Pacientes com a hipertensão controlada correm algum risco com a prática intensa de atividades físicas?


  • +A
  • -A

Quem é diagnosticado com hipertensão e controla a doença de maneira adequada, tem boas chances de ficar bem mesmo com a prática intensa de atividades físicas, desde que seja feita com acompanhamento médico. No entanto, quando a atividade é iniciada já em um nível de intensidade alto, corre-se riscos. Vale destacar que a prática de exercícios, de forma geral, é benéfica para o tratamento destes pacientes.  

 

Perigos na prática de exercícios intensos para pessoas com hipertensão

 

“Alguns pacientes começam uma rotina muito intensa de esportes, sem a supervisão necessária. Nesses casos, por se tratarem de pacientes com risco cardiovascular mais elevado pela presença de hipertensão e de outras comorbidades, correm riscos durante a prática esportiva”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

Existe risco para os pacientes que iniciam atividades intensas, seja exercício aeróbico (ex: corridas e ciclismo) ou musculação; que não passam por avaliação cardiológica; e que não têm a supervisão necessária para a prática de esporte intenso ou competitivo. “Esses pacientes hipertensos estão em maior risco de eventos cardiovasculares durante o esporte e devem ter cuidado e supervisão”, recomenda Gaz.

Contudo, quando o paciente passa por avaliação cardiológica de rotina, está bem controlado e adequadamente medicado, os riscos são semelhantes ao da população não hipertensa, ou seja, muito baixos. Inclusive, a rotina de atividades físicas ajuda não só no melhor controle da doença hipertensão, como também reduz a incidência de eventos cardiovasculares como AVC e Infarto nessa população.

 

Começar com atividades físicas leves é o ideal

 

O ideal é começar por exercícios de leve a moderada intensidade, aumentando progressivamente a carga de treinamentos, de forma contínua, monitorada e supervisionada. Orientações dietéticas adequadas por nutricionistas, evitar a automedicação quando sentir dores, evitar o consumo de álcool e tabaco, são outras medidas que também reduzem os riscos do esporte intenso para os portadores de hipertensão arterial”, completa o cardiologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcus Gaz

Dr. Marcus Gaz

Cardiologia

CRM: 135061 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pacientes com a hipertensão controlada correm algum risco com a prática intensa de atividades físicas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.