O estresse aumenta as chances de sofrermos com a pressão alta?


  • +A
  • -A

A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta a saúde de todo o sistema cardiovascular, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar mais para que o sangue circule e o coração mantenha seu funcionamento. O problema já é grave por si só, entretanto, alguns fatores como o estresse podem prejudicar ainda mais a pressão alta.

Estresse aumenta risco de complicações da hipertensão


“A hipertensão é uma doença que aumenta o risco de infarto, derrame cerebral, problemas nos rins e na visão. Pessoas hipertensas e estressadas têm
risco de maior de desenvolver essas complicações“, alerta o cardiologista Paulo Sadala.

Situações frequentes de estresse deixam o corpo constantemente em um estado de alerta, graças à liberação de hormônios, como a adrenalina. O resultado dessa descarga hormonal é uma maior contração das paredes dos vasos sanguíneos que contribui para que a pressão arterial continue aumentando.   

Estresse é fator de risco para desenvolvimento da hipertensão


Por outro lado, mesmo quem não tem hipertensão deve se preocupar com o estresse. “O estresse é mais um dos principais
fatores de risco para a hipertensão, sendo que este é um fator extremamente prevalente nos dias atuais”, destaca o profissional. O perigo é consideravelmente maior para quem também é sedentário e tem casos de pressão alta na família.

Para evitar qualquer complicação ou até mesmo para prevenir a hipertensão, não tem outro jeito: “O ideal é retirarmos esse fator de risco. No entanto, nos dias de hoje e com a vida que levamos, é praticamente impossível”. Para quem está sempre estressado, mudanças no estilo de vida são essenciais, buscando empregos mais tranquilos e cidades mais calmas para morar.

Dr. Paulo César Sadala Ferreira é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 106812

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "O estresse aumenta as chances de sofrermos com a pressão alta?"

Girlane Borges

Meu marido é muito extressado e agora é hipertenso e é por causa do estresse,É mais perigoso hipertensão por estresse?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Girlane, pessoas hipertensas e estressadas têm risco de maior de desenvolver complicações como o risco de infarto. Para evitar qualquer complicação ou até mesmo para prevenir a hipertensão é importante que haja mudanças no estilo de vida. O médico que está acompanhando seu esposo poderá passar maiores orientações sobre o caso dele. Abraços.

Márcia da Silva

Bom dia, tenho problemas cardíacos, prolapso da válvula mitral e insuficiência cardíaca. É tbm tomo remédio pra pressão Alta, de uns tempos pra cá, estou me sentindo muito mal, a noite não consigo dormir, pois parece que vou morrer, me dá muita inquietação, e aceleração e constante, isso seria devido ao stress?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Geraldo

Sempre pratique exercícios físicos e agora estou buscando uma maior regularidade.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geraldo, parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.