Pressão alta ou baixa? Descubra as diferenças e semelhanças nos sintomas destas duas condições


  • +A
  • -A
Imagem do post Pressão alta ou baixa? Descubra as diferenças e semelhanças nos sintomas destas duas condições

Recentemente comemorou-se o Dia Nacional de combate à Hipertensão. O momento é oportuno para esclarecimentos sobre a doença, responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, além da pressão alta, também há a pressão baixa. Você já sentiu tontura e moleza no corpo? Ou talvez já sentiu coração palpitar mais forte e um mal-estar? Em ambos os casos você pode ter sofrido queda ou aumento de pressão, respectivamente. O que diferencia ambas? Conversamos com cardiologistas para esclarecer as principais dúvidas.

Pressão alta e pressão baixa

Também chamada de hipertensão, a pressão alta baseia-se em níveis da pressão arterial, mensurada nos membros superiores, acima de 140x90mmHg. A pressão baixa, ou hipotensão, é a queda abrupta da pressão arterial. “Na pressão baixa, o conceito geral baseia-se mais nos sintomas relacionados do que em valores absolutos da pressão arterial”, explica o cardiologista Marcelo Paiva.Por exemplo, uma pressão arterial de 100x60mmHg com sintomas de tontura, sensação de desmaio, escurecimento visual, suor frio e palidez cutânea, claramente pode ser caracterizado como pressão baixa. ”Por outro lado, a mesma cifra pressórica na ausência de sintomas não requer nenhuma conduta específica”, complementa Paiva.

Semelhanças e diferenças entre ambas

O cardiologista Marcelo Mota explica que a semelhança entre ambas é que os sintomas refletem a perda da autorregulação da pressão arterial, como alterações visuais, confusão mental, dor no peito, entre outros. Já a diferença é que pacientes hipertensos, normalmente, são assintomáticos. “Os sintomas podem surgir quando a hipertensão atinge fases muito avançadas da evolução da doença”, diz.

O tratamento

Os profissionais afirmam que o tratamento é diferente. “Um tem por finalidade abaixar a pressão (restrição de sal, uso de medicamentos hipotensores), enquanto no outro o objetivo será corrigir eventuais causas de pressão baixa”, explica Paiva. Sobre a hipertensão, Mota complementa: “Envolve mudanças de hábitos de vida e, em casos específicos, terapêutica medicamentosa”.

Dr. Marcelo Paiva é cardiologista e coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho. CRM-SP 109026

Dr. Marcelo Mota é cardiologista e cirurgião cardiovascular da Clínica Mota Cardio. CRM-SP 95191 http://motacardio.com.br/

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Pressão alta ou baixa? Descubra as diferenças e semelhanças nos sintomas destas duas condições"

Milton

Muito importante as informações relacionadas a saúde. Trabalho na rede pública e uso como ferramenta de trabalho.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Milton, ficamos muito honrados com o seu relato. O Programa Cuidados pela Vida é um programa de benefícios que faz parte do compromisso Aché Laboratórios em assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde. Esperamos continuar contribuindo com informações que o auxiliem no seu dia-a-dia.
Abraços.

Cassmeiro

Ola gostei das suas dicas. seus conteudo tem uma boa qualidade e seu trabalho tambem e excelente. e bom ver que tem alquem com dicas sobre essa questao que e pressao arterial que afeta quase toda a populaçao do mundo, Quero ver mais artigo sobre esse assunto!http://www.emagreceremforma.com.br/

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cassmeiro, ficamos felizes que a matéria tenha sido proveitosa para você. Em nosso site você encontra outras matérias relacionadas.
Se preferir siga o link:
http://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/hipertensao-fatores-de-risco-tratamento
http://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/emagrecimento/dicas-emagrecer-forma-saudavel-inverno
Abraços.

Jackson Pereira

São de grande importância as informações. Sempre úteis para os cuidados à saúde. Sou estudante de farmácia e tem me ajudado bastante nos meus estudos. Grato pelas informações. Um forte abraço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jackson, ficamos felizes em saber que nossas matérias tenham te auxiliado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Joice Schmitt

Eu sempre tomo um pouco de sonho caseiro.Eu nao sei exatamemte se a minha é presao alta ou baixa geralmente eu sinto um calaor muito forte e transpiro muito e se eu faço uma caminhada muito longa e nao como e durmo e me sinto muito mal eu me tremo toda e parece que vou desmaiar

Maelmo Ferreira

Teho 74 anos, meus exames de sangue estao normais. Acabei de medir minha pressao agora e deu 12.3 x 7.3 e batidas do coracao 61.Esta normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maelmo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC 2016), a faixa de normalidade da frequência cardíaca (FC) é entre 50 bpm e 100 bpm, e com relação a pressão arterial aceita-se como normal para indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade) valores inferiores a 130 x 85 mmHg. Abraços.

Anderson

Medi minha pressão deu 10/6 tenho 38 anos 115 kl está normal presao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anderson, realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa te orientar. Abraços.

Alide Borba de amorim

Minha pressão as vezes dá 13/7

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.