Hipertensão: Você sabia que a doença pode causar danos até mesmo nos olhos?


  • +A
  • -A

Caracterizada pelo aumento da pressão arterial, a hipertensão é uma das doenças crônicas mais discutidas atualmente devido ao grande número de diagnósticos: segundo o Ministério da Saúde, mais de 24% da população brasileira tem pressão alta. O problema afeta principalmente o coração e o cérebro, mas a hipertensão pode prejudicar também a saúde dos olhos.

 

Danos na visão podem ser detectados em consulta

 


“A
hipertensão descontrolada gera dilatações e obstruções dos microvasos da retina, órgão responsável pela visão”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. Os olhos, assim como os rins, são muito afetados pelas alterações causadas pela pressão alta e, por isso, são considerados órgãos-alvos da doença.

Como a hipertensão não provoca sintomas, com exceção dos casos já bastante avançados, os prejuízos à retina só são detectados quando o paciente ou o médico percebem que há algo de errado. Portanto, é importante se consultar frequentemente com um profissional. “Alterações iniciais destes vasos podem ser detectadas em um simples exame de fundo de olho no consultório e dizem muito se a hipertensão está bem controlada”, diz a especialista.

 

Hipertensão sem tratamento pode provocar cegueira

 


Se não forem detectados e tratados adequadamente, os danos na visão podem levar o paciente hipertenso a ficar cego. “Quando um vaso da retina se rompe, pode haver cegueira parcial ou total, dependendo da extensão do sangramento, que acontece dentro do olho e cujo único sintoma é a cegueira que se instala de repente”, explica Ana Catarina.

A principal forma de evitar que isso aconteça é manter a pressão controlada por meio do tratamento prescrito, que inclui o uso de medicações anti-hipertensivas e mudanças nos hábitos. “É possível controlar a pressão com as mudanças do estilo de vida como parar de fumar, parar de tomar bebidas alcoólicas, comer mais frutas, verduras e legumes e menos alimentos de origem animal e fazer atividades físicas aeróbicas”, cita a cardiologista.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Hipertensão: Você sabia que a doença pode causar danos até mesmo nos olhos?"

Leli Dutkievicz

Li a matéria e fiquei preocupada. Ultimamente tenho sentido ardência nos olhos e lacrimejando muito. Não é o tempo todo, as vezes fico sem sentir por alguns dias, depois sinto novamente. Quase sempre quando estou no computador. Nesses dias a claridade a luz do sol incomodam muito. Será que a minha hipertensão está causando isso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leli, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.