Por que o forte calor pode complicar um quadro de pressão alta?

  • +A
  • -A

Durante o começo do ano, muitas famílias aproveitam as férias escolares dos filhos para viajar, seja para curtir o calor nas praias brasileiras ou para fugir das altas temperaturas em regiões de clima mais ameno. Quem tem hipertensão já deve ter ouvido que o calor pode piorar um quadro de pressão alta, mas na verdade, são as temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas, que oferecem riscos à saúde.

Clima extremo pode piorar a pressão arterial


Foi o que um grupo de pesquisadores do Canadá divulgou. Eles investigaram a relação entre a temperatura e o número de internações nos hospitais da província de Ontário, entre 1996 e 2013. “Nesse estudo canadense, os autores fazem um alerta para os extremos de temperatura: tanto em dias muito frios como em
dias muito quentes, observou-se um aumento no número de internações hospitalares por problemas cardiovasculares”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

No estudo, durante os dias quentes, houve um aumento de 6% na quantidade de internações por doenças cardíacas e um aumento de 8% em decorrência de derrames, em comparação com dias de temperaturas consideradas médias. No entanto, as maiores mudanças ocorreram nos dias muito frios. “Nos dias de temperaturas mais baixas, observou-se um aumento de 9% nas internações por doenças cardíacas, 29% por infarto e 11% por derrame, comparando com os dias de temperatura mediana”, acrescenta o médico.

Inverno é a estação que mais gera riscos a pacientes com pressão alta


De acordo com o profissional, outros estudos já mostraram a relação sazonal entre a hipertensão, o infarto e o derrame, apontando o inverno como a pior estação para pacientes com pressão alta. É o caso de uma pesquisa feita com 50 mil chineses, entre 2004 e 2008: “Os estudiosos descobriram que, a cada redução de 10 graus Celsius na temperatura do ambiente, ocorria um aumento de 6,9 mmHg na pressão arterial sistólica e de 2,9 mmHg na pressão arterial diastólica. Ou seja, quanto mais frio, maior o nível da pressão”.

Segundo Dr. Francisco, o frio provoca a vasoconstrição e o aumento da resistência vascular, o que resulta na elevação da pressão arterial. Já o calor produz o efeito oposto: causa vasodilatação, diminuindo a resistência dos vasos sanguíneos e reduzindo a pressão em relação a dias de maior frio. Além disso, o estudo chinês concluiu ainda que os pacientes tinham 13% menos chance de estar com a pressão controlada durante o inverno.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
circulacao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Por que o forte calor pode complicar um quadro de pressão alta?"

Milton Pedrosa Nolasco

Sou Hipertenso e Careca. Tanto no verão como no inverno, só tomo banho frio, e achando que é bom para baixar a pressão, fico em baixo do chuveiro muito tempo, até o rosto ficar vermelho; devo continuar fazendo isso?

Augusto Celio

Moro em Pvh-Ro, ontem fez muito calor e passei muito mal, pensei q teria outro AVC

Rosi Furlan

Sou hipertensão mas nós dias mais quentes tenho picos de pressão super alto…passo muito mal…a última me deixou com o abr e braço e mão por vários dias formigando.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosi, cuidados com a pressão arterial é extremamente importante em todas as épocas do ano, em tempos de calor é bom se hidratar bastante e controlar o nível de consumo do sal. Temos outra matéria com dicas sobre a pressão alta em https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/alimentos-controlar-pressao-arterial. Lembrando que sempre que ao sentir algum sintoma buscar o seu médico. Abraços.

Milton Pinto de Andrade

Achei muito interessante os comentarios. Após a leitura, me sinto mais confortável. Obrigafo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Milton! Agradecemos o seu comentário. Estamos à disposição para ajudar, abraços!

Luciana Cardoso Miranda

Tomo vários remédios para controlar a pressão alta mesmo assim passo muito mal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciana. Nesse caso, é muito importante consultar o seu médico para verificar se há a necessidade de alteração dos medicamentos ou tratamento. introduzir algumas melhorias na alimentação é muito importante, assim como fazer atividades físicas regularmente, o que melhora a capacidade cardiovascular e ajuda na estabilização da pressão arterial. Antes, no entanto, é preciso passar por uma avaliação médica para descobrir os melhores exercícios e a melhor intensidade para cada caso. Abraços!

Natalie

Ótimo post! Hoje comentava com minha irmã sobre o calor intenso, 37 de sensação térmica no RS! Eu sou hipotensa falei que esse calor me deixava mole e sonolenta, ela que é hipertensa comentou que o calor aumenta a pressão dela, causando sensação horrível. Como é possível uma pessoa hipertensa ter aumento de pressão no calor??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Natalie. Muito bom saber que gostou da nossa matéria. Consulte o post abaixo, onde a cardiologista Dra. Caroline Nagano fala sobre como o calor afeta as pessoas com hipertensão. Até breve. https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/verao-calor-pode-agravar-quadro-hipertensao

Neuza Bueno neuza

Tenho pressao alta . Controlo com Holmes H 40 12 ,5. Com o calor em altas temperaturas no Rio de Janeiro estou sentindo uma moleza no corpo todo um mal estar geral e só quero ficar deitada. Minha pressão está ficando baixa ? Por isto o mal estar que sinto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Neuza. Temos uma matéria que aborda o assunto, o especialista fala sobre os motivos de ocorrer as tonturas, assim como dá dicas para cuidar da pressão, quando a temperatura estiver alta. Confira! Até breve.

ELIZABETH

como controlar nas temperaturas altas ou muito baixa minha pressão arterial?moro no rio grande do sul e faz muito frio..ou nos últimos tempos ate 40 graus.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elizabeth. Tanto no frio, quanto no calor é essencial manter uma rotina equilibrada, seguindo as orientações do médico em relação a dieta, exercícios físicos e tratamento medicamentoso. Também é importante que afira a pressão algumas vezes ao dia quando houver um pico de calor ou frio, para acompanhar suas mudanças. Lembre-se que é imprescindível a ingestão de água durante o inverno, a gente tende a beber menos água nessa época e o nosso sangue torna-se mais viscoso/grosso e como o frio reduz o calibre das nossas veias, esse sangue mais grosso passa com mais dificuldade, o que pode gerar alguma complicação como o infarto. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.