esteira, outro fiquei com um dispositivo que media a PA sozinho durante 24hrs e outro um exame no coração, resultado: PA normal, 12/8, nenhum problema cardíaco também, mesmo assim o trauma foi tanto que não consigo nem pensar em medir pressão que meu coração já pula pela boca. Só alertando o pessoal pois profissionais ruins aferindo pressão podem causar estes problemas. Hoje dia, com exames para ser contratado, concursado, etc. É exigido mostrar e as vezes fazer todos estes exames de novo só para mostrar que é síndrome do jaleco branco e não hipertensão de fato.
-
Odilene
Estou p fazer uma cirurgia só preciso d risco pois ha tenho tds os exames em mais e normais.Mas quando escuto a voz ou chego perto d cardiologista meu coração dispara tanto minha respiração ofega.e a pressao vai a 20por 10 PA.Quando saio d perto dela meço na enfermaria q em frente a sala d cardiologista a pressao esta 10 por 6 PA.E n consigo o risco p operarN sei se e pq em toda minhas consultas sempre gostei d consultar cm médicos homens ou etc…O q devo fazer?
-
Rosi
Eu sempre tive pressão normal 12/8. Nos últimos 5 meses passei por problemas pessoais muito sérios. Há um mês vinha sentido dor na nunca e no centro da cabeça e formigamento no braço direito, pois estava e estou muito ansiosa com todos os problemas. Devido a isso, fui verificar minha pressão no posto de enfermagem do meu trabalho, também muito ansiosa, resultado, pressão 16/9. Agora, tenho medo o aparelho de pressão. É claro que depois disso, já verifiquei que ela estava normal, mas voltou a subir novamente. Quando penso em verificá-la meus batimentos aumentam muito. Isso é muito complicado. Estou trabalhando minha ansiedade não é algo fácil.
-
Samanta
Olá,bom dia! A 4 anos perdi minha mãe e fiquei com ela no hospital o tempo todo. Só q o descaso dos médicos e enfermeiros fez com q eu ficasse desse jeito. Fui ao posto logo depois é o médico me diagnosticou com síndrome do pânico e crise de ansiedade,mais até aí eu conseguia ir. Um dia me sentindo mal fui de novo,so q não podia chegar perto daquele médico q tenho pânico,minha pressão estava 20×10 e ele disse q tenho síndrome do jaleco branco. E me passou remédios de pressão e me mandou voltar só q até hj não consigo. Oq devo fazer? Pq não consigo nem escutar o nome daquele médico e entrar naquele posto pra mim é horrível .Desde já muito grata
-
Jaqueline
Olá Dra Janaína, essa síndrome acontece exatamente comigo. Quais são os tratamentos existentes para tratar a síndrome?!
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Jaqueline. Conforme informado na matéria caso o paciente não se sinta confortável com o atendimento, ele pode procurar outro profissional que provoque uma reação positiva, essencial para uma boa relação entre médico e paciente. É crucial que você busque atendimento especializado para combater a síndrome de maneira completa e eficaz. Abraços.
-
Elenita Silva
Minha pressão era normal, de uns três meses para cá constatei que ela começou a subir, chegando até 17:11, só que chego no consultório e ela abaixa, na última consulta a médica me orientou a procurar um psicólogo porque cheguei no hospital com 15:10 e na consulta ela abaixou para 13:08. O que acontece?
-
Júnior cesar
Eu tanbem as vezes sinto a cabeça arder e o coração acelera na minha casa meso a pressão está sempre Boa mais quando vou ao hospital a pressão já tá 17.8 ou até mais acontece de eu estar andando tanbem do nada mim da um quentura parece q o casco da cabes fica tudo rupiado e o coração acelera a já penso q é pressão alta já fico com medo d não dar conta nem de chegar em casa
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.