Pressão arterial: 12 por 8 é a medida ideal para todas as pessoas?


  • +A
  • -A

Medir a pressão arterial é um hábito que todas as pessoas deveriam ter. E é muito simples: basta utilizar um aparelho medidor em casa ou ir até uma farmácia ou ao consultório de um cardiologista. Os valores indicados dão um rápido panorama de como estão a saúde do seu coração e de todo o sistema cardiovascular. Mas, afinal, qual é a medida normal da pressão arterial?

Valores mais altos da pressão arterial podem ser aceitáveis


“As metas pressóricas estão cada vez mais restritas, mas as evidências científicas ainda são conflitantes. No Brasil, a meta ainda é menor que 130x80mmHg, mas as diretrizes americanas já recomendam valores menores que 120x80mmHg”, afirma o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira. Essas medidas também são chamadas frequentemente de 13 por 8 e 12 por 8.

No entanto, outros valores também podem ser considerados saudáveis, o que varia de acordo com a saúde e até com a idade do paciente. “Existe o que chamamos de aceitável e o que chamamos de ideal, dependendo do caso. Em pacientes de risco cardiovascular baixo e moderado, são aceitáveis valores menores que 140x90mmHg. Já em pacientes de alto risco, devemos manter o objetivo em menor que 130x80mmHg”, exemplifica o médico.

Tratamento da pressão alta deve ser feito rapidamente


Quem atinge uma medida superior à indicada pelo especialista é considerado 
portador de hipertensão arterial e deve iniciar o tratamento adequado. Entretanto, alguns profissionais recomendam que seus pacientes de alto risco deem início ao tratamento mesmo antes de chegar a um patamar hipertenso. O objetivo é manter a pressão sobre controle o mais rápido possível e evitar as complicações da doença.

Ao receber o diagnóstico, o paciente deve buscar um estilo de vida mais saudável. Dr. Paulo César recomenda iniciar um programa de atividade física regular orientado por um profissional e manter uma alimentação saudável, evitando produtos enlatados, embutidos e industrializados, que são ricos em sódio. Outra medida importante é usar corretamente as medicações quando indicadas.

Dr. Paulo César Sadala Ferreira é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 106812

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Pressão arterial: 12 por 8 é a medida ideal para todas as pessoas?"

Maria

Minha pressão sobe e desce rapidamente, causando um mal estar muito grande. Parece que vou apagar, desmaiar. Tive uma transitória no ano passado. Não fiquei com sequelas. Meus exames laboratoriais todos normais. É o meu nervosismo que causa isso?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.