A hipertensão pulmonar tem alguma relação com a hipertensão arterial?


  • +A
  • -A

A hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias dos pulmões. Ela pode ser causada por doenças cardíacas, como insuficiência e cardiopatias congênitas, por problemas pulmonares, como enfisema e embolia pulmonar, por doenças autoimunes ou pode ainda não ter causas aparentes.

Há relação com a hipertensão arterial?

O cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, no entanto, afirma que a hipertensão arterial não provoca o surgimento da hipertensão pulmonar: “Apesar de ter nomenclatura semelhante, essa entidade não tem nenhuma relação com a popular ‘pressão alta’, a hipertensão arterial sistêmica, que acomete entre 22 e 27% dos brasileiros adultos.”

O problema surge por causa do estreitamento das artérias pulmonares, que elevam a pressão arterial no pulmão. As consequências são várias e começam pela dificuldade do sangue de circular pelo corpo. “Esse excesso de pressão nas artérias pulmonares começará a represar o sangue nas nossas veias e levará à formação de edema nas pernas e ao aumento de volume abdominal”, explica o cardiologista.

Tratamento e outros sintomas

Pacientes com hipertensão pulmonar costumam se queixar de cansaço com facilidade. Isso ocorre porque o sangue é bombeado mais lentamente para os pulmões, órgãos que recebem o oxigênio necessário para abastecer as células do corpo e manter o organismo funcionando adequadamente.  

De acordo com o médico, o tratamento também é diferente do realizado nos casos de hipertensão arterial sistêmica e dependerá da sua origem: “Se a hipertensão pulmonar não tiver causa específica, existem medicamentos comprimidos ou inalatórios que reduzem a pressão nas artérias pulmonares, atuando muito pouco na nossa pressão arterial sistêmica”, explica.

Por outro lado, caso a hipertensão pulmonar seja causada por um problema cardíaco, o tratamento deverá focar no coração. Em casos avançados, o uso de oxigênio domiciliar é recomendado para trazer melhora na qualidade de vida.

Dr. Francisco Flavio Costa Filho é cardiologista, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São Paulo. CRM-SP: 141903

TAGS
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "A hipertensão pulmonar tem alguma relação com a hipertensão arterial?"

Jadir Sant´Anna

Estou apreensivo !. Sou hipertenso, controlo a PA com Diovan/Ablock/Aspirina.Fui fumante. Após receber tres stenths (?) o meu peso aumentou 13 ks e aumentou o meu volume abdominal.E agora doutor ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jadir, nossa orientação é você continuar controlando sua pressão arterial, lembrando sempre de usar somente medicamentos prescritos por seu médico. Além disso é importante você verificar com seu médico quais opções de tratamento são indicados para auxiliar você a manter-se saudável. Abraços

MONICA Cristina Matos Costa

Eu sou hipertenca.tomo medicamento prescrito pelo cardiologista. Mas faz ums dois meses que estou com dores na lombar e nas costative pico de pressao.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, relate para o seu cardiologista sobre esses novos sintomas, assim ele poderá te orientará adequadamente. Melhoras.

Gilmeire Schwartz

Boa noite doutor.. Tenho lupus erimatoso sistêmico.. E faz alguns anos estou com problemas no pulmão.. Medico disse que tenho inicio de HP, porem sinto muita cansera e minha pressao e constantemente baixa.. O que devo fazer? Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gilmeire, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Grace Castro

Doutor faz uns cinco meses que meu coraçao esta com uns batimentos estranhos parecendo cambalhotas ! Sofro com a síndrome do pânico ,e esta semana passei por eco cardiograma ,fotos do coraçao,e stress teste com medicamento intravenoso ! Durante o stress teste eu desmaiei ,e minha pressão foi a dezenove ! Eles passaram aperto comigo ! Isto na clinica do coraçao ! Quase me levaram para a emergência ,mas graças a Deus voltei a mim ,e tudo ficou mais tranquilo ! Amanha terei o resultado ! O que voce me diz ? Ah ! Tenho sessenta e sete anos,sou hipertensa,e diabética !

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Grace, vá a consulta para que o médico, que estará com todos os exames em mãos, possa realizar o diagnóstico e assim te indique o tratamento adequado. Abraços.

Simone Aparecida carvalho Leão

Estou sentindo muita dor embaixo do seio o que pode cer é uma dor q parece que tem alguma coisa rasgando a pele

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, uma consulta com um dermatologista pode te ajudar a resolver seu problema. Abraços.

Iasmin

Boa noite minha mãe nunca fumou mas está com unsua nacos de falta de ar em especial a noite pode ser esse problema? E que especialidade médica trata disso? Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iasmin, o pneumologista é o médico especialista mais indicado, após uma consulta presencial e realizando aos exames será possível diagnosticar um melhor tratamento para sua mãe. Um abraço para você e para sua mãe.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.