Hipertensão: Quais são as mudanças no estilo de vida mais benéficas?

  • +A
  • -A

A hipertensão é uma das doenças que mais levanta preocupações das pessoas, seja pela falta de sintomas na maior parte dos casos ou pela risco e gravidade das complicações, como AVCs, infartos e até cegueira. Quem luta contra o problema pode utilizar medicamentos prescritos por um especialista, mas mudanças no estilo de vida podem ajudar bastante.

Praticar exercícios controla a pressão arterial


“Praticar atividades físicas, como caminhadas, natação e dança, deixar de fumar, reduzir o consumo de sal na alimentação e a aumentar o consumo de água e fibras são as medidas mais benéficas para quem enfrenta a hipertensão”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Essas mudanças, no entanto, não geram benefícios apenas para pacientes hipertensos, já que interferem em toda a saúde do corpo.

De acordo com a médica, o cigarro contrai as artérias e aumenta a pressão arterial dez minutos depois da primeira tragada. Em longo prazo, o tabagismo enrijece as artérias e aumenta o aparecimento de placas de gordura nas artérias, podendo provocar trombose arterial, infarto e derrame.

Álcool agrava hipertensão e dificulta tratamento


Eliminar o consumo do álcool também é importante para pacientes hipertensos. Além de atrapalhar o efeito dos medicamentos, o uso de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial e produz alterações graves em longo prazo, como a dilatação e o enfraquecimento do músculo cardíaco e alterações nas paredes dos vasos sanguíneos, atrapalhando todo o sistema cardiovascular.

Dra. Ana Catarina diz ainda que devemos consumir os alimentos mais naturais e frescos possíveis, como frutas, legumes, saladas, sucos naturais, castanhas e grãos integrais, que são ricos em fibras que ajudam a controlar a pressão e os níveis de açúcar e gordura no sangue. “Devemos evitar alimentos industrializados com excesso de sal, alimentos gordurosos que associam elementos com muita gordura e sal, além de temperos industrializados, massas e pães condimentados”, destaca a cardiologista.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Hipertensão: Quais são as mudanças no estilo de vida mais benéficas?"

celina

Minha alimentação é perfeita, faço exercícios regularmente, não fumo, mas se fico nervosaa pressão sobe imediatamente. O que eu devo fazer? Tomar remédio, andar? Difícil.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celina, a pressão arterial pode variar em diferentes momentos ao longo do dia. Essa oscilação se dá em função da alternância de condições em que todos se submetem constantemente. Como informa o cardiologista Aloísio Marchi da Rocha, cada vez que medimos a pressão arterial o valor será diferente. Normalmente ela é mais alta pela manhã e costuma ser mais baixa durante o sono. Também se eleva quando fazemos esforços, quando estamos preocupados ou com dor. Esta alternância é normal e esperada. Por isso, para termos uma medida válida para o diagnóstico de hipertensão arterial, ela deve ser realizada com a pessoa em repouso, sentada, em ambiente tranquilo. Nessas condições a pressão deve estar normal.
Orientamos você a realizar uma consulta com um médico cardiologista, ele irá verificar a necessidade ou não do uso de medicamentos. Abraços.

Cleide

Meu marido tb pressão mesmo tomando as medições indica pelo cardiologista a pressão dele fica oscilando , ele faz exercícios físicos porém gosta de beber , o bebida ocila pressão sal churrasco embutidos????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleide, além de atrapalhar o efeito dos medicamentos, o uso de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial; deve-se ainda evitar alimentos industrializados com excesso de sal, alimentos gordurosos que associam elementos com muita gordura e sal, além de temperos industrializados, massas e pães condimentados. Oriente o seu esposo a marcar uma consulta com o nutricionista para maiores orientações, além de comparecer a consultas periódicas com o cardiologista. Abraços.

Emerson

Olá bom dia esteve com sintomas de gripe e muita frebe fui na Upa a medida passou lozartana por minha pressão está alta e outro remédio pra gripe ela disse pra eu tomar o remédio de pressão todo dia continou tomando ou eu posso parar de tomar o remédio de pressão sim ou não

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Emerson. O ideal é que retorne ao médico para que ele avalie novamente, presencialmente ele conseguirá fazer as aferições necessárias e então indicar se deve ou não continuar utilizando. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.