Que cuidados um paciente com hipertensão deve ter ao fazer atividades físicas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Que cuidados um paciente com hipertensão deve ter ao fazer atividades físicas?

Uma das principais formas de prevenir e tratar a hipertensão arterial é a prática regular de atividades físicas. O exercício provoca uma queda da pressão, cujo efeito pode durar de 12 a 15 horas. No longo prazo, se o tratamento for feito da forma correta, a tendência é de que a pressão se estabilize. No entanto, alguns cuidados são necessários durante a atividade para garantir a segurança do paciente e a eficácia do exercício.

Ritmo lento ao começar um exercício físico reduz riscos cardiovasculares


O primeiro passo para uma prática segura é
consultar um médico, que avaliará se o paciente está em plenas condições de realizar um exercício físico. “O hipertenso deve realizar uma avaliação clínica antes do início do treinamento, enquanto o teste ergométrico é recomendado para aqueles que tiverem um fator de risco associado à doença. Esse teste deve ser realizado em uso da medicação regular do paciente”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Além disso, é importante determinar o ritmo e a intensidade da atividade física. “Quem não está habituado a fazer atividade física deve iniciar com caminhadas leves de 30 minutos por dia, com ritmo lento, mas contínuas, sem paradas. E, então, ir aumentando a velocidade e o tempo da caminhada a cada sete ou 10 dias”, explica a profissional.

Desidratação aumenta chance de pico de pressão durante exercício


Durante a prática, o ideal é estar sempre com uma garrafa de água por perto, especialmente se for ao ar livre. “Deve-se estar bem hidratado, pois uma leve desidratação pode gerar picos hipertensivos. A roupa e o calçado devem ser leves para que a atividade seja feita com o menor esforço”, aconselha.

Depois da atividade física, podem aparecer dores musculares e cansaço. Este tipo de sintoma é considerado normal, já que o corpo não está acostumado. Essas sensações tendem a melhorar com o passar do tempo. Por outro lado, tontura, falta de ar intensa e aperto no peito podem indicar que há um problema mais sério e o praticante deverá retornar ao cardiologista para uma nova avaliação.

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é cardiologista, formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e com residência em Cardiologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. CRM-SP: 141696 – www.anacatarinacardio.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Que cuidados um paciente com hipertensão deve ter ao fazer atividades físicas?"

Ironete Miranda da Silva

Bastante elucidativo. Foi de grande valia

Leonidia

Gosto das dicas que estou recebendo de vcs.Sera que hidroginástica também rem o efeito de baixar a pressão arterial?Os resultados p o corpo é parecido com o de caminhadas?

Giancarlo

Graças a Deus tenho feito minhas atividades físicas e minha PA está controlando. Tenho certeza q ela vai controlar de vez.

Cuidados Pela Vida

Oi Ironete, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Leonidia, este tipo de exercício não é contraindicado para quem é hipertenso. O primeiro passo para uma prática segura é consultar um médico, que avaliará se você está em plenas condições de realizar um exercício físico. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Giancarlo, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

VINICIUS MACHADO REZENDE

Olá. Eu trabalho na Petrobras, Centro de Pesquisas e pertenço a um Programa chamado de PPDC (Programa de Prevenção de Doenças Coronarianas), ideal para que é hipertenso e diabético, assim como eu. Gostaria de saber se na parte aeróbica bastam 20 minutos no Elíptico.

Cuidados Pela Vida

Oi Vinicius, o educador físico que está te acompanhando irá te orientar sobre a rotina de exercícios indicados. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.