AchèAchè
    search
    Título

    Como relaxar e evitar que o estresse atrapalhe o tratamento da hipertensão?

    Uncategorized

    Por

    O estresse é um fator que influencia a pressão arterial, tanto em sua forma aguda, causado por um desentendimento em família ou com amigos, por exemplo, como também em sua forma crônica. Níveis altos e constantes de estresse podem atrapalhar o tratamento da hipertensão e aumentar os riscos do paciente com pressão alta sofrer um infarto ou AVC.

    Fazer meditação e caminhada ajuda a relaxar e controlar o estresse


    Para atingir as metas de controle da pressão arterial, cada vez mais rígidas, é preciso ter uma atenção especial ao estresse. E a melhor forma de fazer isso é apostar em hobbies que ajudam a relaxar.
    Atividades como meditação, yoga e acupuntura podem ser maneiras efetivas de reduzir os efeitos do estresse na saúde”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

    Além disso, exercícios físicos mais intensos, como caminhada e natação, também são importantes e eficazes para reduzir os níveis de estresse. “Atividades físicas rotineiras com 180 minutos por semana, no mínimo, costumam ajudar muito”, diz o médico, que também recomenda aulas de dança como forma de combater o estresse.

    Dormir bem é importante para diminuir os níveis de estresse


    Ter um sono de boa qualidade e respeitar a
    quantidade de horas de sono necessárias para seu corpo descansar e repor as energias também são medidas fundamentais para aliviar o estresse. Se conseguir, tire um cochilo de 15 a 20 minutos depois do almoço, antes de retomar as atividades do dia. Outras atitudes que funcionam são ouvir músicas calmas e procurar uma leitura agradável.
    Alternativas mais drásticas, como mudar de emprego ou de atividade de trabalho, podem ser uma solução, mas muitas vezes não funcionam efetivamente de forma isolada, já que o estresse na nova ocupação pode voltar a ser um problema. “Em casos extremos e resistentes ao tratamento otimizado, o suporte psiquiátrico e psicoterapêutico, com uso de medicações específicas, inclusive, pode ser a única saída”, destaca o especialista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes