Hipertensão no frio: as baixas temperaturas podem piorar a doença? Conheça os principais cuidados no inverno

  • +A
  • -A

A hipertensão arterial é uma das cardiopatias mais comuns no Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 38 milhões de pessoas em todo o país. Com a chegada do inverno, os cuidados com a pressão alta devem ser redobrados, já que as temperaturas baixas alteram mecanismos da circulação sanguínea. A cardiologista Bruna Baptistini conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida sobre como controlar a pressão alta durante o frio. Confira! 

Hipertensão pode piorar com as baixas temperaturas

O tempo frio pode interferir na vida de quem é hipertenso, como explica a especialista: “Nessa época do ano, há um aumento da incidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). O principal mecanismo é a vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) causada pelo frio, o que aumenta a resistência desses vasos e, consequentemente, a pressão arterial”. 

Dra. Bruna também lembra que, no inverno, os hábitos de quem sofre com a hipertensão arterial mudam, impactando diretamente nos níveis sistólicos e diastólicos. “O consumo de água é menor com baixas temperaturas, fazendo com que haja desidratação. Isso faz com que o sangue se torne mais denso e viscoso, coagulando com mais facilidade e colaborando para o aumento da pressão sanguínea e de complicações cardíacas e cerebrovasculares”, diz a cardiologista.

Como controlar a pressão alta no inverno?

Os cuidados com a pressão alta precisam ser apurados e o consultório médico deve ser visitado com frequência, especialmente porque a hipertensão não costuma provocar sintomas. “A hipertensão arterial, na maioria das vezes, não gera sintomas, exceto quando está em níveis muito elevados. Portanto, mesmo nas temperaturas mais amenas, o paciente pode evoluir com picos hipertensivos e se manter assintomático. No inverno, é ainda mais importante manter o acompanhamento regular da pressão arterial para evitar as consequências de uma pressão arterial não controlada”, comenta Dra. Bruna. 

Além disso, rever hábitos básicos do cotidiano pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida do hipertenso no inverno. “A recomendação é de que, mesmo nesta estação, sejam mantidos a prática de exercícios físicos, a alimentação balanceada e o consumo de água. É essencial se manter agasalhado, inclusive dentro de casa. Assim, o corpo consegue manter o calor”, finaliza a cardiologista. 

 

Dados do Ministério da Saúde: https://aps.saude.gov.br/noticia/12076

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Hipertensão no frio: as baixas temperaturas podem piorar a doença? Conheça os principais cuidados no inverno"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.