Quais fatores influenciam na pressão arterial considerada normal?


  • +A
  • -A

Manter a pressão arterial em níveis adequados é fundamental para uma vida saudável e longeva. Mas, eliminar ou até mesmo diminuir os fatores que colaboram para aumentá-la não é muito simples. Implementar mudanças de hábitos e novos costumes pode ser mais difícil do que parece.

“A pressão arterial considerada normal na maior parte da população é de 120×80 mmHg. Manter estes números envolve basicamente a manutenção geral de uma boa saúde nas pessoas sem doenças agudas ou crônicas”, afirma o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal.

Vida mais saudável

Ele também aponta a necessidade de ser feliz, dormir bem, diminuir o estresse e viver em locais com boas condições sanitárias como aspectos fundamentais. Nos casos de pessoas com doenças ou transtornos, eles devem ser levados em consideração na busca por níveis adequados da pressão arterial.

Controlá-la passa necessariamente pela prática de exercícios físicos. A frequência e o tipo de atividade podem variar de acordo com o estilo de vida de cada um e também com a disponibilidade de tempo, mas o ideal é que seja praticada diariamente. São válidos exercícios aeróbicos, atividades resistivas, como musculação e pilates, e também as mistas, como montanhismo e hidroginástica. Entretanto, é importante ter cuidado com esforços excessivos, que podem ser fatais. É recomendado ir ao médico e realizar exames de seis em seis meses.

Dieta controlada: nada de gordura ou refrigerante

A alimentação contribui enormemente para o controle da pressão e sua manutenção em níveis seguros, como alerta o cardiologista: “Refrigerantes têm grande quantidade de sal e açúcar, além de alguns serem extremamente ácidos. Os alimentos gordurosos também fazem mal a saúde, de um modo geral, principalmente as gorduras saturadas.” Sal e frituras também devem ser evitados enquanto fibras e vegetais devem estar sempre presentes na dieta.

O tabagismo é um dos piores inimigos de quem busca um corpo saudável. A ação do cigarro no organismo é perigosa para a boca e para órgãos, como os pulmões, fígado e o estômago. No sistema circulatório, a nicotina dificulta o transporte de oxigênio e é uma das principais causas da hipertensão. As bebidas alcoólicas não ficam atrás, já que produzem alterações nas paredes dos vasos sanguíneos e aumentam a pressão arterial.

Dr. Benjamin Farbiarz Segal é cardiologista formado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52.80252-2

 

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais fatores influenciam na pressão arterial considerada normal?"

Sérgio Lessa

Tenho 56 anos, 1,78 e 82k. Corpo atlético. Não fumo e não bebo e minha alimentação não é feita com coisas gordurosas.. Entretanto minha pressão arterial, que sempre foi 12/8 foi alterada para 14/9 e outro dia me sentindo meio tonto, estava 17/10. Há algum tempo, tenho tido azias e refluxo, fazendo assim uso de bicarbonato de sódio, todos os dias, e também tenho triglicérides alto, dormindo mal Sou de uma personalidade agitada e anciosa. Operei de varizes há 15 anos atrás e desde então, percebi que minha circulação das pernas não tem sido boa. Constantes inchaço no tornozelos, canela e pés.Meus exames cardiológicos são normais. O meu cardiologista me prescreveu Aradois 50ml. Mas eu não gostaria de ficar dependendo dessa mediação, para voltar a ter uma pressão normal.Gostaria de saber, quais os meios naturais e mudanças de hábitos, eu posso fazer para normalizar minha pressão.Att.Sérgio Lessa.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sérgio, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/hipertensao-atividade-fisica-suficiente
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/alimentos-controlar-pressao-arterial
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.