Hipertensão: exames em dia são importantes para continuidade do tratamento


  • +A
  • -A

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, o que significa que ocorre praticamente sem sintomas. Por conta disso, o diagnóstico precoce acaba muitas vezes não acontecendo e o paciente acaba descobrindo que tem o problema já em estágio avançado. Para evitar isso e as complicações decorrentes, é importante que você mantenha os exames em dia. O controle da pressão é essencial, inclusive para a sequência do tratamento.

Riscos de não monitorar a sua pressão


“Quando a hipertensão arterial não é diagnosticada e/ou tratada, desde a infância se acelera a doença aterosclerótica, que é o acúmulo de colesterol na parede do vaso sanguíneo. Consequentemente, isso leva, no longo prazo, ao desenvolvimento de doenças cerebrovasculares e cardiovasculares”, explica a cardiologista Bruna Baptistini.

Portanto, as chances de você ter um infarto agudo do miocárdio ou um acidente vascular cerebral aumentam bastante. Além disso, a médica aponta como riscos o comprometimento da função dos rins e o desenvolvimento de hipertrofia ventricular esquerda do coração (aumento da espessura relativa da parede do ventrículo), retinopatia e doença vascular periférica.

Importância da realização dos exames de pressão para o sucesso do tratamento


Pacientes sabidamente hipertensos e que já iniciaram tratamento com uso de medicação específica podem apresentar índices de pressão elevada mesmo sem sentir nenhum sintoma. Isso reforça a ideia de que você não
deve realizar esses exames apenas de forma preventiva, mas também durante o tratamento, para garantir que sua continuidade se dará da melhor maneira possível.

“O acompanhamento do tratamento da pressão arterial, seja com medidas não farmacológicas ou farmacológicas, é importante para que se possa monitorar através de exames se os níveis de pressão estão dentro dos valores aceitáveis e também para se diagnosticar precocemente o comprometimento de outros órgãos, iniciando, assim, o mais cedo possível o tratamento”.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão: exames em dia são importantes para continuidade do tratamento"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.