O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar hipertensão?


  • +A
  • -A
Imagem do post O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar hipertensão?

A pílula anticoncepcional foi uma das grandes revoluções do século XX. Sua função está muito além da prevenção da gravidez.  O medicamento também pode ser utilizado para o tratamento dos incômodos comuns ao ciclo menstrual como cólicas, irritabilidade e corpo inchado. Normalmente, a pílula é usada por mulheres mais jovens que não apresentam problemas graves de saúde. Entretanto, o uso desse medicamento pode ter relação com o risco de hipertensão.

Os riscos dos anticoncepcionais

O cardiologista Alex Leite explica que os riscos de anticoncepcionais em relação à hipertensão arterial são menores, pois, atualmente, as pílulas têm boa eficácia com concentração menor de estrogênio. Entretanto, risco baixo não significa ausência de perigo.  “O risco está relacionado com a elevação dos níveis pressóricos ou ainda dificuldade no controle dos níveis pressóricos com medicação anti-hipertensiva”, diz o médico.

Em mulheres que iniciam o uso de anticoncepcional oral, o risco é a elevação dos níveis de pressão arterial. Mulheres que não são hipertensas e passam a fazer uso da medicação devem realizar controle dos níveis pressóricos nos primeiros meses. “Caso a paciente apresente elevação considerável dos níveis de pressão, o anticoncepcional deve ser substituído por outro método contraceptivo”, afirma o profissional.

Como se prevenir dos riscos?

 Para evitar o problema, Dr. Alex diz que é preciso analisar caso a caso, sendo que paciente sem hipertensão tem uso indicado desde que avalie os níveis pressóricos nos próximos seis meses. “As pacientes hipertensas estágio I (140-159 /90-99 mmhg) sem outras comorbidades, podem iniciar o uso do anticoncepcional”. Sempre controlando os níveis pressóricos de forma frequente. Em pacientes hipertensas moderadas (160-179 / 100-109 mmhg), após avaliação médica, não é recomendado o uso de anticoncepcional e, por último, em casos de hipertensão severa (acima de 180/110mmhg), o uso é contraindicado formalmente.

Dr. Alex Leite é cardiologista e atua no Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho. CRM 116974-SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar hipertensão?"

Luana

Muito boa a matéria, nem sempre sabemos de todos os riscos.

Sabrina

Tomei anticoncepcional perlutan a quase 5 anos, parei esse mes. E estou com crises de pressão baixa, com dor de cabeça, tontura, enjoo e sudorese. Ter parado o anticocepcional influencia nisso ?

patricia serra

Bom dia, deixei de tomar a pilula, e tenho sempre a tensão arterial muito alta. Será que tem haver com a pilula. Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Oi Patricia, a pressão arterial pode se elevar em uma pequena porcentagem das mulheres que recebem contraceptivos orais contendo estrogênio, embora a grande maioria se mantenha com a pressão estável. O ideal é você realizar uma consulta com sua ginecologista ou um especialista cardiologista para que eles possam verificar o motivo do aumento na sua pressão. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.