Churrasco: quais são as melhores opções para quem sofre com a hipertensão?


  • +A
  • -A

Quem não curte um churrasco fim de semana com a família ou amigos? Difícil recusar. Carnes, farofa e pão de alho costumam roubar a cena na mesa, mas é preciso prestar atenção em algumas opções que são servidas para não exagerar na gordura e nos alimentos ricos em sódio, principalmente quem sofre com a hipertensão.

Sal grosso faz mal

 

O churrasco, geralmente realizado para celebrações, não costuma ter muitos limites, afinal, ninguém gosta de uma festa com pouca comida. A reunião costuma ser carregada de sabor, mas com perigos para os hipertensos. Até quem sofre com o colesterol precisa ficar com o alerta ligado com as asinhas de frango e o coração de galinha, que possuem muita gordura.

Mas voltando aos hipertensos, eles têm um inimigo particular. “O sal grosso traz um grande perigo para quem sofre com pressão alta, juntamente com outros temperos industrializados. Seus derivados em temperos, aromatizantes e amaciantes das carnes também devem ser evitados”, afirma a nutricionista Amanda Koenigkam.

Opções para o churrasco do hipertenso

 

Retirando o sal grosso de cena, as melhores alternativas são os temperos e ervas frescas naturais. Porém, é necessário fazer algumas outras substituições estratégicas e saudáveis para manter a pressão normalizada e em dia. “As carnes vermelhas devem ser mais magras. Quanto aos frangos, dê preferência às partes sem pele, podendo utilizar as coxas e peito”, recomenda Amanda.

Outra queridinha do churrasco é a farofa. O acompanhamento, no entanto, deve ser substituído por uma salada, que, além de ser uma ótima fonte de fibras, ajudará na digestão e bom funcionamento do intestino após a comilança. Refrigerantes “zero açúcar”, porém com grande quantidade de sódio, também não são ideais para quem tem problemas com a pressão.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Koenigkam

Dra. Amanda Koenigkam

Nutrição

CRM: 15100842 / RJ

TAGS
alimentacao
cardiovascular
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Churrasco: quais são as melhores opções para quem sofre com a hipertensão?"

Livia das neves e Silva

Gostaria de saber qual o melhor sal para hipertensos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Livia, segue o link de algumas de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/pressao-alta-reduzir-consumo-sal
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/sal-do-himalaia-pressao-alta
Abraços.

Gerson Santos

Sim sou hipertenso e agora cheguei no meu limite, tive um pre-AVC, e talvez até uma sequela no coração. Tenho que pisar em ovos, pois o próximo evento de pressão alta poderá ser fatal. Porque não cuidei a alimentação quando deveria…É simples evitar tudo isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gerson, os benefícios da prática de atividades físicas à saúde do sistema cardiovascular são indiscutíveis. Para um hipertenso, por exemplo, só os exercícios já são capazes de reduzir a pressão arterial de 5% a 10%. No entanto, a prevenção à doença passa necessariamente por uma mudança completa nos hábitos de vida, buscando uma rotina mais saudável. De acordo com Dr. Cassian Rodrigues Belettini Na alimentação, é importante reduzir o consumo de frituras, enlatados, alimentos ricos em açúcar e gordura saturada e produtos que aumentam o colesterol ruim. Lembrando que é indispensável a procura por um cardiologista para que seja realizado o tratamento mais adequado para você. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.