É possível perceber um pico de pressão sem o uso de um medidor?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença considerada assintomática, ou seja, que não apresenta sintomas, o que quer dizer que a elevação da pressão, normalmente, não é percebida pelo corpo. Sendo assim, é importante estar constantemente se consultando com um medidor, pois apenas este aparelho mostrará com precisão se houve um pico de pressão.

 

Medidor ajuda a verificar pressão e possível diagnóstico de hipertensão

 

“Apesar de algumas pessoas acharem que sabem quando sua pressão arterial está alta, não tem como confirmar isso sem medir adequadamente”, afirma a cardiologista Caroline Nagano. Portanto, ter por perto um medidor de pressão é importante não apenas para verificar um pico de pressão esporádico, como também para iniciar um possível diagnóstico de hipertensão.  

Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, algumas pessoas podem apresentar sintomas, como sonolência, dor de cabeça, formigamento em alguma parte do corpo, dor na nuca e dor no peito. “Mas a maioria das pessoas tem hipertensão assintomática, ou seja, que não manifesta sintoma algum. Portanto, não é possível saber se a pressão está normal ou elevada sem verificar”.

 

Riscos da hipertensão arterial

 

É importante entender que uma elevação única de pressão arterial não tem muito significado, pois a pressão pode se elevar como resposta a diversos fatores (dor, estresse, ansiedade, esforço físico, alguns medicamentos, alimentos muito salgados, etc.), sem que isso configure hipertensão arterial. “Contudo, o pico de pressão pode desencadear problemas, como infarto, derrame cerebral e cegueira e por isso a pressão arterial deve ser controlada”, alerta Ana Catarina.

A avaliação de uma elevação na pressão arterial serve como aviso para que esta seja observada mais constantemente, podendo, assim, ser feito o diagnóstico de hipertensão arterial e ser iniciado tratamento. “Isso é muito importante, pois esta doença aumenta os riscos de infarto ou AVC no futuro”, reforça Caroline.

 

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "É possível perceber um pico de pressão sem o uso de um medidor?"

Ariane Bredariol

É possível saber se a pressão está alta sem medir

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ariane, conforme informado na matéria apesar de algumas pessoas acharem que sabem quando sua pressão arterial está alta, não tem como confirmar isso sem medir adequadamente. A avaliação de uma elevação na pressão arterial serve como aviso para que esta seja observada mais constantemente, podendo, assim, ser feito o diagnóstico de hipertensão arterial e ser iniciado tratamento. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.