Cigarro e pressão alta: por que fumar é um perigo para quem tem hipertensão?


  • +A
  • -A
Imagem do post Cigarro e pressão alta: por que fumar é um perigo para quem tem hipertensão?

Os danos que o cigarro provoca em todo o organismo já são bem conhecidos e comprovados por diversos estudos: aumenta o risco de doenças cerebrovasculares, de doenças do coração e também de muitos tipos de câncer. Além disso, as consequências do hábito de fumar para quem tem hipertensão também são considerados muito graves.

Fumar cigarro pode provocar obstrução das artérias do corpo


“Especificamente no sistema cardiovascular, o tabagismo está relacionado a uma doença chamada aterosclerose, que nada mais é que um progressivo entupimento das artérias de todo o corpo, especialmente do coração e do cérebro, por placas de gordura, chamadas de placas de ateroma”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

De acordo com o profissional, o ato de fumar promove uma maior coagulação do sangue e está diretamente ligado à formação das placas de gordura e à sua desestabilização, facilitando a formação de trombos que entopem as artérias. Como consequência, ocorrem infartos e derrames, por exemplo. O cigarro provoca também um efeito inflamatório no sistema cardiovascular, contribuindo ainda mais para o entupimento das artérias.

Ter pressão alta e fumar aumentam chances de ter infarto


É preciso ter em mente que a hipertensão, assim como o cigarro, é um fator de risco para outras doenças cardiovasculares, especialmente a aterosclerose. “Quando sou hipertenso e também fumo, estou somando fatores de risco, ou seja, estão agregando situações de risco para o meu corpo e aumentando muito a chance de um evento cerebrovascular. Quanto mais fatores de risco eu agrego, maiores são as minhas taxas de doenças ao longo dos anos”, alerta o especialista.

Para preservar a saúde, é essencial manter a hipertensão controlada e parar de fumar, o que nem sempre é fácil. Muitas pessoas precisam de acompanhamento de vários profissionais para ter sucesso. Dr. Marcus, no entanto, tem uma dica: “Quando a gente desenvolve alguns hábitos, tirando um pouco o foco dos hábitos que levam-no a fumar, fica mais fácil parar, como atividades físicas e novos passatempos”.

Dr. Marcus Vinicius Burato Gaz é cardiologista, graduado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 135061 – marcusgazcardiologia.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
cigarro
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cigarro e pressão alta: por que fumar é um perigo para quem tem hipertensão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.