Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?

Você sabia que a hipertensão, além de afetar a saúde do coração, também pode prejudicar os olhos? A doença é um problema crônico que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, causando um aumento perigoso da pressão arterial. Se não for tratada, a hipertensão pode afetar, além dos olhos, os rins e o cérebro.

Problemas na retina causados pela hipertensão surgem de forma abrupta


“A hipertensão descontrolada gera dilatações e obstruções dos microvasos da retina, órgão responsável pela visão. Alterações iniciais destes vasos podem ser detectadas em um simples exame de fundo de olho no consultório e informam se a hipertensão está bem controlada ou não”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Caso o problema não seja tratado adequadamente, o paciente pode até mesmo ficar cego. “Quando um vaso da retina se rompe, pode haver cegueira parcial ou total, dependendo da extensão do sangramento, que acontece dentro do olho e cujo único sintoma é a cegueira que se instala de repente”, alerta a médica. A perda de sangue na parte branca do olho, chamada de esclera, não é causada pela doença.

O tratamento correto da hipertensão é a principal forma de prevenção


Ao notar alterações na visão, é importante consultar um oftalmologista para uma avaliação da retina e para observar se o paciente tem outras doenças, como glaucoma e diabetes, que podem igualmente afetar a visão de forma súbita. A profissional explica que não existem vitaminas ou exercícios capazes de fortalecer os vasos sanguíneos da retina, tornando o tratamento da hipertensão a única forma de prevenir complicações nos olhos.

Além de manter a pressão sempre abaixo de 140x90mmHg, a médica recomenda comer alimentos mais naturais e frescos. “Observamos que as pessoas vegetarianas e que praticam atividades físicas tendem a ter uma saúde mais preservada em todas as áreas”. Caso a doença esteja instalada, o uso da medicação também é fundamental para manter a pressão arterial sob controle.

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696 – www.anacatarinacardio.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?"

maria dulce madeira

Boa Noite!! eu tive a pressaõ muito alta!! Meu medico conseguiu abaixar..com medicamento de manhã e a noite por 4 dias..A Minha vista está diferente.Meus olhos por dias (uns 15 dias) de manhã .muito vermelhos..lacrimejando .. fiz compressas com agua boricada. soro fisiologico.. estou com receio que a pressaõ alta tenha alterado meus olhos. Adorei a explicaçaõ. Vou urgente procurar um Oftalmo.Grata.Boa Noite.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Dulce, ficamos felizes que a matéria tenha te ajudado. Nossa intenção é que todos possam ter acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Wagner machado

Eu sou hipertenso estou tratando mas noto que meus olhos ao tentar dormir não o consigo relaxar como antes pois mesmo fechando os olhos parece que estou acordado com sensaçao de abertos e ativos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wagner, ao notar alterações na visão, é importante consultar um oftalmologista para uma avaliação da retina. Abraços.

Altamira Fernandes

Oiii, passei mal ums 3 dias com pressão e glicose alta, e derrepente senti muito ruim , sensação de desmaio ,uma leveza na cabeça, e mesmo acordada não conseguia abrir meus olhos isso durou ums 40 minutos, apos abaixar pressão e glicose meus olhos abriram não to sentindo nada de ruim nos olhos a não ser um pouco de cansaço, podetia me fazer entender por favor. Preciso compreender.Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Altamira, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Eduardo Corrêa de Amorim

Oi bom dia! Olha tenho problema de ipertençao já diagnosticado, e faço uso continuo de betalor 5/25 ,mas minha presçao sempre está por volta 150/120 muito difícil está abaixo disso. Poderia me dar alguma ajuda, pois msm com a medicação sinto meu coração trabalhar com os batimentos muito forte. Sinto ele bombear pesado. Desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eduardo, caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

Wanfrim

Tomo Lotar 100 para controlar minha pressão arterial, gostaria de saber como devo proceder para ter desconto neste medicamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wanfrim, basta realizar o cadastro em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Maria de lãs mercedes

Gostaria de encontrar um bom cardiologista no Rio de JaneiroPreferência Barra da Tijuca

maria do livramento rogerio

tenho pressão arterial descontrolada emocional, a três meses fui dormir bem acordei com um problema, ia tomar um leite, via uma mancha no leite, depois prestei tenção que a mancha estava onde eu olhava, fiquei preocupada, mas as dificuldades e o serviço me ocupava o tempo, uns 20 dia s depois eu fui dormir e preocupada, levantei sedo, com a decissao e ao oftalmologista, deixei tudo e fui, chegando la falei para meu medico que a 6 meses eu tinha estado la para consulta rotineira, dr estou perdendo a visão do meu olho esquerdo, ele mostrou- se admirado fez algumas indagações e depois de fazer alguns exames falou um enfarto como paa si mesmo, depois disse que eu tinha que fazer um mapiameto e fez confirmando o infarto, perguntei porque ele respondeu de forma dura vc estar no risco de ter um AVC ou um infarto pressão alta e disse que a unica solução seria aplicar umas injeções acho que lucetin algo assi, entrei em panico, mas ja fiz as plicações volto para avaliação dia 6/5

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Sandra de oliveira silva

Dr.eu descobrir q sou hipertensa a poucos dias a minha pressão já foi até 160.110 e daí por diante tomo medicamentos,aí tem controlado fica agora 12.80 ou 130.90 mas mesmo assim venho observando q quando acordo o meu olho esquerdo tá ficando cada vez mas vermelho tô muito preocupada preciso de um esclarecimento obg

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandra, retorne em consulta com o médico que receitou o tratamento e relate para ele sobre esses sintomas, assim ele poderá te orientar. Melhoras.

Celso

Eu descobri que sou hipertensão a mais de 30 anos pois tomo betalor de 25mg Pois minha pressão graças a Deus e controlado pois além de tomar remédio diariamente prático atividades físicas como academia de musculação corro é prático lutas marciais perante de segunda a segunda feira pois posso dizer que não é só tomar medicamentos para pressão pois todos nós temos que ter alguma atividade física diariamente e uma alimentação saudável pois essa doença e silenciosa e temos que saber controlar a pressão alta por isso além de medicação temos que ter disciplina em nossos hábitos diariosSendo que temos ter ciência dos males que a pressão alta causa no ser humano

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celso, obrigada por compartilhar seu relato conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Cleuza Regina Callai

Aproximadamente a 10 anos tomo remédio para pressão alta, me cuido da alimentação e no momento não estou praticando nem um exercício, porem pretendo voltar as atividades realizada antes, Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleuza, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Daniele

Olá tenho uma duvida. A minha mae passou muito mal com a pressao alta. Foi para 23.5Em resultado ela ficou com a visão dupla. Isso tem cura? Ela vai sarar com o tempo? Precisa de cirurgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daniele, a resolução tende a ser espontânea em alguns casos. Porém recomendamos que sua mãe faça uma avaliação com o oftalmologista para maiores orientações. Abraços.

José Carlos da Silva

Ontem de repente senti a visão embaçada dificuldade de enchergar nítido… Quando fui dirigir senti dificuldade de mensurar a distância, visibilidade embaçada. Quando medi a pressão arterial estava 195 x 10, fui medicado mas a visão não voltou ao normal.Tenho que procurar um oftalmo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José Carlos, o ideal é marcar uma consulta com o cardiologista e o oftalmologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.