Existem exercícios perigosos para quem tem hipertensão?


  • +A
  • -A

Adotar hábitos de vida saudáveis é fundamental para quem tem hipertensão, o que inclui a prática de atividades físicas. O perigo está relacionado à intensidade, mas não à atividade em si. “Não existe exercício perigoso para a hipertensão arterial. Aliás, o exercício físico ajuda bastante no controle da hipertensão”, afirma o cardiologista Rafael Santos Costa.

 

Praticar exercícios de forma moderada traz diversos benefícios aos hipertensos

 


Realizar exercícios aumenta de maneira normal e natural a pressão, mas fazer isso em um ritmo mais intenso torna a prática arriscada, especialmente para quem tem hipertensão. Portanto,
o ideal é apostar na intensidade moderada para que a pressão se mantenha em um nível adequado. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são alguns exemplos interessantes.

São muitos os benefícios da prática de exercícios para os pacientes com hipertensão. Exercitar o corpo ajuda a prevenir e tratar fatores de risco para o quadro, como o sobrepeso, colesterol alto e diabetes. Além disso, melhora a condição cardiovascular e fortalece a estrutura óssea e muscular.  

 

Controle da pressão antes e durante o exercício é fundamental para quem tem hipertensão

 


De acordo com o médico, o que que torno a prática perigosa é o paciente realizar exercício físico sem estar com a pressão devidamente controlada. 
Portanto, quem for hipertenso, principalmente, deve sempre medir a pressão, tanto antes de começar uma atividade física, quanto durante a execução. O controle ao longo do exercício é crucial para garantir ao paciente tranquilidade para desenvolver com segurança a prática. A liberação do médico para realizar o exercício é outra ponto fundamental para dar segurança ao praticante.  

 

Dr. Rafael Santos Costa é cardiologista formado pela Universidade Iguaçu e atua em Nova Iguaçu. CRM-RJ: 52.93343-0 – Site oficialFacebookDoctoralia

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Existem exercícios perigosos para quem tem hipertensão?"

Antonio Nunes da Silva

Doutor, suas recomendações eu já as pratico, acrescentando os exercícios físicos que os faço diariamente. O que me chamou a atenção, foi sua recomendação para o consumo do café e chá verde,que eu os evito por conterem cafeína. Tenho grande interesse no consumo do chá verde, pode realmente mesmo eu sendo hipertensão?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Antonio, o ideal é que você siga sempre as orientações do médico que o acompanha, pois ele conhece todo o seu caso clínico. Abraços.

Jose Geraldo Batista

Olá tomo Arenópolis para baixar meus batimentos, mas quando janto ele quer subir, o que faço existe remédio mais forte, para controlar meus batimentos. Queria muito saber. Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jose Geraldo, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá avaliar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.