Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?


  • +A
  • -A
Imagem do post Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?

Como a hipertensão é uma doença que dificilmente provoca sintomas, seguir as recomendações médicas sobre como utilizar os medicamentos e adotar hábitos de vida mais saudáveis são de extrema importância para evitar complicações, como o infarto e o AVC. Respeitar as orientações de um especialista torna o tratamento mais eficaz e ajuda a evitar problemas, já que cada medicamento tem um período para efetivamente controlar os efeitos da doença.

 

Medicamentos para hipertensão começam a fazer efeito em 40 minutos

 


De acordo com a cardiologista Caroline Nagano, o tempo de ação dos medicamentos depende se a administração é feita via oral, a forma mais comum, ou diretamente na veia. “Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Já para que o medicamento cause um efeito crônico, ou seja, de controle efetivo da pressão arterial, é preciso mais tempo. “Em média, são necessárias quatro semanas para avaliar o efeito da medicação no organismo, tempo necessário para ele fazer as modificações e entrar em equilíbrio”, explica a profissional.

 

Anti-hipertensivos de ação rápida são utilizados para emergências

 


Levando em consideração esse tempo, o médico pode receitar um remédio de ação mais rápida para um paciente cujo quadro é mais grave, quando abaixar a pressão com maior rapidez se faz necessário. No entanto, este tipo de situação não é o mais comum, ocorrendo geralmente em casos de emergência e em setores de terapia intensiva. Caroline diz que a diminuição abrupta da pressão pode provocar até mais prejuízos que o aumento.

A ação dos medicamentos nem sempre é a mesma, variando de acordo com a classe a qual a medicação pertence. “Cada um age em uma via do nosso organismo que está envolvida com o aumento pressórico, como rins, hormônios, sistema nervoso, vasos sanguíneos, já que a hipertensão é uma doença multifatorial”, ressalta a médica. Muitas vezes, é preciso mais de um medicamento para obter o controle da pressão, atuando em diferentes sistemas do corpo.

 

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

43 comentários para "Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?"

naim hamad 78

bom dia, há 6 anoa minha pressão 14, medico receitou lozartana 25mg, daí foi para 17, voltei ao medico,insistiu na continuação daí parou 22…daí não tomei mais o remedio…derepente precisei medicação, receitaram captopril 25 2x d.usei 36 dias não melhorou muito, 19 um dia 18 outro dia, causou cosseira no anus..parei de tomar,no 3 dias parou a cosseira…cosseira é uma alergia, bula diz no caso de alergia não use o remedio…como fico srs da midicina²agradeco qualquer resposta Naim

Cuidados Pela Vida

Olá Naim. O seu caso é bem atípico. Já pensou em procurar outro médico para ter uma segunda opinião sobre qual o melhor tratamento para o seu caso?
Abraços

Daniel Ramos Muniz

Fui diagnosticado com hipertensão à 2 anos, tomo losartana de 50mg 2x ao dia e atenalol 25mg 1x a noite, mas também venho sofrendo de transtorno de ansiedade muito forte, as vezes minha pressão estar 10/7 9/6, fico sonolento o dia todo, as vezes minha pressão sobe, meu coração dispara por causa da crise de ansiedade. Será que meu transtorno de ansiedade pode estar me causando hipertensão nesses dois anos, pq todos os dias eu passo mal, ou quando é com sonolência e cansaço mútuo, ou comas dores de cabeça que eu sinto, me dê uma luz.

Marcio de souza

Olá, preciso de ajuda tenho 37 anos levava uma vida saudável, praticando esportes e do nada me veio uma crise de hipertensão com pico de 20/08. E a 50 dias passei a tomar lozartana 50 mg duas vezes ao dia, porem estou sempre com zumbido no ouvido, vez ou outra sensação de queimação nas costas, as vezes dores nas pernas, ai agora a pressão esta voltando a subir e ficando sempre em torno de 14/8 fui ao médico i ele trocou meu remedio suspendeu o lozartana e me receitou um outro que me fugiu o nome, de 25 mg apenas uma vez ao dia!…. Ai vem a minha pergunta; si com lozartana 50 mg duas vezes ao dia não estava conseguindo controlar a pressão me explique como um de 25 mg uma vez ao dia vai conseguir????Obs: ai não tomei esse de 25 mg!

Cuidados Pela Vida

Oi Marcio, os medicamentos anti-hipertensivos disponíveis para o uso clínico estão divididos em sete categorias principais: diuréticos, bloqueadores adrenérgicos, vasodilatadores diretos, bloqueadores dos canais de cálcio, inibidores da enzima conversora de angiotensina, bloqueadores do receptor AT1 da angiotensina II e inibidores diretos da renina. Os efeitos de cada um desses tipos no nosso corpo vai variar, pois cada um possui um diferente mecanismo de ação no controle da pressão arterial. Ao deixar de consumir a medicação da forma indicada pelo seu médico, você está mais sujeito aos picos de pressão. Retome o tratamento prescrito e faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Edneuton

Sofro de pressao alta tomo losatana e carvediol 12.5 tenho leve suficiências nas três válvula do cara cão já fui cardiologista ele passou eese medicamentos estar certo

Cuidados Pela Vida

Oi Edneuton, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar o paciente e prescrever o produto adequado. Se ele indicou esse medicamento é porque ele é o ideal para o seu tratamento. Abraços.

Bia

Faço tratamento há 2 meses com Naprix e mesmo assim minha P.A as vezes continua com picos elevados ( 16/10.15/9.) Será que devo voltar no meu médico ou a medicação ainda está se adaptando ao meu organismo? Desde já Obrigado.

Valter Ferreira Martins

Estava tomando um remédio chamado Brasart HCT 320 / 25 mg e fiquei sem toma-lo por 30 dias, agora retornei a tomar ontem e hoje, fui medir minha pressão estava 14 por alguma coisa, minha pergunta é, quanto tempo leva para o remédio fazer efeito?

Cuidados Pela Vida

Oi Bia, não temos como passar orientações a respeito deste produto, pois o medicamento Naprix não é fabricado pelos Laboratórios Aché e Biosintética. Verifique com o seu médico se há ou não a necessidade de manutenção do tratamento prescrito. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Valter, não temos como esclarecer a sua dúvida, pois o medicamento Brasart não é fabricado pelos Laboratórios Aché e Biosintética. Abraços.

Adnan

Boa noite!!tenho 36 anos nunca ingeri bebida alcoólica nem fumar,e sempre tive uma alimentação razoavelmente saudável,mas com histórico de hipertensão com meus pais..de 1 mês pra cá minha pressao está sempre 14/10 15/11 só vou passar com o cardio daqui 30 dias,um clínico me disse pra tomar 1 captopril sempre q passar de 15/11,posso continuar assim msm?

Mariana

Olá minha mãe tem pressao alta mas as vezes está muito baixa sem tomar o remédio,nós nunca sabemos se pode dar o remedio dela assim mesmo pois parece que irá abaixar mais,alguem para me ajudar?? Obrigada!

Tharcisio rangel

Sofro de ansiedade e na crise meu coração acelera, sinto falta de ar e à pressão sobeO que devo fazer?

Anderson

Olá.Minha P.A. chegou ao máximo de 17/12 no trabalho, tenho histórico na família, passei pelo médico coloquei o mapa, mas usei no dia que não estava no trabalho e bateu 14/8 a mais alta, mas a média 11/7. Pediu que tomasse o losartana de 25mg 1 ao dia, mas as vezes mesmo assim ela sobe. Como tenho ácido urico tomo 100 mg de aluropurinol, o médico disse que ele não corta o efeito do losartana. Se eu tomar 2 losartana 1 de 25 mg as 10h e outro as 22h terei algum problema, visto que vira e mexe a PA sobe?

Cuidados Pela Vida

Oi Adnan, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O indicado é que você siga a orientação do clínico, e não falte a consulta com o cardiologista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Mariana, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção no tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Tharcisio, evitar ter pensamentos negativos e ficar focado na crise é essencial. É a chamada distração cognitiva. Existem algumas formas mais conhecidas, mas qualquer pensamento que conforte a pessoa na hora é adequado. É possível contar de 100 a 1 pelos números ímpares, em outra língua que conheça, cantar a letra de uma música que goste. Procure a ajuda de um médico especializado. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Anderson, não é indicado alterar a forma de uso do produto sem autorização médica. Retorne em consulta e informe ao médico que você ainda está apresentando alterações na pressão arterial, ele poderá te orientar corretamente sobre qual conduta seguir. Abraços.

Júlio cesar

Olá tenho 26 anos estava tomando atenol 25 miligramas 2 vezes ao dia mas minha pressão estava subindo na parte da tarde ai procurei o cardiologista ele trocou o remedio por candersartana 16 miligramas mas agora a pessoa tem melhorado só q os batimentos cardíacos estao acima de 100 as vezes faz uma semana e meia já q tomo oq fazer?

Cuidados Pela Vida

Oi Júlio, marque uma consulta com o médico que receitou o medicamento e relate para ele os seus sintomas, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção no tratamento. Abraços.

Franklin Costa

Tenho pressão alta, e tomava alguns remédios, mais parei algum tempo e voltei à tomar Captopril 50, losartana e hidrocloria alguma coisa, tomo uma vez por dia. Estou certo em tomar essas medicações?

Cuidados Pela Vida

Oi Franklin, como você interrompeu o tratamento sem autorização do médico, recomendamos que você retorne em consulta com o especialista para uma reavaliação, assim ele poderá indicar o tratamento adequado. Abraços.

Oi meu nome é GILVAN SILVA

Comecei a tomar o lozartana pra pressão alta tenho 33 anos mas a minha pressão era 12.8,13.9,e dum tempo pra cá é 14.8 é vivo com dor na cabeça estou tomando o remédio mas vivo 14.8 estou preocupado e normal não abaixa a pressão está no mesmo jeito.

Cuidados Pela Vida

Oi Gilvan, o ideal é que você retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá avaliar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Abraços.

Michellane

Boa tarde, meu esposo tem pressao alta ás vezes. uma vez dei captopril e depois de um tempo a pressão não baixou aumentou uns 2 ou 3 pontos ! A mesma coisa aconteceu com o atenolol. Nunca ví isso !!!

Cuidados Pela Vida

Oi Michellane, o indicado é que ele realize uma avaliação com o cardiologista, para que ele possa indicar o tratamento adequado para o caso dele. Abraços.

Cláudia

Boa noite,tomei a vacina da febre amarela dia 26 e desde dia 28 estou com fortes dores de cabeça,aferiu a pressão hj dia 30 e está 16/9 e sempre está controlada pois tomo uma manipulação composto de 4 remédios pois sou hipertensa, será que tem alguma ligação.

Maria

Eu fiz todos os exames,eletron,mapaemapaeusei o aquele aparelho 24 e deu tudo normal.O cardiologista receitou Pres a Pluss mas não baixa a pressão.Ela fica 17 é assim mesmo?

Walfrido Fonseca

O médico receitou um Captopril no horário da noite, faço exercício nesse horário. Tomo antes ou depois, do exercício?

Ricardo da Silva

Bom dia tomo corus 50 ,tomo 2 comprimidos por dia sempre tomo pela manhã os 2 juntos,o médico disse para tomar 1 de manhã e outro a noite,isto não altera minha pressão a subir?Medi pela manhã estava 14/08.Qual é o correto para tomar 2 comprimidos?

Cuidados Pela Vida

Oi Cláudia, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta para que o médico possa avaliá-la. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção no tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Walfrido, utilize o medicamento no horário estipulado pelo médico. Caso tenha dúvidas em como tomar o produto, retorne em consulta para que ele possa orientá-lo. Abraços.

Noemi

Eu comecei a tomar PRESSATquanto tempo o remédio de pressaoComeça a fazer efeito no organismo

Cuidados Pela Vida

Oi Ricardo, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Realize também uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento para que ele possa prescrever a posologia adequada. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Noemi, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Pressat, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Thayne

Bom dia, há alguns anos venho tendo crises de ansiedade junto com ela vem um medo um pavor de passar mal e estar sozinho e morrer tudo começou quando minha mãos suavam muito ficava gelada e meu coração muito acelerado então fui ao posto e lá minha pressão estava alta 17/12 então fui medicada procurei um cardiologista e fiz o Eletro graças a Deus tava com tudo normal mais quando entrei na sala dele minha pressão deu 16/9 e voltei a passar mal ele não mim receitou nada e falou que era psicológico passou um tempo e estava dormindo acordei atordoada com aceleração muito forte do coração a vista turva as mãos trêmulas falta de ar e a boca seca fui para o proto atendimento fui médica e induziram a tomar 25 de Losartana mais 12,5 de hidroclorotiazida mais voltei a ter um pico de pressão o médico do atendimento aumentou minha dose do remédio e orientou procurou outro cardiologista mais as vezes fico tendo impressão que meu maior problema é o nervosismo a crise de ansiedade tinha uma vida saudável eliminei 18 kilos com uma reeducação alimentar tirei o sal 70% e não mim conformo com essas crises ando triste e com medo de morrer tem 30 anos, desde de já agradeço sua ajuda e opinião será muito importante 😘

Cuidados Pela Vida

Oi Thayne, o melhor a fazer é realizar uma consulta com o médico psiquiatra para identificar se o médico anterior tem razão. Melhoras.

Regilvana

Preciso de ajuda tenho pressão alta tomo brasart. Mais mesmo assim minha pressão ñ controla fica 14,9, já chegou até 20,10.Sou muito ansiosa o que fazer? Desde já agradeço.

Cuidados Pela Vida

Olá Regilvana, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Brasart, pois ele não é fabricado pelos laboratórios Aché e Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento. Abraços.

Débora

Oi boa noite meu marido estava tomando atenolol clortalidoma de 25mg. E depois de alguns meses começou a sentir efeitos colaterais como erupções na pele, boca seca, olhos secos e os embassados. Ele foi ao medico que trocou o remédio dele pelo Losartana más ja tem três dias a os olhos permanecem embassados. Quanto tempo ainda pode durar os efeitos do atenolol no corpo dele?

Cuidados Pela Vida

Oi Débora, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito deste medicamento em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.