O que é mais perigoso: Um pico de pressão alta ou de pressão baixa? Por quê?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é mais perigoso: Um pico de pressão alta ou de pressão baixa? Por quê?

Existem inúmeras causas para a ocorrência de picos de pressão arterial alta ou de pressão baixa e cada uma delas precisa de uma resposta específica quanto a medidas de tratamento. Para explicar melhor, o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho elaborou dois cenários: no primeiro, o paciente hipertenso não apresenta sintomas diante dos picos, mas no segundo, a elevação e a queda são sintomáticas.

Sem sintomas, pico de pressão alta é mais perigoso que o pico de pressão baixa


“Quando a pessoa está completamente assintomática, sem qualquer queixa, e encontra uma medida de pressão elevada, significa que, mesmo sem um risco agudo de uma complicação, seu tratamento não está 100% eficaz”, afirma o médico. Caso o aumento da pressão persista, o tratamento deverá ser revisto. Se não houver auxílio de um profissional, o paciente continuará sob o perigo de ter as complicações da hipertensão, como o AVC, o infarto, a demência e a insuficiência renal.

Por outro lado, se o valor da pressão encontrado for muito baixo e o paciente não está com tontura, moleza, fadiga e outros tipos de desconforto, não há perigo iminente. Caso esses valores se mantenham, é possível até mesmo uma redução dos medicamentos. “Concluo que, no cenário no qual o paciente está sem qualquer sintoma, ter picos de pressão elevada é mais perigoso a longo prazo”, alerta o especialista.

Pico de pressão baixa com sintomas oferece risco de quedas e traumatismo


Já no cenário em que o paciente apresenta sintomas, tanto um pico de pressão alta quanto uma queda importante merecem atenção imediata, já que ambos são perigosos. “Os sintomas da pressão muito elevada costumam ocorrer quando a elevação se dá de forma abrupta. O paciente pode ter fortes dores de cabeça, convulsões, náuseas, vômito e turvação visual”, explica Francisco Flávio. Outros sintomas são falta de ar, tosse e dor no peito, que também podem significar, clinicamente, um infarto ou edema agudo pulmonar.

Quando os sintomas são decorrentes de uma queda na pressão, geralmente, o paciente sente tontura constante ou sempre que muda da posição deitada para a de pé, além de fadiga, sonolência e pele fria. Neste cenário, há um risco iminente de quedas e traumatismos graves, principalmente nos mais idosos. É possível que a queda de pressão seja causada pelos anti-hipertensivos, mas também pode ser a manifestação de outra doença, o que mostra que o paciente deve ser avaliado por um profissional.

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

55 comentários para "O que é mais perigoso: Um pico de pressão alta ou de pressão baixa? Por quê?"

Alberto A. B. da Silva

Dores na nuca e dores de cabeça ou tontura podem ser pressão baixa ou alta.

Pâmella

Boa tarde. Ontem tive uma tontura repentina. Minha tia e minha mãe falaram que foi apenas uma indisposição, sendo que tenho tomado anticoncepcional. Isso pode ser efeito do mesmo? Ou seria melhor eu investigar?

Pamela

Boa noite. Teve um dia que passei muita raiva no meu dia de trabalho, pois quardei pra mim, mais ai no final dia com tanta dor de cabeça minha presao subiu tive que para no hospital de tanta dor, e tontura. E se passando um tempo eu ja no trabalho bem cedo ainda senti do nada tontura, ancia de vomito, e cheguei suar tanto que se pegasse a minha roupa daria pra torce pois medirao a minha pesao e estava 7 por alguma coisa e meus batimentos muito de vaga. Por favor me fale o que pode ser??

Cuidados Pela Vida

Olá Pâmela, quando passamos por picos de estresse o nosso organismo pode reagir de diversas maneiras, como se fosse uma auto-defesa pedindo para “darmos um tempo”. Provavelmente, por esse motivo, sua pressão pode ter ficado baixa.

Ana Margareth Silva Coelho

Sou hipertensa á 24 anos, faço uso de medicação, por um período mas não controla, já passei por vários cardiologistas, cada um vai mudando a medicação, cada um fiz uma coisa, sempre da alteração em meus exames, ex. Bloqueio total de ramo esquerdo,arritmias, e…mas me dizem que é norma, pra mim que sou hipertensa, AÍ EU PERGUNTO, O QUE NÃO É, NORMAL EM UMA PESSOA QUE É HIPERTENSA?

Cuidados Pela Vida

Olá Ana. O tratamento para hipertensão é complicado. Mas fora o uso de medicamentos, você segue alguma outra recomendação?

Elandila silva santos

ja uns 4 dias que sinto uma dor na regiao da testa e dos olhos com uma pressao, nao é tao forte mais incomoda. isso tem a ver com a pressao alta ou baixa??

Sheila

Ola boa noite eu quero sabe ser estar na mesopausa faz a pressão fica alta ??

Iere Maria

Boa noite! Tenho 47 anos e a dois tomo losartana. Ultimamente estou sentindo falta de ar, dor no peito ( um aperto) e dor do lado direito das costa. O que pode ser?

Thais

Boa noite minha pressão e 9por 5 é baixa e cinto frio atoa e tontura devo procurar um cardiologista pra olhar

Cuidados Pela Vida

Olá Elandila, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Abraços

Cuidados Pela Vida

Oi Sheila, são os sintomas mais comuns da menopausa: os fogachos, aquelas famosas ondas de calor, insônia, depressão, falta de ânimo, baixa libido, irritação e dor de cabeça; pode ocorrer também pele seca, queda de cabelos e vagina seca, mas isso depende muito de cada mulher. Caso esteja observando um aumento na pressão arterial, o ideal é realizar uma consulta para que o médico possa avaliar o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Iere, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Thais, o ideal é realizar uma consulta com o especialista para que ele possa avaliar o seu caso. Abraços.

Lourdes Costa

Fui diagnosticada com sugestão de bócio e agora sinto cansaço, esquecimento, olhos lacrimejantes… Fui encaminhada a um cardiologista por estar, segundo um neuro, com picos de pressao. Estou assustada. Gostaria que me ajudasse

Cuidados Pela Vida

Oi Lourdes, faça a consulta com o cardiologista, assim ele poderá esclarecer todas suas dúvidas a respeito do seu caso, e também poderá indicar a conduta adequada para o tratamento. Abraços.

raquel

meu marido está com a pressão muito baixa e senti dor de cabeça não sei o que faze?

Cuidados Pela Vida

Oi Raquel, marque para ele uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Mercia Salimo

Eu quando fico muito chateada, perco a fala, todo barulho me encomoda, só tenho vontade de ficar calada e no meu canto, se eu tento conversar ou rir, dói cabeça, peito, quase todo corpo, e n consigo ficar dentro de casa, preciso de um ar natural.Eu pergunto o que será que deve ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Mercia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

PAULO

BOA TARDE, QUAL DAS DUAS PRESSÕES TEM MAIS RISCO DE OBITO ( A BAIXA OU A ALTA) NO CASO DE UMA PESSOAL NORMAL,… DE PRESSÃO EQUILIBRADA, MAS…., MAS POR TER INGERIDO UMA QUANTIDADE NÃO RECOMENDADA… POR FALTA DE INFORMAÇÃO ADEQUADA PARA A ADMINISTRAÇÃO CORRETA;ATENCIOSAMENTEPAULO E-MAIL participe@idososlegais.com.br

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo, tudo irá depender do estado de saúde e fatores de risco do paciente. Por isso o uso de medicamentos só deve ser feito após a devida avaliação e prescrição médica. Abraços.

Maria Eli

Boa tarde! Eu uso selozok 25 ml, minha pressão fica 9/6 ou 10/6 e os batimentos cardíacos 55/56 no máximo 60, sinto um pouco de fraqueza e mal estar, por um curto período do dia e à noite quando me deito. Isso é normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Eli, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do medicamento Selozok, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar a respeito dos seus sintomas. Melhoras.

Vania Ferreira Losovoi

Boa Tarde eu possuía uma carteira de descontos dos produtos de vocês mas eu perdi.Como consegui uma 2@.via

Cuidados Pela Vida

Oi Vania, encaminhamos para você um e-mail com as orientações. Abraços.

Alessandra

Tenho colesterol alto faço dieta a minha pressão altera as vezes k que fazer já fui cardiologista dei ok meu eletro

Dione Guedes

Olá! Tenho insônia e sofro de ansiedade . Tome clinazepan para dormi a noite . O problema é que vivo tendo queda de pressão , chegando a 8.5. Desmaiei por conta disso três vezes . Estou na menopausa com 47 anos hoje . Corro risco de ter um AVC devido aos desmaios ? Tontura conststimente e cansaço físico . Me ajude qual especialista procurar realmente ?

Cuidados Pela Vida

Oi Alessandra, o colesterol ruim (LDL) tem maior relação com as doenças cardiovasculares, isto é, doenças que alteram o funcionamento do coração, como por exemplo, a hipertensão arterial (pressão alta). Siga as recomendações do médico e compareça a consultas regulares para que ele possa repetir os exames e te oriente quanto as condutas a serem tomadas. Abraços.

Ana

A pressão da minha mãe normalmente é 10/5 mas ontem à noite medimos de todos em casa para compararmos as pressões e a dela estava 8/4 sem nenhum sintoma. O que pode ter causado? Ela tem hipoglicemia bruscas, pode ser um dos causadores? Por não ter sintomas ainda se torna de risco?

Júlia

Qual delas é pior

Cuidados Pela Vida

Oi Dione, retorne em consulta com o médico que receitou o medicamento, relate para ele os seus sintomas, assim ele poderá te orientar sobre o tratamento. Abraços.

Edilaine reis

Bom dia sou cardiopatia minha pressão sempre e 10. 9…9 por7..e normal…quando ela ta 12 começo a passar mal….

Andrea Santos

A minha filha tem tudo tonturas ao levantar e quando abaixa a cabeça. A pressão del anda muito baixa. Isso pode ser pelo fato de ela ser muito ansiosa e stressada?

Cuidados Pela Vida

Oi Ana, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leva sua mãe para uma consulta. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Júlia, ambos os cenários merecem uma avaliação de um profissional médico. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Edilaine, o ideal é que você realize uma consulta com o médico, assim ele poderá identificar o motivo da variação nos valores da sua pressão e poderá indicar a conduta adequada. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Andrea, leve-a para uma consulta com o médico, assim ele poderá avaliar se há algum fator desencadeando esses sintomas, e a partir daí indicar o tratamento adequado. Melhoras para sua filha.

Elaine

Boa noite! Sinto tontura frequentemente, vista embaraçada, dor de cabeça, falta de ar, e toda vez q olho a pressão está 10,6 ! 10,3! E 10,7 não entendo muito? Oque pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Elaine, realize uma consulta com o médico especialista e relate para ele os seus sintomas, assim ele poderá te orientar adequadamente. Melhoras.

santos

tive um pico de pressão de 16/10 estava deitado minha vista escureceu quando levantei minha perna quase não respondeu, moleza no corpo e tontura. Fui medicado com um sublingual não baixou a pressão depois tomei um medicamento na veia com diazepam só assim melhorei. Existe uma causa específica para ter passado por isso já que foi a primeira vez?

Cuidados Pela Vida

Oi Santos, realize uma consulta com o cardiologista para que ele possa avaliá-lo e assim possa tirar suas dúvidas a respeito do seu estado de saúde. Abraços.

Allan

Passei por um estresse muito grande essa semana na sexta feira fui trabalhar e senti uma tontura meus pés ficaram gelados a vista turva será que é por causa do estresse

Magno Aloizio da Silva

Dias atrás estava conversando com minha tia na sala e derrepente comoçou a subir uma espécie de cala-frio na minha perna esquerda veio subindo e logo depois minhas vistas escureceram e fui caindo. fui levado para casa e nem conseguia dirigir. minhas pernas ficaram bambas e chegando em casa minha mulher mediu minha pressão e estava bem alta. nunca tive esse tipo de problema. dia seguinte aconteceu a mesma coisa , bateu uma sensação estranha de morte. Fui ao médico e minha pressão já estava estabilizada.fiquei com medo de ir á lugares, tinha medo de ficar sozinho,tinha medo de escuro e medo de sair de casa. O que pode ter acontecido?

paulo silva

voces me desculpe mas estas resposta de voces sempre é procure um medico,as pessoas querem uma orientação,claro que o indicado é .procurar um medico.melhorem estas respostas

Cuidados Pela Vida

Oi Allan, realize uma consulta com o médico e relate para os seus sintomas, assim ele poderá diagnosticá-lo e se necessário irá prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Magno, é importante que você passe por uma consulta com o especialista e relate para ele os seus sintomas, assim ele poderá indicar a conduta adequada a ser seguida. Melhoras.

Simone

Olá boa noite,tenho prolapso na valvula mitral tomo atenolol de 25,minha pressão é baixa sempre entre 10,09 11,08 porem de uns dias para cá tem estado alta 15,08 tenho sentido bastante dores de cabeça e ontem a noite senti dores fortes no peito do lado esquerdo seguida de dor de estomago dor de cabeça na nuca,fiquei trêmula e com sensação de formigamento na cabeça e boca,fui verificar a pressão e estava alta 15,08 as dores ocorreu umas 3 vezes pausadamente fiquei bastante preocupada o que pode ser principalmente por causa da pressão alta que eu nunca tive, até achei que fosse por causa da leco que fiz esses dia mais acredito que não,o que poderia ser isso tudo?

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe que sejam feitas consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. No entanto, somente o médico em uma consulta presencial é habilitado para a realização de diagnóstico e prescrição de tratamentos. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Simone, nesses casos é importante que você procure por um serviço de saúde próximo de sua residência para que o médico lhe forneça os cuidados necessários. Marque uma consulta com o seu cardiologista para uma reavaliação. Abraços.

Aline

Dr Francisco,Fui diagnosticada com hipertensão há 2 anos. Tomo medicamento a noite. Mas ultimamente tenho me sentido mal. Mesmo tomando a medicação fiquei muito tempo com a pressão media de 13/11. Depois de um tempo a media se tornou 11/9. Mas agora tem variado. Essa semana tive 2 dias em q estava 11/6 e hj mesmo está 14/9. Tenho me sentido muito mal, tontura, enjoo, dor de cabeça e visão turva em ambos os números. Na mais baixa ou na mais alta. Não sei o q fazer. Tinha conversado com minha medica na ultima semana sobre reduzir a medicação já que estava controlada, agora q tive 3 dias de picos mais altos. Acho difícil reduzir, mas ao mesmo tempo não dá pra ficar assim pois está afetando meu trabalho. O que o senhor recomendaria? Moro na Australia e acho os médicos daqui em geral muito diferentes e não tão bem preparados como no Brasil. Muito obrigada, Aline

Leda

Bom dia,meu esposo tem 51 anos,ele é uma pessoa tensa,estressada ja passou por várias tensões na vida,as batidas cardíacas dele são sempre baixas 50,51,ele não vai ao médico,é perigoso?

Cuidados Pela Vida

Oi Leda, é importante que ele faça uma avaliação para entender o que está ocasionando este sintoma. Abraços.

Wellington

Nunca tive problema com preçao alta .hoje estava com dor de cabeçaFui midir a preçao e deu 18 por10. Tomei um susto quando minha mãe q está acamada se engasgou .Pode ter sido isso

Cuidados Pela Vida

Oi Wellington, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.