Quais atividades devem ser evitadas por quem tem hipertensão?


  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão é uma doença que não tem cura na maioria dos casos, mas que pode ser controlada. Para isso, é preciso fazer o uso correto da medicação prescrita e adotar medidas em prol de uma vida saudável. Entre essas medidas, está a prática de alguns tipos de atividades físicas, já que nem todos são indicados.

Crossfit deve ser evitado por pacientes com hipertensão


“Os exercícios resistidos, conhecidos como anaeróbicos ou para ganho muscular, e os esportes radicais, devem ser evitados pelo hipertenso”, afirma o cardiologista Hugo Marcos Conte Silva Penha. Por outro lado, o médico recomenda as atividades físicas aeróbicas não resistidas tanto para a prevenção quanto para o tratamento da pressão alta.

Os exercícios resistidos são aqueles que promovem a contração muscular, aumentando a força dos músculos. São muito praticados em academias de ginástica, seja por meio de pesos, halteres e faixas elásticas, ou de equipamentos. Atividades praticadas com alta intensidade também devem ser evitadas, como o crossfit e corridas longas.

Cardiologista deve dar aval para a prática de um exercício


Por mais que um paciente hipertenso esteja animado para começar uma nova atividade física, é preciso ter cautela. É fundamental ser avaliado por um especialista antes. “O aval de um cardiologista é fundamental para a prática de exercícios físicos, ainda mais para o paciente com alguma doença de base, como a hipertensão”, alerta o médico.

Uma pessoa com pressão alta que não segue as recomendações feitas pelo cardiologista ou escolhe ignorá-las está colocando sua própria vida em perigo. Há o risco de sofrer arritmias desencadeadas por esforço e até morte súbita cardíaca. Além disso, o hipertenso tem mais chances de sofrer eventos cardíacos e neurológicos, como o AVC.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): http://prevencao.cardiol.br/fatores-de-risco/hipertensao.asp

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Hugo Marcos Conte Silva Penha

Dr. Hugo Marcos Conte Silva Penha

Cardiologia

CRM: 26946 / PR

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais atividades devem ser evitadas por quem tem hipertensão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.