A hipertensão pode causar a impotência sexual? Por quê?

  • +A
  • -A

As complicações causadas pela hipertensão são bastante variadas e incluem desde danos nos rins, como a insuficiência renal, a alterações nos olhos, como perda da visão. Outro problema que pode ser provocado pela pressão alta é a impotência sexual, chamada na linguagem médica de disfunção erétil. Diversos estudos apontam para uma ocorrência maior da impotência em hipertensos, quando comparados a indivíduos sem a doença.

Para entender a associação entre hipertensão e disfunção erétil, segundo o cardiologista Ricardo Sereno, é preciso entender que o aumento do fluxo sanguíneo nas artérias do pênis é o responsável pela ereção. “As artérias que irrigam o pênis precisam estar em perfeito funcionamento para que o sangue alcance o órgão com facilidade e na quantidade necessária para iniciar e manter a ereção”, afirma o profissional.

Pressão alta prejudica fluxo de sangue que chega ao pênis


Dentro da importância dos vasos na ereção, destaca-se o endotélio, uma camada bem fina de células que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos. Ele é responsável pela produção de diversas substâncias que estão diretamente ligadas ao equilíbrio entre a dilatação e a contração dos vasos, não apenas do pênis, mas de todo o organismo.

Nos pacientes com pressão alta, ocorre uma grave disfunção do endotélio. “Estudos mostram um desequilíbrio entre produzir e liberar fatores que vão prejudicar a dilatação e a contração dos vasos sanguíneos. Por sua vez, os vasos do pênis ficam mais enrijecidos e com dificuldade de exercer seu funcionamento normal”, explica o especialista.

Controle da hipertensão é fundamental para prevenir impotência sexual


Quem deseja manter uma vida sexual saudável deve se preocupar não só com a hipertensão arterial, mas também com outros problemas ligados à doença. “A disfunção erétil está associada a
fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo”, alerta o cardiologista.

A associação de dois desses fatores ou até mais potencializa a destruição do interior dos vasos, ou seja, do endotélio. Portanto, a melhor forma de impedir uma disfunção erétil que não tem origem neurológica ou psicológica é tratar ou prevenir corretamente os fatores de risco, utilizando o remédio indicado pelo médico e buscando uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Sereno

Dr. Ricardo Sereno

Cardiologia

CRM: 17235 / BA

TAGS
cardiovascular
cigarro
colesterol
diabetes
obesidade
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "A hipertensão pode causar a impotência sexual? Por quê?"

wellington leite nogueira

após os 66 anos é possivel ter uma vida sexual normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wellington, é possível ter uma vida sexual saudável e ativa na terceira idade. Praticar atividade física regular e ter uma alimentação balanceada para manter o corpo saudável é importante. Recomenda-se também fazer exames regulares para conferir como anda a saúde. Abraços.

Mateus Olavo.

Aos 19 anos, tive mais de duas vezes problemas com ereção, porém só ocorre no ato com minha parceira, em outras ocasiões, tenho ereção normal, até para sexo oral. Porém sou obeso, tenho pré diabetes e acredito já ser hipertenso. O que pode ser, e como cuidar dessa disfunção?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mateus. Obrigado por compartilhar seu relato. Conforme informado na matéria, a disfunção erétil está associada a fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Procurar atendimento médico é crucial para identificar as causas e iniciar o tratamento adequado para você. Abraços.

bruno

Tenho pressão arterial na casa de 130X90…140X90Isso pode influenciar em um ml desempenho sexual?Fiz um outro tratamento com medicamento q na verdade acabou pior do a situação sendo necessário interromper no decorrer do mesmoGrato pela atenção

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruno. Existem ainda outras medidas que podem ser aplicadas em pacientes com hipertensão, a fim de evitar o desenvolvimento da disfunção erétil. Entre elas, estão a perda de peso, não fumar, praticar atividades físicas e controlar as taxas de glicemia. Até breve!

Domingos de oliveira

Ola tenho 67 anos e desde que comecei a fazer o uso da Lorsatana meu desempenho sexual baixou tenho vontade mais em poucos minutos fica caido sera a Lorsatana a responsavel ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Domingos. Enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até breve.

Joaquim de souza

Tenho 65 anos e pressão entre 14e15x9 uso losartana. Tenho vontade mais a ereção dura pouco, sera a losartana?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Joaquim. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

sergio alves

sou sergio tenho 59 dês dos 53 tomo lozartana tenho hipertensãodês de então perdi a vontade o que e dr

CUIDADOS PELA VIDA

Olá. Sérgio. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços.

andre

Tenh 31 anos e a 2 anos tomo olmecor 40. Tenho tido dificuldades na ereções, porem em epocas em demasia e em epocas bem pouco. pratico esportes, me alimento bem… o que faço ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, André. A impotência sexual está relacionada a diversas doenças e tratar a disfunção envolve obrigatoriamente a descoberta de sua causa, por isso recomentamos que converse com seu médico de confiança. Abraços.

Orlando Tescaro

Boa tarde estou tomando corus 50mg a três meses e tenho sentido dificuldades nas ereção. ..paro de tomar melhora será que pode ser a medicação. ….desde já agradeço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Orlando. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

César

Irei iniciar a tomar o Losartana 50 mg e tenho receios referente a minha vida sexual. Pois tenho 50 anos, que até então hoje não tomo nada e está tudo normal na vida sexual. Será que pode dar alguma reação contrária quando começar a tomar este medicamento ?

Douglas

Olá, tenho 30 anos passei a tomar o losartana a 4 meses e, depois de alguns dias minha ereção não tá muito boa! Não sei mais o que fazer?

Melo

Tenho 48 anos uso losartana há 6 anos e desde então não tenho mais ereção.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.