Controlar o estresse é importante para se prevenir de um segundo infarto?


  • +A
  • -A
Imagem do post Controlar o estresse é importante para se prevenir de um segundo infarto?

O controle do estresse é fundamental para prevenir problemas cardiovasculares em geral, pois está relacionado com o aumento dos níveis de pressão e glicemia, além de sono irregular e ganho de peso. Tudo isso pode prejudicar o coração e aumentar o risco do desenvolvimento de um novo infarto.

“Sem dúvidas o controle do estresse é essencial para prevenir episódios de infarto, visto que algumas pesquisas relacionam ocupações altamente estressantes, como operadores de mercado financeiro, por exemplo, a um maior risco de ocorrência de infartos ao longo da vida”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

 

Modos de evitar o estresse no dia a dia

 

No entanto, controlar adequadamente o estresse, especialmente com os anseios e exigências da vida moderna, pode não ser fácil. “É necessário que o paciente tenha acompanhamento médico e psicológico e adote mudanças em seu estilo, buscando hábitos mais saudáveis. Não existe fórmula pronta, a melhor saída é sempre individualizada caso a caso no consultório médico”, explica Gaz.

Para controlar o estresse, o indivíduo que deseja evitar um infarto, seja o primeiro ou segundo episódio, deve adotar mudanças comportamentais, como evitar situações de conflito ou confronto, por exemplo. Diminuir o ritmo de atividades de vida e de trabalho, psicoterapia, uso de medicações específicas e realização de atividades físicas frequentes são outras recomendações importantes.

 

Estresse pode gerar infarto mesmo com tratamento bem feito

 

A influência do estresse é tão grande, que mesmo se o tratamento for seguido com perfeição eventos estressantes podem por si só provocar um infarto. “O estresse certamente pode influenciar de forma isolada, mesmo quando se faz adequadamente todo o resto. Mas o risco diminui bastante quando o tratamento é bem feito e seguido constantemente. O infarto é um problema crônico, então o tratamento é para a vida inteira”, conclui o cardiologista.

 

Dr. Marcus Vinicius Burato Gaz é cardiologista, graduado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 135061 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
estresse
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Controlar o estresse é importante para se prevenir de um segundo infarto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.