Sabia que para cada estágio da hipertensão há uma medicação? Veja a importância de ter um tratamento personalizado, indicado pelo cardiologista


  • +A
  • -A

A hipertensão é classificada em três tipos: leve (pressão arterial de 14/9 até 15/9), moderada (16/10 até 17/10) e grave (17/10 ou mais). Depois que a doença é diagnosticada, o cardiologista vai indicar o tratamento de acordo com o estágio da patologia, além de analisar todo o histórico do paciente.

“O controle da hipertensão deve ser feito de maneira regular e com acompanhamento médico para se chegar a um alvo pressórico adequado a cada caso. Um jovem se comporta de uma maneira diferente de uma pessoa mais idosa, assim como as diversas causas de hipertensão irão estabelecer necessidades de tratamento diferenciados”, explica o cardiologista Benjamin Segal, do Rio de Janeiro.

A hipertensão é uma doença crônica, mas pode ser facilmente controlada com o tratamento adequado

Segundo o especialista, as causas da hipertensão são em 85% não determinadas e multifatoriais, incluindo o perfil genético do paciente (histórico familiar). Os outros 15% são causas secundárias. “Fatores ambientais, doenças, alimentação que podem gerar hipertensão arteral e, uma vez corrigidos, podemos sim ter uma cura da doença”, enfatiza o médico, afirmando que o medicamento funciona para fazer algo que sozinhos não podemos. “O que devemos é modificar nossos hábitos de vida, costumes e alimentação para termos uma vida mais saudável”.

Alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais para hipertensos

A alimentação saudável é o primeiro passo para uma pressão arterial controlada. O sal é o grande vilão para hipertensos, por conta da retenção de líquido. Uma dieta equilibrada aliada com exercícios físicos vale para qualquer doença ou condição clínica. “O hipertenso deve ter a alimentação rica em fibras, minerais, proteínas de origem vegetal ou animal de baixo teor de gordura, vegetais em suas diversas formas e livres de agrotóxicos, hidratação abundante e com baixa ingesta de açúcares, sal e frituras. Tanto o plano alimentar, quanto o plano físico devem ser individualizados e acompanhado de profissionais adequados”, conclui o cardiologista.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Benjamin Farbiarz Segal

Dr. Benjamin Farbiarz Segal

Cardiologia

CRM: 52-80252-2 / RJ

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Sabia que para cada estágio da hipertensão há uma medicação? Veja a importância de ter um tratamento personalizado, indicado pelo cardiologista"

Nonata Oliveira

Não sou hipertensa mas tenho pico algumas vezes…. principalmente se tiver algum aborrecimento. No normal minha pressão é 12/8…11/7 tenho 54 e peso 79k

Ricardo

Minha pressão subiu derrepente mais fui ao medico e normalizou, fiz eco e teste de esforço deu td normal. Mais as vezes sinto dores no peito e meu lado esquerdo fica gelado o que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, diante dos sintomas relatados só é possível identificar a causa em uma consulta presencial. Orientamos você a procurar seu médico para verificar. Desejamos melhoras.

Ana CLÁUDIA

Tomo remédio pra pressão pressat 2,5 e para coração selozok 25mg queria saber se normal minha PA da 11/7 e10/8

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Claudia, o cardiologista Dr. Paulo César Sadala Ferreira afirma que em pessoas saudáveis, os valores costumam permanecer entre 120×80 e 139x89mmHg, enquanto em pessoas hipertensas ficam iguais ou acima de 140x90mmHg, entretanto apenas durante uma consulta presencial o médico conseguirá avaliar se a sua pressão é considerada normal ou não. Sugerimos a matéria abaixo onde o Dr. Paulo aborda informações sobre a pressão arterial e fornece dicas de como realizar a medição da pressão da forma correta. Abraços!

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/pressao-arterial-varia-durante-o-dia

helio

bom dia, estou com 7meses de operado 4 pontes de safena. O inss ja me liberou pra minhas atividades trabalhista. Queria tirar uma duvida. essa cirurgia a qual eu fiz, oferece algum risco, eu trabalhar a noite?, minha funcao agente portaria. trabalho na escala de plantao 12×36 hs

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Hélio. Agradecemos o seu comentário. A alta depende de uma série de fatores como estado geral de saúde, alimentação e nível de dor, por exemplo. Aconselhamos que você converse com seu cardiologista, para que ele verifique se há ou não risco na atividade em período noturno. Abraços!

Nayara Layse Silva

Dr tenho minha pressão ficou alta desde q teve meu filho depois q teve ela normalizou ,mas comecei em vez enquanto passou mal ai vou no medico ela ta de 16/10 ate 17/11 o médico passou varios exame ai da normal o que posso fazer?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.