Hipertensão: Quais são as mudanças no estilo de vida mais benéficas?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto
- +A
- -A
A hipertensão é uma das doenças que mais levanta preocupações das pessoas, seja pela falta de sintomas na maior parte dos casos ou pela risco e gravidade das complicações, como AVCs, infartos e até cegueira. Quem luta contra o problema pode utilizar medicamentos prescritos por um especialista, mas mudanças no estilo de vida podem ajudar bastante.
Praticar exercícios controla a pressão arterial
“Praticar atividades físicas, como caminhadas, natação e dança, deixar de fumar, reduzir o consumo de sal na alimentação e a aumentar o consumo de água e fibras são as medidas mais benéficas para quem enfrenta a hipertensão”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Essas mudanças, no entanto, não geram benefícios apenas para pacientes hipertensos, já que interferem em toda a saúde do corpo.
De acordo com a médica, o cigarro contrai as artérias e aumenta a pressão arterial dez minutos depois da primeira tragada. Em longo prazo, o tabagismo enrijece as artérias e aumenta o aparecimento de placas de gordura nas artérias, podendo provocar trombose arterial, infarto e derrame.
Álcool agrava hipertensão e dificulta tratamento
Eliminar o consumo do álcool também é importante para pacientes hipertensos. Além de atrapalhar o efeito dos medicamentos, o uso de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial e produz alterações graves em longo prazo, como a dilatação e o enfraquecimento do músculo cardíaco e alterações nas paredes dos vasos sanguíneos, atrapalhando todo o sistema cardiovascular.
Dra. Ana Catarina diz ainda que devemos consumir os alimentos mais naturais e frescos possíveis, como frutas, legumes, saladas, sucos naturais, castanhas e grãos integrais, que são ricos em fibras que ajudam a controlar a pressão e os níveis de açúcar e gordura no sangue. “Devemos evitar alimentos industrializados com excesso de sal, alimentos gordurosos que associam elementos com muita gordura e sal, além de temperos industrializados, massas e pães condimentados”, destaca a cardiologista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto
Cardiologia
CRM: 141696 / SP
- 6 comentários para "Hipertensão: Quais são as mudanças no estilo de vida mais benéficas?"
-
celina
Minha alimentação é perfeita, faço exercícios regularmente, não fumo, mas se fico nervosaa pressão sobe imediatamente. O que eu devo fazer? Tomar remédio, andar? Difícil.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Celina, a pressão arterial pode variar em diferentes momentos ao longo do dia. Essa oscilação se dá em função da alternância de condições em que todos se submetem constantemente. Como informa o cardiologista Aloísio Marchi da Rocha, cada vez que medimos a pressão arterial o valor será diferente. Normalmente ela é mais alta pela manhã e costuma ser mais baixa durante o sono. Também se eleva quando fazemos esforços, quando estamos preocupados ou com dor. Esta alternância é normal e esperada. Por isso, para termos uma medida válida para o diagnóstico de hipertensão arterial, ela deve ser realizada com a pessoa em repouso, sentada, em ambiente tranquilo. Nessas condições a pressão deve estar normal.
Orientamos você a realizar uma consulta com um médico cardiologista, ele irá verificar a necessidade ou não do uso de medicamentos. Abraços. -
Cleide
Meu marido tb pressão mesmo tomando as medições indica pelo cardiologista a pressão dele fica oscilando , ele faz exercícios físicos porém gosta de beber , o bebida ocila pressão sal churrasco embutidos????
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Cleide, além de atrapalhar o efeito dos medicamentos, o uso de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial; deve-se ainda evitar alimentos industrializados com excesso de sal, alimentos gordurosos que associam elementos com muita gordura e sal, além de temperos industrializados, massas e pães condimentados. Sugerimos que oriente o seu esposo a marcar uma consulta com o nutricionista para maiores orientações, além de comparecer a consultas periódicas com o cardiologista. Abraços.
-
Emerson
Olá bom dia esteve com sintomas de gripe e muita frebe fui na Upa a medida passou lozartana por minha pressão está alta e outro remédio pra gripe ela disse pra eu tomar o remédio de pressão todo dia continou tomando ou eu posso parar de tomar o remédio de pressão sim ou não
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.