Maleato de Enalapril e Besilato de Anlodipino: conheça os benefícios de uma combinação de moléculas em um único comprimido para o tratamento da hipertensão


  • +A
  • -A
Imagem do post Maleato de Enalapril e Besilato de Anlodipino: conheça os benefícios de uma combinação de moléculas em um único comprimido para o tratamento da hipertensão

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira sofre com hipertensão. Por ser uma doença sem cura, o tratamento é focado no controle da pressão arterial por meio de remédios hipertensivos aliados a uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Entre as opções, a combinação das substâncias maleato de enalapril e besilato de anlodipino oferece muitos benefícios no tratamento.

 

“O maleato de enalapril é uma substância que age na inibição da enzima conversora de angiotensina, responsável pela constrição dos vasos sanguíneos, logo, ele promove uma vasodilatação arterial e, consequentemente, a queda da pressão arterial”, explica o cardiologista Benjamin Segal. “Bem como o besilato de anlodipina, um bloqueador dos canais de cálcio que, por diversos mecanismos, leva à vasodilatação arterial também”. O benefício dessa combinação de moléculas também se estende a outros órgãos: “Os rins e o próprio coração também ficam protegidos de ações prejudiciais”, completa o médico.

 

Tratamento para qualquer tipo de hipertensão

 

A hipertensão é classificada em três tipos: leve (pressão arterial de 14/9 até 15/9), moderada (16/10 até 17/10) e grave (17/10 ou mais). De acordo com Segal, o enalapril e a anlodipina são excelentes escolhas nas diversas formas da doença, pois suas dosagens podem ser ajustadas para um melhor controle no tratamento de cada paciente. “As substâncias promovem diminuição da morbidade e mortalidade, bem como proteção dos órgãos que são diretamente e indiretamente afetados pela hipertensão”, afirma.

 

O médico ainda ressalta que cada paciente deve ser tratado dentro de suas especificidades. “Por exemplo, um jovem se comporta de uma maneira diferente de uma pessoa mais idosa, assim como as diversas causas de hipertensão irão estabelecer necessidade de tratamentos diferenciados”, explica. “Em geral, temos um bom controle com essas duas substâncias e, até mesmo pelo sinergismo entre suas ações, podemos utilizar doses menores e com menor grau de incidência de efeitos adversos, para alcançar as metas estabelecidas”.

 

Além de remédios, controle a hipertensão com hábitos saudáveis

 

O uso de remédios ajuda a controlar hipertensão, mas o primeiro passo para manter manter a pressão arterial sob controle é seguir um estilo de vida saudável. “Vale para qualquer doença ou condição clínica, da hipertensão a diversos tipos de câncer”, conclui o cardiologista. “Isso inclui uma rotina de exercícios aeróbicos e isométricos, alimentação rica em fibras, minerais, proteínas de origem vegetal ou animal de baixo teor de gordura, vegetais em suas diversas formas e livres de agrotóxicos, hidratação abundante e baixa ingestão de açúcares, sal e frituras. Tanto o plano alimentar quanto o plano físico devem ser individualizados e acompanhados por profissionais adequados”.

 

Dr. Benjamin Segal é cardiologista e atende em seu consultório, no Rio de Janeiro. CFM/CRM: 52-80252-2 – RJ. Para mais informações, confira no site: http://www.benjaminsegal.com.br/

 

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Maleato de Enalapril e Besilato de Anlodipino: conheça os benefícios de uma combinação de moléculas em um único comprimido para o tratamento da hipertensão"

Linete

Porenquantu nada

Cuidados Pela Vida

Olá Linete, caso o tratamento prescrito não se mostre eficaz, o indicado é retornar com o médico afim de verificar outro tratamento para o seu caso. Abraços.

Francisca Sueli dá Silva Perandre

Olá Dr: bom dia ,eu só quero que vc tirar minhas dúvidas eu tomo o remédio maleato de enalapril de 5mg esse cinco mg é cinco mesmo ou é 50mg eu muito leiga nessas coisas me desculpa me responda por favor espero sua resposta um abraço 😘

Cuidados Pela Vida

Olá Francisca, o medicamento possui a quantidade descrita na embalagem. Caso tenha dúvidas você pode entrar em contato com o seu médico ou com o SAC do fabricante do medicamento que você está utilizando.

Gisele

Oi doutor bom dia gostaria de saber se posso substituir o anlodipino pelo enalapril

Cuidados Pela Vida

Oi Gisele, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O ideal é que você realize uma consulta para que o médico possa avaliar se a substituição é viável para o seu caso. Abraços.

Alberto

Informação é tudo, muito bom.

Cuidados Pela Vida

Olá Alberto, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Junio

Losartana faz os mesmos beneficio com anlodipino.?Tomo higrotom 12.5 mg posso tira-lo?

Cuidados Pela Vida

Oi Junio, a anlodipina é um bloqueador dos canais de cálcio que, por diversos mecanismos, leva à vasodilatação arterial. A losartana por sua vez é um antagonista dos receptores de angiotensina II, seu uso resulta numa redução na pressão arterial. O controle da hipertensão deve ser feito de maneira regular e com acompanhamento médico para que cada paciente possa ser tratado dentro de suas especificidades. Verifique com o médico que te acompanha qual é o melhor tratamento para o seu caso. Abraços.

caca Batista

Bom dia doutor tomo o maleato de 10mg e anlodipino de 5mg estou tendo muitas tosses secas até dar ânsia de vômito. O que preciso fazer mudar de remédio?

Cuidados Pela Vida

Oi Caca, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento e relate para os seus sintomas, assim ele poderá fazer a manutenção necessárias no tratamento. Abraços.

marcelo pontes

Estou tomando enalapril 20mg Alondipino 10 Mg. fui medir a pressão 2x essa semana e estava 15×9 e 16×9 será que não faz mais efeito tomo a muito tempo.

JOSE PEDRO NAU

OLA ESTOU MUITO BOM .A MINHA PREÇÃO ESTA OTIMA MAIS TENHO QUE TOMA UM COMPRIMIDO DE 8 HORA EM8HORAS. ASSIM ELE A VIDA NORMAL.BOA SORTE A TODO.

Maria Amelia Santos Aragão

tenho d.p.o.c posso tomar anlodipino

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Amelia, informe ao cardiologista todos os medicamentos que você utiliza, assim ele poderá te orientar adequadamente. Abraços.

joao gilberto neia cossulin

Boa tarde Dr , quero saber qual o remédio que substitui o besilato de anlodipino consorciado com a valsartana no combate a hipertensão , pois o besilato de anlodipino esta me dando alguns efeitos colaterais como inchaço nos membros inferiores e mais alguns.

Cuidados Pela Vida

Oi João Gilberto, não temos como mudar a prescrição do seu médico. Retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento, relate para ele sobre esses sintomas, assim ele poderá te auxiliar. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.