Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?

Pessoas com pressão alta precisam de cuidados especiais quando se submetem a um procedimento cirúrgico. A hipertensão não controlada gera inúmeras complicações no corpo e uma delas é o maior risco de picos de pressão durante uma cirurgia. Se algo der errado, órgãos-alvos, como coração, cérebro e pulmões, podem ser afetados e precipitar infartos e AVC (acidente vascular cerebral).

A importância da avaliação do risco cirúrgico

Para prevenir que qualquer problema aconteça, antes do procedimento, o paciente se submete a uma avaliação do seu estado clínico, como aponta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal: “Antes de qualquer operação, é realizado um risco cirúrgico, feito geralmente pelo cardiologista ou clínico médico para detectar e, por vezes, tratar esses fatores de risco.”

O anestesista deve checar os sinais vitais e manter o paciente estabilizado antes, durante e depois da cirurgia. “Contudo, devemos entender que esses fatores de risco podem ficar ocultos antes do procedimento e se agravar durante o ato cirúrgico”, alerta Segal.

Acompanhamento médico é fundamental

Segundo o cardiologista, picos de pressão podem ocorrer a qualquer momento. Mas, depois de uma cirurgia e quando o efeito da anestesia acaba, o paciente pode sentir dor e isso provocar um aumento da pressão arterial. Para o médico, é fundamental que o paciente seja acompanhado em todos os passos do processo de intervenção.

Segal ainda afirma que, como o ser humano é dinâmico, o tratamento para a hipertensão pode mudar por causa de um procedimento. “Muitas vezes, temos uma cirurgia que visa corrigir um tumor ou uma situação que gere dor na pessoa e, quando retiramos esse fator desencadeante, a pressão diminui”, diz o cardiologista, concluindo que todas as mudanças do corpo impactam no tratamento médico.

Dr. Benjamin Farbiarz Segal é cardiologista formado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52.80252-2

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

28 comentários para "Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?"

silvia

meu marido vai operar e retirar a prostata ele e hipertenso e diabetico estou apreenciva

Cuidados Pela Vida

Olá Silvia, é normal ficar apreensiva diante de um procedimento cirúrgico, no entanto o seu esposo será acompanhado por profissionais habilitados em todos os passos do processo. Estimamos melhoras a ele. Abraços.

Eloina

Sou hipertensa tomo lozartana 50mg TD dia,resolvi fazer uma cirurgia prótese de mama,já fui duas vezes e voltei pra casa por causa de picos de pressão,passei por médico cardiologista e fiz novos exames tá tudo OK aumentou a dose do meu remédio agora vou aguardar pra ver se consigo fazer minha sonhada cirurgia.

Juliana

Descobri que tenho pressão alta,Tenho 32 anos…posso engravidar?

Cuidados Pela Vida

Olá Juliana, a hipertensão na gravidez é um assunto muito sério e requer acompanhamento desde as primeiras semanas.O tratamento da hipertensão durante a gravidez costuma envolver o uso de medicamentos. No caso das mulheres que já tinham o problema anteriormente, os remédios podem ser substituídos.Recomendamos que você realize uma consulta com especialista para que ele possa melhor avaliar e acompanhar seu quadro. Abraços.

Amanda Gomes

Olá meu nome é Amanda a 6 anos minha mãe fez uma cirurgia na cabeça para drenar um tumor ela ficou alguns dias em coma e depois acordou e só se comunicava com aperto de mão e piscando o olho pouco tempo depois ela chegou a falecer na certidão de óbito está q ela teve hipertensão intracraniana Eu cheguei a conversar algum tempo depois com um médico conhecido meu é ele me falou q ela pode ter morrido pq não deram o remédio de pressão para ela já q ela era hipertesa e diabética e a pressão subiu e fez pressão no cérebro gostaria de saber se isso pode acontecer Deis de já agradeço

Cuidados Pela Vida

Oi Amanda, sentimos muito pela sua perda. Não podemos afirmar o que houve pois não temos acesso a todos os dados clínicos de sua mãe. Tente conversar com os médicos que a acompanharam nesse período, eles poderão esclarecer o que houve com ela. Abraços.

jacy

Tenho pressão alta e diabetes, vou passar por uma cirurgia de redução estomago, to um pouco apreensiva, pois uma amiga quase morreu com a cirurgia dela, e tinha pressao alta.

Claudinei

Olá boa noite Gostaria de saber se para tirar os pontos da cesária Não pode ter pressão altaE se tem algum risco….

Cuidados Pela Vida

Oi Jacy, é normal ficar apreensiva diante de um procedimento cirúrgico, no entanto você será acompanhada por profissionais habilitados em todos os passos do processo. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Claudinei, retorne em consulta com o médico que realizou a cesárea para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Alexandre

Meu nome é Alexandre, tenho 42 anos e vou me submeter a uma cirurgia bariátrica, tenho problemas de pressão, qual a probabilidade de riscos na cirurgia por causa da hipertensão?

Cuidados Pela Vida

Oi Alexandre, pessoas com pressão alta precisam de cuidados especiais quando se submetem a um procedimento cirúrgico. A hipertensão não controlada gera inúmeras complicações no corpo e uma delas é o maior risco de picos de pressão durante uma cirurgia. Para prevenir que qualquer problema aconteça, antes do procedimento, você deve passar por uma avaliação com o cardiologista ou clínico médico, assim eles poderão esclarecer suas dúvidas e passar as orientações necessárias. Abraços.

Ana Paula

Oi boa tarde vou fazer uma laqueadura por video mais a duas semanas tive dores de cabeça forte,é minha pressão alterou bastante da dando alta 13×8 14×8 sendo q sempre dava baixa é normal. Me ajude por favor

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Paula, converse com o médico que fará sua cirurgia e relate para ele sobre as variações na pressão que você vêm percebendo. Antes do procedimento, você deve passar por uma avaliação com o cardiologista ou clínico médico, assim eles poderão esclarecer suas dúvidas e passar as orientações necessárias. Abraços.

Thi

Olá. A amiga da minha mãe tem 74 anos e já teve duas vezes nódulos retirados da mesma mama só q beligno e agora descobriu q está c outro c menos de um centímetro só q maligno e ainda, na mesma mama. Ela tem pressão alta, diabetes, bronquite. Ela terá q passar por cirurgia r quimioterapia e rádio. Qual desses procedimentos é mais arriscado?

Leticia da Ros

Ola. Minha mae tem 46 anos e tem pressao alta, toma losartina para regulariza a pressao. E agora ela vai ter que fazer uma cirurgia para retirada do utero. Ela corre algum risco. É mtu perigoso uma pessoa com pressao alta fazer cirurgia?

Denilson

tenho pressao alta e quero me opera de hernia

Daniele

Olá estou tentando fazer a cirurgia bariátrica, mas descobri que minha pressão está um pouco alta mas estou tomando o remédio para controlar , alguém pode me dizer se o plano libera para a cirurgia nesses casos?

Cuidados Pela Vida

Oi Daniele, é necessário entrar em contato com sua operadora de saúde para que eles possam te orientar a respeito dessa dúvida. Abraços.

Letícia

Olá, boa noite! Minha mãe irá passar por um procedimento cirúrgico nesta próxima segunda feira (11/06), hoje ela passou mal, pressão alta! A um risco maior? Estou apreensiva.

Sirlei

Olá boa noite!Preciso fazer uma cirurgia plástica (reparação) já estava programado pro ano que vem, mas descobri que tenho hipertensao arterial pulmonar Será possível realizar a cirurgia?

Cuidados Pela Vida

Oi Letícia, antes do procedimento, a sua mãe irá passar por uma avaliação, eles poderão esclarecer suas dúvidas e passar as orientações necessárias. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Sirlei, antes do procedimento, você deve passar por uma avaliação com o cardiologista ou clínico geral, assim eles poderão esclarecer suas dúvidas e passar as orientações necessárias. Abraços.

Girlane Borges

Olá!Meu marido vai fazer uma cirurgia de varizes e ele é hipertenso eu queria saber se ele pode fazer a cirurgia de varizes mesmo assim?

Cuidados Pela Vida

Oi Girlane, o seu esposo será acompanhado por profissionais habilitados em todos os passos do processo. Lembrando que antes do procedimento, ele deve passar por uma avaliação com o cardiologista ou clínico médico, assim eles poderão esclarecer as dúvidas e passar as orientações necessárias. Abraços.

Claudia bispo

Sou Odessa sou hipertesa mais preciso fazer uma cirurgia de vesícula e outra de mioma será q eu vou poder fazer porque eu tomo os remédio de pressão certo mais não controla so de vez em quando ela ta normal

Cuidados Pela Vida

Oi Claudia, é normal ficar apreensiva diante de um procedimento cirúrgico, no entanto você será acompanhada por profissionais habilitados em todos os passos do processo. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.