AchèAchè
    search
    Título

    Hipertensão na juventude: crianças e adolescentes podem desenvolver pressão alta?

    Uncategorized

    Por

    O aumento da pressão arterial não escolhe sexo ou idade. A hipertensão é uma doença cardiovascular causada por uma série de fatores, combinados ou não, e atinge homens, mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Apesar da maior parte dos diagnósticos de pressão arterial alta ocorrerem na idade adulta, muitos casos surgem durante os primeiros 18 anos de vida.

    Diagnóstico precoce

    “É na infância e na adolescência que a hipertensão arterial pode ser detectada e controlada precocemente”, afirma a cardiologista Bruna Baptistini. A médica explica que a medida da pressão é recomendada em toda avaliação clínica após os três anos de idade, pelo menos uma vez ao ano, como parte do atendimento pediátrico primário.

    A hipertensão durante essas duas fases da vida surpreende pelos altos números: segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 6% das crianças sofrem com o problema no país. Aliada à hipertensão estão o sobrepeso e a obesidade, cujos índices no Brasil não param de crescer e são fatores de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular.

    Doença raramente apresenta sintomas

    A Dra. Bruna alerta que a hipertensão é silenciosa na maioria dos casos: “A pressão arterial elevada raramente causa sintomas em crianças e adolescentes, aparecendo quando há complicações. Nesses casos, os mais comuns são dor de cabeça, tontura, falta de ar, zumbido, visão turva e cansaço.” O tratamento é similar ao de adultos e feito com mudança de hábitos e tratamento farmacológico.

    A família e a escola têm papéis importantes na prevenção do problema. As instituições de ensino devem fornecer um ambiente que promova ações em prol do bem-estar infantil e que permitam aos alunos descobrirem a importância de uma alimentação saudável. Os pais precisam refletir os valores de saúde ensinados nos colégios e dar o exemplo, seja estimulando a prática de exercícios ou evitando o consumo de comidas que prejudiquem a saúde.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes