Que medidas ajudam a normalizar a pressão arterial depois de um pico?

  • +A
  • -A

Existem diversos fatores que provocam picos de pressão alta ou baixa no dia a dia. Cada uma dessas situações pode não apresentar sintomas, mas também pode dar sinais: dor de cabeça e convulsão, no caso da elevação, e tontura e fadiga, para a queda da pressão. Algumas medidas, entretanto, ajudam a normalizá-la depois do pico.

Água e sal podem normalizar a pressão baixa


“Se a pessoa está muito sintomática, com níveis pressóricos baixos, beber um copo de água e deitar com as pernas para cima são atitudes que podem ajudar a elevar a pressão rapidamente e resolver aqueles sintomas desagradáveis de queda de pressão arterial”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

Aquela tradicional orientação de comer sal de cozinha puro também pode auxiliar durante um pico de pressão baixa, segundo o profissional. Por outro lado, ele alerta que é fundamental ter cautela quanto à quantidade de sal que será consumido. Em exagero, o ingrediente pode levar o quadro do paciente ao outro extremo, uma pressão muito alta.

Automedicação não é indicada nos casos de picos de pressão alta


Já quando a pressão arterial sobe demais e provoca sintomas, a dica é procurar atendimento médico. “O ideal é ir a um pronto-socorro para receber tratamento a fim de aliviar os sintomas, controlar a pressão e descartar as formas mais graves de elevação da pressão, como a encefalopatia hipertensiva, infarto agudo, dissecção de aorta ou edema agudo pulmonar”, explica o especialista.

O cardiologista, no entanto, afirma que a automedicação continua sendo perigosa e pouco eficaz nesses casos e que as medidas citadas não devem substituir uma consulta médica. “O que parece apenas uma queda da pressão pode estar associado a uma infecção generalizada e medidas para tentar elevá-la em casa podem só retardar o diagnóstico e o início do tratamento”, alerta o cardiologista.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Que medidas ajudam a normalizar a pressão arterial depois de um pico?"

Carmem leoncio

Bom dia , Sou hipertensa e também nódulos na tireóide( hipotiroidismo )Minha pressão arterial mesmo tomando remédios ultimamente está sempre alta e fica sendo picos , porém nunca chega a 12 x .. chega até 15x 10. Depois sobe para 20, 19 x 10. Ando sentindo dores nos rins , coluna e na nuca. Fui ao um cardiologista , chegando lá minha pressão arterial estava , 19x 10. , A Dr. Pediu o eletro fiz na mesma clinica o resultado não saiu na hora do depois de 10 dias , porém mesmo ela não vendo o resultado do exame trocou minha medicação. Tomava o Diovam 360m HCT ela trocou para Losartana Potássica 50m. Tomar na manhã e após o jantar. Sai da clínica me sentindo mau com tonteiras e não fui medicada nesta clínica só tomei o remédio as 19: horas como a orientação da médica .. Não está resolvendo está medicação continua aumentando a minha pressão arterial. Estou em busca de outro cardiologista , pois essa médica creio que faltou alguma coisa . Não consigo vaga em nenhum cardiologista no rio de janeiro . Sem saber o que fazer.

Cleusa torquato dois Santos

Boa noite oque fazer tenho pressa alta e baixa como eu faço pra te mandar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleusa, marque uma consulta com o cardiologista para uma avaliação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.