Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?

Você sabia que a hipertensão, além de afetar a saúde do coração, também pode prejudicar os olhos? A doença é um problema crônico que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, causando um aumento perigoso da pressão arterial. Se não for tratada, a hipertensão pode afetar, além dos olhos, os rins e o cérebro.

Problemas na retina causados pela hipertensão surgem de forma abrupta


“A hipertensão descontrolada gera dilatações e obstruções dos microvasos da retina, órgão responsável pela visão. Alterações iniciais destes vasos podem ser detectadas em um simples exame de fundo de olho no consultório e informam se a hipertensão está bem controlada ou não”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Caso o problema não seja tratado adequadamente, o paciente pode até mesmo ficar cego. “Quando um vaso da retina se rompe, pode haver cegueira parcial ou total, dependendo da extensão do sangramento, que acontece dentro do olho e cujo único sintoma é a cegueira que se instala de repente”, alerta a médica. A perda de sangue na parte branca do olho, chamada de esclera, não é causada pela doença.

O tratamento correto da hipertensão é a principal forma de prevenção


Ao notar alterações na visão, é importante consultar um oftalmologista para uma avaliação da retina e para observar se o paciente tem outras doenças, como glaucoma e diabetes, que podem igualmente afetar a visão de forma súbita. A profissional explica que não existem vitaminas ou exercícios capazes de fortalecer os vasos sanguíneos da retina, tornando o tratamento da hipertensão a única forma de prevenir complicações nos olhos.

Além de manter a pressão sempre abaixo de 140x90mmHg, a médica recomenda comer alimentos mais naturais e frescos. “Observamos que as pessoas vegetarianas e que praticam atividades físicas tendem a ter uma saúde mais preservada em todas as áreas”. Caso a doença esteja instalada, o uso da medicação também é fundamental para manter a pressão arterial sob controle.

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696 – www.anacatarinacardio.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?"

maria dulce madeira

Boa Noite!! eu tive a pressaõ muito alta!! Meu medico conseguiu abaixar..com medicamento de manhã e a noite por 4 dias..A Minha vista está diferente.Meus olhos por dias (uns 15 dias) de manhã .muito vermelhos..lacrimejando .. fiz compressas com agua boricada. soro fisiologico.. estou com receio que a pressaõ alta tenha alterado meus olhos. Adorei a explicaçaõ. Vou urgente procurar um Oftalmo.Grata.Boa Noite.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Dulce, ficamos felizes que a matéria tenha te ajudado. Nossa intenção é que todos possam ter acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Wagner machado

Eu sou hipertenso estou tratando mas noto que meus olhos ao tentar dormir não o consigo relaxar como antes pois mesmo fechando os olhos parece que estou acordado com sensaçao de abertos e ativos

Cuidados Pela Vida

Oi Wagner, ao notar alterações na visão, é importante consultar um oftalmologista para uma avaliação da retina. Abraços.

Altamira Fernandes

Oiii, passei mal ums 3 dias com pressão e glicose alta, e derrepente senti muito ruim , sensação de desmaio ,uma leveza na cabeça, e mesmo acordada não conseguia abrir meus olhos isso durou ums 40 minutos, apos abaixar pressão e glicose meus olhos abriram não to sentindo nada de ruim nos olhos a não ser um pouco de cansaço, podetia me fazer entender por favor. Preciso compreender.Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Oi Altamira, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.