AchèAchè
    search
    Título

    Como funcionam os medidores de pressão? As versões domésticas são confiáveis?

    Uncategorized

    Por

    No Brasil, cerca de 24% da população sofre com problemas de pressão alta. Os dados preocupantes são resultado de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2012. O número de brasileiros hipertensos tem aumentado nos últimos anos e, por isso, é preciso ficar atento aos hábitos alimentares e se exercitar com frequência.

    Para medir a pressão, seja em casa, no consultório médico ou numa farmácia, são utilizados medidores de pressão arterial. Chamados de esfigmomanômetros, eles comprimem as artérias do corpo para quantificar as medidas de pressão máxima, quando há contração do músculo do coração, e mínima, quando há relaxamento desse mesmo músculo, chamadas na medicina de sístole e diástole.

    Estes aparelhos podem ser colocados nos braços e também nos pulsos e nas pernas, uma vez que as artérias fazem parte de um sistema fechado e as medidas são replicadas ao longo dos membros. Entretanto, para o médico cardiologista Benjamin Farbiarz Segal, os braços são a parte do corpo que produzem o resultado mais confiável.

    Manuais e digitais: conheça os tipos de medidores

    Os medidores de pressão se dividem em dois grupos: os manuais e os digitais. Os manuais possuem uma bolsa de ar que deve ser inflada pelo usuário ou pelo médico e o resultado é aferido por meio dos sons do fluxo sanguíneo entre a pressão máxima e mínima, captados pelo uso de um estetoscópio. Já nos digitais, a bolsa de ar é inflada automaticamente a partir do toque de botões e os dados são informados diretamente no visor.

    De acordo com Segal, as versões domésticas são confiáveis na maioria dos casos. “Temos excelentes marcas no Brasil, mas é importante que os aparelhos tenham o selo do Inmetro e sejam chancelados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia”, explica. O resultado correto da medição, segundo o médico, depende do posicionamento correto do aparelho e da pequena distância entre o medidor e o coração.

    Como medir a própria pressão

    Para aferir corretamente a pressão arterial, o cardiologista recomenda que o paciente fique de 20 a 30 minutos em repouso, não coma e não beba café ou refrigerante por alguns minutos antes. É indicado também que permaneça sentado e posicione o membro a ser utilizado na altura do coração.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes