A hipertensão pode causar a impotência sexual? Por quê?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Ricardo Sereno
- +A
- -A
As complicações causadas pela hipertensão são bastante variadas e incluem desde danos nos rins, como a insuficiência renal, a alterações nos olhos, como perda da visão. Outro problema que pode ser provocado pela pressão alta é a impotência sexual, chamada na linguagem médica de disfunção erétil. Diversos estudos apontam para uma ocorrência maior da impotência em hipertensos, quando comparados a indivíduos sem a doença.
Para entender a associação entre hipertensão e disfunção erétil, segundo o cardiologista Ricardo Sereno, é preciso entender que o aumento do fluxo sanguíneo nas artérias do pênis é o responsável pela ereção. “As artérias que irrigam o pênis precisam estar em perfeito funcionamento para que o sangue alcance o órgão com facilidade e na quantidade necessária para iniciar e manter a ereção”, afirma o profissional.
Pressão alta prejudica fluxo de sangue que chega ao pênis
Dentro da importância dos vasos na ereção, destaca-se o endotélio, uma camada bem fina de células que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos. Ele é responsável pela produção de diversas substâncias que estão diretamente ligadas ao equilíbrio entre a dilatação e a contração dos vasos, não apenas do pênis, mas de todo o organismo.
Nos pacientes com pressão alta, ocorre uma grave disfunção do endotélio. “Estudos mostram um desequilíbrio entre produzir e liberar fatores que vão prejudicar a dilatação e a contração dos vasos sanguíneos. Por sua vez, os vasos do pênis ficam mais enrijecidos e com dificuldade de exercer seu funcionamento normal”, explica o especialista.
Controle da hipertensão é fundamental para prevenir impotência sexual
Quem deseja manter uma vida sexual saudável deve se preocupar não só com a hipertensão arterial, mas também com outros problemas ligados à doença. “A disfunção erétil está associada a fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo”, alerta o cardiologista.
A associação de dois desses fatores ou até mais potencializa a destruição do interior dos vasos, ou seja, do endotélio. Portanto, a melhor forma de impedir uma disfunção erétil que não tem origem neurológica ou psicológica é tratar ou prevenir corretamente os fatores de risco, utilizando o remédio indicado pelo médico e buscando uma vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Ricardo Sereno
Cardiologia
CRM: 17235 / BA
- 134 comentários para "A hipertensão pode causar a impotência sexual? Por quê?"
-
wellington leite nogueira
após os 66 anos é possivel ter uma vida sexual normal?
-
Mateus Olavo.
Aos 19 anos, tive mais de duas vezes problemas com ereção, porém só ocorre no ato com minha parceira, em outras ocasiões, tenho ereção normal, até para sexo oral. Porém sou obeso, tenho pré diabetes e acredito já ser hipertenso. O que pode ser, e como cuidar dessa disfunção?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Mateus. Obrigado por compartilhar seu relato. Conforme informado na matéria, a disfunção erétil está associada a fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Procurar atendimento médico é crucial para identificar as causas e iniciar o tratamento adequado para você. Abraços.
-
bruno
Tenho pressão arterial na casa de 130X90…140X90Isso pode influenciar em um ml desempenho sexual?Fiz um outro tratamento com medicamento q na verdade acabou pior do a situação sendo necessário interromper no decorrer do mesmoGrato pela atenção
-
Domingos de oliveira
Ola tenho 67 anos e desde que comecei a fazer o uso da Lorsatana meu desempenho sexual baixou tenho vontade mais em poucos minutos fica caido sera a Lorsatana a responsavel ?
-
andre
Tenh 31 anos e a 2 anos tomo olmecor 40. Tenho tido dificuldades na ereções, porem em epocas em demasia e em epocas bem pouco. pratico esportes, me alimento bem… o que faço ?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.