Por que o sal é responsável pelo aumento da pressão arterial?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o sal é responsável pelo aumento da pressão arterial?

A hipertensão é classificada em três tipos: leve, moderada e grave. O conceito geral de hipertensão ou pressão alta baseia-se em níveis da pressão arterial, mensurada nos membros superiores, acima de 140×90 mmHg. “Pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue na parede dos vasos sanguíneos”, explica o cardiologista Alex Leite. Ainda  que o sal seja um mineral indispensável para o funcionamento das células, ele é a primeira preocupação na dieta de quem sofre com o problema.

Quando a pressão arterial está em risco?

Frequentemente assintomática, às vezes, a hipertensão pode apresentar sintomas inespecíficos com alterações visuais, dor de cabeça, tontura, fadiga, enjoo, etc. O cardiologista explica que são considerados valores normais de pressão arterial até 130/85mmHg. “Acima deste valor já existe risco do paciente estar desenvolvendo hipertensão arterial, porém existem critérios que devem ser avaliados pelo médico para se definir se o paciente realmente é hipertenso”, ressalta.

Por que o sal pode ser um perigo?

O sal é responsável pelo aumento da pressão arterial, pois o sódio encontrado no mineral em quantidades exageradas pode reter água no organismo e, com isso, aumentar os níveis de pressão arterial. “Isso acontece principalmente em pacientes que têm tendência à hipertensão”, diz Alex. Existem também outros alimentos que podem contribuir para elevação dos níveis pressóricos, principalmente alimentos gordurosos, com grande quantidade de carboidratos. “Entre os hábitos que podem elevar a pressão estão tabagismo, sedentarismo e o estresse”, aponta.

O sal não precisa ser cortado totalmente da dieta

Para evitar problemas de saúde, não é preciso excluir totalmente o sal da dieta. Até porque a restrição total de sódio pode trazer mais prejuízos do que vantagens. Mas cada caso deve ser avaliado pelo médico para buscar cuidados específicos, considerando sua individualidade. O cardiologista indica outros cuidados: “Os pacientes devem ter hábitos saudáveis como atividade física regular, alimentação balanceada com pouca ingestão de sódio e gorduras, não fumar, controle de peso e evitar ingestão excessiva de bebidas alcoólicas”, finaliza.

Dr. Alex Leite é cardiologista e atua no Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho. CRM 116974-SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Por que o sal é responsável pelo aumento da pressão arterial?"

Andreia

Excelente material muito interessante.

Zallas

De fato a quantidade de sódio no sal é alarmante. Todavia não é só no sal. Basta dar uma olhada nos rótulos dos alimentos em geral que ele está lá sempre em doses altas. Alguns profissionais da saúde alertam para o uso do sal refinado, pois nele esta apenas a droga enquanto que os nutrientes desaparecem pelo processo de refino. Neste caso o sal marinho é melhor. Se alguém comprar o sal grosso e triturá-lo também é uma boa saída. Pessoalmente uso-o naturalmente. Recentemente conheci o sal rosa. Informações dão conta de que é melhor que o marinho. É benéfico para a saúde. Admira-me o Dr. não tratar destes em sua exposição.

Ana kelly

Ao engerir uma colher de sal sua pressão aumenta

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Kelly, o sal é responsável pelo aumento da pressão arterial, pois o sódio encontrado no mineral em quantidades exageradas pode reter água no organismo e, com isso, aumentar os níveis de pressão arterial. Cada caso deve ser avaliado pelo médico para buscar cuidados específicos, considerando sua individualidade.

Fatima Marques

Ando usando o sal rosa, mas com certo receio, pois coloquei uma colher dele num copo de água, mexi bem, e deixei até o dia seguinte. Percebi que ficam grânulos brancos que não se dissolvem!!! Penso que isso faz mal para nosso rim!!!!

JURANDIR DE OLIVEIA

Tem o sal do himalaia, os mesmos efeitos, apresentando os mesmos perigos à saúde?

João Gerson Neto

Eu uso o sal rosa do himalaia.Recomendação Médica.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.