html Festas de fim de ano: quais alimentos devem ser evitados para quem teve infarto?

Festas de fim de ano: quais alimentos devem ser evitados para quem teve infarto?


  • +A
  • -A

O infarto do miocárdio é uma das principais complicações da hipertensão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, mais de 100 mil pessoas foram internadas por causa do problema no Brasil. Quem é atendido com rapidez e consegue sobreviver deve adotar medidas para prevenir outra ocorrência, como mudanças na alimentação, especialmente durante a época de festas de fim de ano.

Carne do peru de Natal é a mais indicada para as festas de fim de ano


Nas ceias de Natal e de Réveillon, receitas de aves e de rabanadas são presenças quase obrigatórias na mesa dos brasileiros, mas algumas são ricas em gordura e sódio. Entretanto, não é preciso deixá-las de lado, mas sim, comê-las com cautela. “Digamos que os alimentos fritos, com molhos gordurosos e com excesso de sal, como farofas e temperos de aves, devem ser consumidos com moderação”, afirma a cardiologista Caroline Nagano.

Entre as aves tradicionais que costumam fazer parte das festas de fim de ano, a carne do peru é a mais indicada para manter uma alimentação adequada e leve para o período depois do infarto. O peru tem baixo percentual de gordura e é menos calórico que outras carnes, como a de pernil e de lombo. A especialista recomenda ainda o consumo da carne de peixe.

Paciente deve evitar grandes quantidades de carboidratos nas ceias


Outro conselho da profissional para as festividades é não petiscar: “Evitar as entradas, pães e amendoins e iniciar com o prato de salada e legumes, evitando maionese. Colocar pequenas porções de carboidratos e escolher apenas um único tipo em vez de vários. Se não for possível evitar a sobremesa, escolher uma, pegar em pequena quantidade e não repetir”. Cada rabanada, por exemplo, pode fornecer 155 calorias, além de ter
alto teor de carboidratos.

É importante destacar que as bebidas alcoólicas não devem fazer parte da ceia e das comemorações do paciente que sofreu um infarto. O álcool, seja vinho, cerveja ou champanhe, pode piorar a pressão arterial e deixar os batimentos cardíacos irregulares, atrapalhando a recuperação. Dra. Caroline recomenda ainda evitar esforço físico depois de uma refeição grande e repousar, caso se sinta cansado.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
alimentacao
coracao
infarto
pressao-alta
sal
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Festas de fim de ano: quais alimentos devem ser evitados para quem teve infarto?"

Ricardo Dagher

Excelente observação feita por vocês.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, ficamos felizes em saber que nossas matérias estão lhe ajudando. Continue por aqui para acompanhar mais novidades novas matéria e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até breve.

Antonio Nunes da Silva

Boas essas “dicas” Para quem o controle na alimentação . Nada interfere para mim, visto que não como carne de qualquer espécie, a não ser peixe para garantir a proteína. Mas acho muito legal vocês se preocuparem com as pessoas, dando o caminho de uma melhor saúde.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio, que bom que gostou da nossa matéria. Continue por aqui para acompanhar mais novidades e mais informações sobre saúde doenças e tratamentos. Abraços.

Vera Lúcia Mello

Para quem sofreu infarto devem ser evitadas carnes como pernil e o lombo.Carboidratos sem exageros , aconselha – se carnes de peru e peixes ,bebidas alcóolicas: como vinhos cervejas e champanhes inimigos do coração. Também nas entradas comer saladas legumes . Sem exageros nas sobremesas principalmente a deliciosa rabanada por conta de sua caloria e não fazer esforços depois de se alimentar o repouso e a melhor saída..Parabéns Dra Caroline por enviar este alerta através das redes sociais para o meu gmail.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera, para acompanhar novas matérias e mais informações sobre saúde doenças e dicas de tratamentos continue por aqui. Temos outra matéria que pode trazer novos conhecimentos para você. Clica no link abaixo e confira. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/coracao/passos-prevencao-segundo-infarto

Guilherme

Obrigado pelas informações,vão ser muito úteis! 😉

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Guilherme, ficamos felizes por saber que nossa matéria foi de grande utilidade para você. Continue por aqui para acompanhar mais novidades e mais matérias como essa. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.