A hipertensão pode causar a impotência sexual? Por quê?


  • +A
  • -A

As complicações causadas pela hipertensão são bastante variadas e incluem desde danos nos rins, como a insuficiência renal, a alterações nos olhos, como perda da visão. Outro problema que pode ser provocado pela pressão alta é a impotência sexual, chamada na linguagem médica de disfunção erétil. Diversos estudos apontam para uma ocorrência maior da impotência em hipertensos, quando comparados a indivíduos sem a doença.

Para entender a associação entre hipertensão e disfunção erétil, segundo o cardiologista Ricardo Sereno, é preciso entender que o aumento do fluxo sanguíneo nas artérias do pênis é o responsável pela ereção. “As artérias que irrigam o pênis precisam estar em perfeito funcionamento para que o sangue alcance o órgão com facilidade e na quantidade necessária para iniciar e manter a ereção”, afirma o profissional.

Pressão alta prejudica fluxo de sangue que chega ao pênis


Dentro da importância dos vasos na ereção, destaca-se o endotélio, uma camada bem fina de células que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos. Ele é responsável pela produção de diversas substâncias que estão diretamente ligadas ao equilíbrio entre a dilatação e a contração dos vasos, não apenas do pênis, mas de todo o organismo.

Nos pacientes com pressão alta, ocorre uma grave disfunção do endotélio. “Estudos mostram um desequilíbrio entre produzir e liberar fatores que vão prejudicar a dilatação e a contração dos vasos sanguíneos. Por sua vez, os vasos do pênis ficam mais enrijecidos e com dificuldade de exercer seu funcionamento normal”, explica o especialista.

Controle da hipertensão é fundamental para prevenir impotência sexual


Quem deseja manter uma vida sexual saudável deve se preocupar não só com a hipertensão arterial, mas também com outros problemas ligados à doença. “A disfunção erétil está associada a
fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo”, alerta o cardiologista.

A associação de dois desses fatores ou até mais potencializa a destruição do interior dos vasos, ou seja, do endotélio. Portanto, a melhor forma de impedir uma disfunção erétil que não tem origem neurológica ou psicológica é tratar ou prevenir corretamente os fatores de risco, utilizando o remédio indicado pelo médico e buscando uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Sereno

Dr. Ricardo Sereno

Cardiologia

CRM: 17235 / BA

TAGS
cardiovascular
cigarro
colesterol
diabetes
obesidade
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "A hipertensão pode causar a impotência sexual? Por quê?"

wellington leite nogueira

após os 66 anos é possivel ter uma vida sexual normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wellington, é possível ter uma vida sexual saudável e ativa na terceira idade. Praticar atividade física regular e ter uma alimentação balanceada para manter o corpo saudável é importante. Recomenda-se também fazer exames regulares para conferir como anda a saúde. Abraços.

Mateus Olavo.

Aos 19 anos, tive mais de duas vezes problemas com ereção, porém só ocorre no ato com minha parceira, em outras ocasiões, tenho ereção normal, até para sexo oral. Porém sou obeso, tenho pré diabetes e acredito já ser hipertenso. O que pode ser, e como cuidar dessa disfunção?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mateus. Obrigado por compartilhar seu relato. Conforme informado na matéria, a disfunção erétil está associada a fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Procurar atendimento médico é crucial para identificar as causas e iniciar o tratamento adequado para você. Abraços.

bruno

Tenho pressão arterial na casa de 130X90…140X90Isso pode influenciar em um ml desempenho sexual?Fiz um outro tratamento com medicamento q na verdade acabou pior do a situação sendo necessário interromper no decorrer do mesmoGrato pela atenção

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruno. Existem ainda outras medidas que podem ser aplicadas em pacientes com hipertensão, a fim de evitar o desenvolvimento da disfunção erétil. Entre elas, estão a perda de peso, não fumar, praticar atividades físicas e controlar as taxas de glicemia. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.