Quem tem pressão alta pode correr na esteira da academia?


  • +A
  • -A

Os pacientes com hipertensão sabem que fazer o tratamento da doença é essencial para controlar e reduzir a pressão alta. Parte das medidas indicadas pelos médicos consiste no uso de medicamentos anti-hipertensivos. Outra parte envolve a adoção de hábitos saudáveis, como comer bem e praticar atividades físicas, como correr na esteira da academia.

Correr regularmente pode ajudar a controlar a hipertensão


“Os
hipertensos podem fazer atividade física, como esteira na academia ou corrida. O paciente hipertenso, só de fazer exercícios com regularidade, costuma ter uma queda da pressão arterial em torno de 5% a 10%”, afirma o cardiologista Marcus Gaz. Os exercícios são importantes, por exemplo, para evitar as complicações da doença, como infarto e AVC.

As caminhadas e corridas realizadas na esteira da academia são chamadas de atividades aeróbicas. Este grupo de exercícios é justamente o mais indicado para quem tem pressão alta. “As atividades que trazem os maiores benefícios para os pacientes hipertensos são as aeróbicas, como bicicleta, remo, dança, corrida e ginástica. É melhor o hipertenso fazer uma atividade aeróbica do que anaeróbica, como a musculação”, diz o médico.

Pacientes com hipertensão deve conversar com médico antes de iniciar atividade física


No entanto, antes de começar a fazer qualquer corrida, é preciso consultar um cardiologista para descobrir os
cuidados necessários ao praticar exercícios. “A avaliação cardiológica vai medir qual o nível de esforço que os pacientes podem fazer com segurança. Somente a avaliação de um cardiologista no consultório pode dizer se é seguro ou não a pessoa praticar esportes, em geral”, aconselha.

Os benefícios dos exercícios físicos podem ser sentidos em pouco tempo. No curto prazo, promovem um maior controle da hipertensão. Já no longo prazo, o paciente ganha mais capacidade cardiovascular e os vasos sanguíneos conseguem funcionar de maneira mais eficiente. Além disso, a atividade física também auxilia no controle da quantidade de água e sal no corpo.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcus Gaz

Dr. Marcus Gaz

Cardiologia

CRM: 135061 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Quem tem pressão alta pode correr na esteira da academia?"

Luciana Carla Ferreira

Tenho problema de pressão alta posso caminha e corre e tenho problema de obesidade tenho 36 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana, as caminhadas e corridas realizadas na esteira da academia são chamadas de atividades aeróbicas. Este grupo de exercícios é justamente o mais indicado para quem tem pressão alta. No entanto, antes de começar a fazer qualquer corrida, é preciso consultar um cardiologista para descobrir os cuidados necessários ao praticar exercícios. Abraços.

JOSE RENATO

PODE À PESSOA SENTIR ARDOR NA PARTE DO CORAÇÃO COMO À PESSOA TIVESSE COMIDO PIMENTA?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, agradecemos seu comentário. Para que seja identificado a causa do sintoma relatado é crucial uma consulta presencial com seu médico para que seja realizado exames e indicado o tratamento mais adequado. Abraços.

lauri

Muito bom estes comentarios de hoje que acabei de ler. Tenho problema de pressao alta tambem e e bom saber qual exercucio posso faser. Bicicleta achei muito bom, caminhada e correr na esteira de academia achei otimo. E corrida nas ruas? o que acha?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lauri, normalmente, exercícios aeróbios são sempre bem-vindos no caso de pacientes hipertensos. Entretanto, é importante consultar um médico antes, para que a prática seja prescrita de forma segura, acompanhada subsequentemente por um profissional de Educação Física. Até a próxima.

Rosana

Tenho dor na panturrilha das pernas, principalmente quando ando em aclives. O que devo fazer? Pode ser algo relacionado à pressão alta ???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosana, para identificar a causa dos sintomas relatados é importante buscar uma consulta presencial com seu médico. Após avaliação será identificado o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.